Como elaborar uma Lista de Produtos de Limpeza?

distribuidor de materiais de limpeza

O que é a lista de produtos de limpeza?

A lista de produtos de limpeza ou lista de material  de limpeza é uma relação de todos os produtos ligados a limpeza do ambiente. No entanto, não faz diferença se o ambiente é residencial ou comercial, ela é importante para ambos.

Você sabe a importância de uma lista de produtos de limpeza para empresas? Bom, de fato ela é muito mais valiosa do que parece.

Certamente, poucas pessoas param para refletir o quanto uma lista de produtos de limpeza pode influenciar na produtividade, certo? Além disso, quase ninguém sabe o quanto uma lista de produtos de limpeza pode afetar na economia de uma empresa.

Decerto que toda a companhia pode sofrer pela falta de uma lista de produtos de limpeza bem produzida. Afinal, a saúde dos funcionários, o bem-estar deles, um ambiente mais acolhedor e limpo depende de uma boa escolha da lista de produtos de limpeza. Portanto, como mencionado anteriormente, uma lista de produtos de limpeza pode sim afetar a produtividade dos funcionários.

Contudo, como devemos fazer para ter uma lista de produtos de limpeza mais eficiente?

checklist

Se a primeira coisa que você vem a sua cabeça ao pensar em lista de produtos de limpeza é: “comprar produtos de qualidade”, você não está errado. No entanto, não é tão simples assim. A criação de uma lista de produtos de limpeza para empresa consiste em mais do que isso. Portanto, ao falar de “lista de produtos de limpeza” é preciso pensar, além de tudo, na equipe de limpeza. Afinal, são eles os responsáveis pela utilização da lista de produtos de limpeza que vão, de fato, garantir um ambiente mais seguro e higienizado.

Além disso, a parte visual também conta muito. Afinal, as pessoas podem ser impactadas positiva ou negativamente pela lista de produtos de limpeza ao entrar em um ambiente desconhecido, incluindo os clientes. Sem dúvida, isso vale tanto para uma residência quanto para o ambiente empresarial. E a lista de produtos de limpeza esta completamente ligada a isso.

Enfim, você sabe como fazer uma lista de produtos de limpeza de qualidade?

Lista de produtos de limpeza: Produtos & Fornecedores

O mercado de produtos de  uma lista de produtos de limpeza é muito competitivo. Ao mesmo tempo que existem muitos players, existem também muitos produtos na lista de produtos de limpeza de qualidade. Por isso a pergunta é: como fazer para escolher a lista de produtos de limpeza mais adequada para minha empresa?

Apesar de ser muito fácil elaborar uma lista de produtos de limpeza com produtos bons, isso não significa que seja o suficiente. Assim, iremos te contar o primeiro passo para criar uma boa lista de produtos de limpeza: sempre que puder, opte por uma lista de produtos de limpeza profissional.

De fato, uma lista de produtos de limpeza da linha profissional pode ser mais cara a primeira vista, afinal as embalagens costumam ter tamanhos maiores e os produtos são mais concentrados. Contudo, não significa que não valha a pena desembolsar um pouco mais pelos produtos da lista de produtos de limpeza. Ao escolher os produtos da lista de produtos de limpeza profissionais mais indicados para a sua empresa, é possível economizar e ter mais qualidade na limpeza. Em contrapartida, usar uma lista de produtos de limpeza profissional de menor qualidade ou que não sejam adequados para o ambiente em que você se encontra, pode acabar custando caro.

Para que não haja mais dúvidas em relação a como fazer uma boa lista de material de limpeza, resolvemos preparar um checklist. Os itens contidos na nossa lista de produtos de limpeza englobam os mais diversos segmentos empresariais, ou seja, não faltará informações para você!

Para começar, baseamos a lista de produtos em alguns pontos importantes:

  • Redução da quantidade de produtos
  • Produtos mais ecológicos
  • Produtos de limpeza profissional
  • Redução de despesas

1. Detergente Neutro – Lista de Material de Limpeza

O detergente neutro é um item relativamente novo da nossa lista de produtos de limpeza para empresas. Conhecíamos esse produto porque ele era muito utilizado para limpar qualquer tipo de superfície lavável. Contudo, hoje em dia, temos diferentes tipos de detergentes neutros que desempenham diferentes funções e que podem ser acrescentados na nossa lista de produtos de limpeza.

Assim, para substituir o uso do detergente neutro da nossa lista de produtos de limpeza na função de limpador de superfícies, sugerimos o Garra Oxiativo. Afinal, com ele a nossa lista de produtos de limpeza tem uma limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies muito mais efetivas e práticas, além de significar uma maior economia.

Portanto, o Garra Oxiativo é um grande aliado da lista de produtos de limpeza e das superfícies laváveis de sua empresa, e ainda garante que tudo fique bem brilhante. Sendo assim, consideramos ele um indispensável na lista de produtos de limpeza para empresas.

2. Limpador Multiuso – Lista de Produtos de Limpeza

Enquanto muitas pessoas acham que a lista de produtos de limpeza mais efetiva tem que ter cloro e/ou com água sanitária, nós iremos te dizer o contrário. Não significa que esses produtos não sejam eficientes, mas sim que existem melhores opções para comporem nossa lista de produtos de limpeza.

Primeiramente, o maior problema com esses produtos é que: em grande parte, eles são prejudiciais à saúde, e por isso não estão na nossa lista de produtos de limpeza. Conforme explicado detalhadamente em nosso artigo, eles merecem atenção especial na hora de serem usado e armazenados. Só para exemplificar: a Anvisa divulgou em maio a Nota Técnica 11/2020 referente a esse assunto. Essa NT tem como objetivo alertar a população sobre os perigos e causas de intoxicação referentes ao mau uso de produtos químicos.

Desse modo, os próximos itens da nossa lista de produtos de limpeza para empresas são: Garra Chlor e Garra Oxiativo (novamente). Ambos os produtos são muito eficientes em suas propostas. Além disso, são muito versáteis e permitem que, com apenas um deles, seja possível fazer a limpeza de praticamente qualquer tipo de superfície. Outro aspecto muito importante é que o Garra Chlor e o Oxiativo não oferecem riscos à saúde dos usuários e nem agridem a natureza.

Por fim, com apenas um produto, é possível obter uma limpeza de maior qualidade e segurança. Além disso, não vai se fazer mais necessário ocupar diversos espaços na prateleira com produtos de limpar vidros, paredes, móveis etc.

3. Desengraxante & Desengordurante – Lista de Produtos de Limpeza

Os próximos itens da nossa lista de produtos de limpeza são um pouco mais segmentados. O desengraxante e o desengordurante são especialmente usados em oficinas, indústrias e restaurantes.

Enquanto muitos produtos prometem ajudar a remover objetos sujos por óleo e graxa, sabemos que não é uma tarefa muito fácil. Portanto, nossa sugestão é: o Desengordurante Kitch Care e o Desengraxante Synd. Esses dois produtos são excelentes na limpeza de ambientes muito sujos e, além disso, também possuem alto rendimento.

4. Desinfetante – Lista de Material de Limpeza

Outro produto presente na nossa lista de produtos de limpeza para empresas é o desinfetante. Apesar de muito usado em residências, o desinfetante também é muito importante para nossa lista. Ele é o responsável pela “destruição” de microrganismos e, portanto, promove mais segurança ao ambiente.

Desse modo, o segundo item da nossa lista é o Desinfetante Blanco Fácil. É um produto biodegradável que utiliza embalagem reciclável, o que diminui os impactos ambientais. Além disso, ele possui 3 variáveis de fragrância e sua fórmula remove qualquer tipo de sujeira sem grande esforço, resultando em maior economia.

Para os segmentos da área da saúde, nós recomendamos a linha de desinfetantes hospitalares Optigerm. Eles permitem desempenhar diferentes funções de acordo com a necessidade de limpeza e desinfecção. Similarmente ao Desinfetante Blanco Fácil, ele pode ser utilizado para limpar superfícies fixas em grande volume ou em artigos não críticos.

5. Mop Plano Spray – Lista de Material de Limpeza

Pode ser um pouco estranho logo de cara, principalmente para os auxiliares de limpeza. Contudo, nesse item da nossa lista de produtos de limpeza vamos remover as vassouras e panos de chão para acrescentar os Mops.

Em grande parte das empresas, as equipes de limpeza ainda utilizam as vassouras para tirar sujeiras e, em seguida, panos para limpar. Todavia, nem sempre esse processo acaba sendo tão efetivo. Você já parou para pensar que isso gera um retrabalho? A pessoa responsável tem que passar duas vezes pelo mesmo local para se certificar de que esteja limpo.

Com a finalidade de facilitar a vida de todos, o Mop Plano Spray entra na nossa lista de produtos de limpeza. Em poucas palavras: apenas um produto é capaz de cumprir a tarefa. Ele evita o retrabalho de limpar duas vezes o mesmo local, permitindo o usuário utilizar produtos químicos durante a limpeza úmida. Além disso, permite maior economia de água e aumenta a flexibilidade e facilidade na hora da limpeza.

6. Panos Wiper e MicroFibra – Lista de Material de Limpeza

Os panos Wiper e de MicroFibra também são muito bem-vindos na nossa lista de produtos de limpeza. As opções de panos Wiper servem para a limpeza de superfícies e são muito eficientes em aderir sujeira. O pano Wiper é uma grande tendência, pois são reutilizáveis e muito resistentes, o que colabora muito com a economia. Embora a textura macia do pano não arranha louça e nem outros tipos de materiais, ele é muito eficiente absorver óleos, gordura e água, facilitando muito a limpeza. Ps: eles ainda são ecofriendly!

Por outro lado, os panos de MicroFibra seguem uma tendência um pouco diferente, mas que acaba por ter o mesmo resultado: Economia e qualidade. Os panos possuem maior performance e duração do que os panos convencionais. Além disso eles estão disponíveis em diferentes cores, o que facilita a identificação e, consequentemente, impede uma possível contaminação cruzada.

7. Papéis Sanitários

Para esse item em específico da nossa lista de produtos de limpeza, podemos dizer que o gasto tende a ser um pouco mais elevado. Contudo, como já mencionado anteriormente, a limpeza esta proporcionalmente ligada com a produtividade, e o mesmo vale para higiene pessoal.

Portanto, a nossa sugestão é: procure entender bem como escolher o papel mais adequado para sua empresa. Seja papel higiênico ou papel toalha, é sempre necessário escolher um produto de qualidade.

Para isso, indicamos dois artigos que podem te ajudar a selecionar a melhor opção para sua lista de produtos de limpeza:

8. Saco de lixo – Lista de Material de Limpeza

O próximo item da nossa lista de produtos de limpeza é o saco de lixo. Embora seja um item muito óbvio da nossa lista, vale ressaltar alguns pontos importantes para serem levados em conta na hora da escolha.

Por mais que, para muitas pessoas basta comprar vários tamanhos diferentes de saco e colocá-los na lixeira, não é bem assim que funciona. Além disso, é possível economizar muito na hora de escolher o item mais adequado para sua lista de produtos de limpeza.

Primeiramente, devemos descobrir as medidas das lixeiras. Com as medidas em mãos, é possível alocar o tamanho correto dos sacos de lixo para que eles não sobrem muito e, consequentemente, não haja desperdício. Em segundo lugar, uma forma muito efetiva de economizar tempo é aderir ao uso de sacos coloridos para cada tipo de descarte. Seguir esses dois pontos pode gerar uma economia para a empresa que, para muitos, passaria despercebido.

9. FreeCô – Inovação e Praticidade

Para fechar com chave de ouro, selecionamos um item que pode acrescentar muito para sua lista de produtos de limpeza: O FreeCô Pro. Essa inovação é capaz de bloquear totalmente os odores do nº2, além de ser muito fácil de utilizar. Portanto, eliminando o mau cheiro temos um maior bem-estar dos funcionários e também dos clientes. 

Para concluir:

Por fim, após a nossa lista de produtos de limpeza, vale lembrar que alguns itens muito usados domesticamente ficaram de fora. Isto é, o nosso checklist permitiu reduzir o total de itens necessários para a limpeza eficiente de um ambiente empresarial. Além disso, os itens que substituíram os antigos produtos são capazes de proporcionar maior segurança para os auxiliares de limpeza e para o resto da empresa.

Como resultado de todos os pontos citados em cada item da nossa lista de produtos de limpeza, é possível concluir que:

  • Produtos de limpeza profissional, se selecionados corretamente, proporcionam maior economia a empresa.
  • Proporcionam maior qualidade de vida e também maior produtividade por parte dos funcionários.
  • Por fim, economizam espaço, melhoram a logística e facilitam o treinamento de novos auxiliares de limpeza.

Como escolher o melhor fornecedor ?

listas para produtos de limpeza

No entanto, assim que decidido quais os produtos que farão parte da sua lista de produtos de limpeza, é necessário selecionar o fornecedor correto.

Para isso, temos uma dica importantíssima: escolha apenas um fornecedor. A sua empresa e o fornecedor tendem a construir um relacionamento, e com o tempo isso trará muitos benefícios. Um bom fornecedor pode oferecer melhores preços e condições de pagamentos, além de ter uma equipe preparada para se adaptar de acordo com suas necessidades. De fato, conforme o tempo for passando, a lista de produtos de limpeza citada acima às vezes pode acabar mudando. Contudo, com um fornecedor de qualidade e de confiança, certamente você terá à disposição uma equipe qualificada para fazer uma gestão eficiente e ajudar no que for necessário.

Lista de produtos de limpeza: Produtos Caseiros x Profissionais

lista de materiais de limpeza

Por mais que no começo dessa transição de produtos de limpeza caseiro para produtos profissionais possa parecer mais custosa para a empresa, o resultado não demora a aparecer. Pouco tempo após essa mudança já se pode esperar uma redução significativa dos custos. A economia gerada com o aumento da qualidade da limpeza e com a redução da quantidade de produtos é nítida logo de cara. Além disso, a produtividade aumenta, juntamente com o reconhecimento da aparência do ambiente por parte dos clientes.

Por fim, com a nossa lista de produtos de limpeza em mãos, você não precisará mais ficar correndo atrás de produtos químicos domésticos mais baratos para economizar com a limpeza.

Confira alguns de nossos artigos relacionados com o tema:

Distribuidor de produtos de limpeza
Distribuidora de produtos de limpeza
Empresa de produtos de limpeza
Distribuidora de material de limpeza
Produtos de limpeza profissional pode impactar no seu negocio