O que é Papel Toalha?

Em suma, o Papel Toalha é um produto fabricado com celulose, que por definição é descartável. Inegavelmente destinado a secagem e remoção de sujeiras e bactérias de mãos e demais superfícies.

São construídos por meio de combinações de fibras celulósicas virgens, recicladas e aparas de papel de vários tipos. Os seus formatos mais comuns são interfolhado e bobina. São usados em grande quantidade diariamente nas empresas.

As principais características que definem e diferenciam esse tipo de produto são: a maciez, a resistência a úmido, o poder de absorção, o tipo de uso, metragem e a sua gramatura.

Há diversas formas de escolher o papel toalha para empresas, veja abaixo!

1. Escolher pela Marca do Papel Toalha

Essa pode ser uma boa opção, pois garante um padrão estável de qualidade e evita problemas decorrentes. Como por exemplo: falta de produtos, alternância de qualidade, desconfiança da marca, reclamações de clientes e funcionários, etc.

Em suma, o mercado Brasileiro está muito bem constituído em relação as marcas e nada deve ao mercado mundial. Os principais players mundiais estão presentes de norte a sul no país através da rede de distribuidores, representantes e atacadistas.

Entretanto, todo cuidado é pouco. Há nesse mercado alguns fabricantes e convertedores de Papel Tissue que embalam seus produtos com quantidades menores que as indicadas nos rótulos ou até mesmo usam rótulos sem informações mínimas legais

Tal prática criminosa, impacta diretamente nas despesas mensais das empresas e acaba por enganar os consumidores que escolhem exclusivamente pelo preço. E, assim, as vezes evitam marcas mais conhecidas por acharem que são caras.

Entre as grandes marcas, temos a Softys, antiga Melhoramentos Papéis.  A marca utilizada no mercado brasileiro é a mesma em toda a America Latina. Elite Professional, que possui diversas certificações de qualidade, que garantem o alto padrão desejado, além de possuir dispensers específicos para seus produtos.

Clique aqui e conheça nossa linha de Papel Toalha

2. Escolher pelo Suporte de Papel Toalha

Tão importante quando a escolha do produto, é fundamental falar do tipo do equipamento que vai armazená-lo. Afinal: o porta papel toalha garante uma maior segurança e economia do papel, quando escolhido de maneira correta.

Existem muitos sinônimos usados para se referir a esse dispositivo, os mais usuais são:

  • Porta Papel Toalha;
  • Dispenser de Toalha de Papel;
  • Suporte para Papel Toalha;
  • Toalheiro;
  • Porta Toalha de Papel;
  • Papeleiro;

O mais importante nesse caso, não é o nome usado e sim o tipo dele, sendo os mais encontrados o Dispenser para Papel Interfolha e o Dispenser Papel Toalha Bobina ou Rolo.

Interfolha ou Rolo

O tipo interfolha é o mais comum, ele costuma ser de pequeno porte e destinado a ambientes onde o consumo é considerado de baixo a médio.

Em suma, possui baixa autonomia na secagem de mãos e, com uma carga completa de Papel Toalha, esse tipo de dispenser tem potencial para secar as mãos, cerca de 100 vezes em média. As toalhas usadas podem ser do tipo 2 ou 3 dobras.

Já o tipo Bobina ou Rolo costuma ser indicado para locais de alto trânsito de pessoas ou em ambientes onde o consumo seja bem alto. Como indústrias, bares, restaurantes, lanchonetes e outros locais onde o consumo é muito intenso.

Da mesma forma, dependendo da metragem e da gramatura do Rolo de Papel Toalha, ele pode secar cerca 400 vezes as mãos dos usuários. O que certamente confere uma maior autonomia e deve ser considerada no momento de escolha.

É comum os fornecedores de papel toalha cederem os porta papéis aos clientes de forma gratuita, em regime de comodato, pela fidelidade de compra do produto, portanto esse formato de fornecimento deve ser levado em conta na escolha, pois trás vantagens às empresas.

Certamente, a opção mais indicada é escolher os papéis e porta papel do mesmo fabricante. Pois as medidas e eventuais regulagens dos equipamentos levam em conta o produto a que se destinam, aumentando a chance de economia.

3. Escolher pelo Tipo de Papel Toalha

Em suma, existe dois tipos de papel toalha vendidos para empresas. Veja abaixo detalhes de cada um e os locais onde são indicados.

  • Interfolha ou Interfolhado

Em suma são indicados para ambientes pequenos, com um baixo fluxo de pessoas, ou seja: até 100 pessoas.

Desta forma, é perfeito para setores administrativos com um público de perfil mais refinado. Como por exemplo: escritórios, instituições, bares, clínicas, etc. Certamente são muito versáteis e podem ser encontrados em diferentes qualidades e tipos.

Este tipo de papel pode secar até 200 vezes as nossas mãos, sendo um excelente custo benefício. Além de ser extremamente higiênico, pois o usuário tem contato apenas com o papel que irá utilizar.

Além disso, é necessário saber quantas folhas tem o papel, podendo ser de folha simples, dupla, tripla e até quádrupla, se for o caso da Melhoramentos.

Clique aqui e conheça nossa linha de Papel Toalha

  • Rolo ou Bobina

É um tipo concebido para uso em ambientes com maior fluxo de pessoas. Como por exemplo: indústrias, aeroportos, rodoviárias, shoppings, cinemas e restaurantes em suas áreas produtivas.

Atinge sua maior economia quando usado dentro de toalheiros ou porta papel toalhas específicos para ele, podendo proporcionar uma economia de 15 a 35% e gerar cerca de 500 secagens de mãos.

Da mesma forma que o anterior, também pode ser de folha simples, dupla ou tripla.

4. Escolher pelo Preço de Toalha de Papel

Antes de explicar a questão do preço, vale a pena estabelecer diferenças entre os termos Preços Despesas.

Preço é o valor monetário numérico despendido pela aquisição de determinado produto, em nosso blog nos referimos ao preço do papel toalha em sua embalagem de aquisição.

Por outro lado, despesas são gastos realizados para manter as empresas e industrias em funcionamento, o contexto será o valor gasto com o papel toalha em certo período.

Em suma, o papel toalha tem inúmeros tipos de embalagens, com uma combinação extremamente alta de medidas e quantidades de metros e folhas de papel.

Esse componente, geralmente, está relacionado ao rendimento do papel, ou seja, é possível pagar mais por um metro de papel toalha e ver o consumo ser tão reduzido que a despesa mensal cai.

Muito interessante esse vídeo abaixo, que mostra o “valor” da limpeza para um segmento empresarial como escolas. Onde o papel toalha está totalmente incluso nessa ótica e fica claro que o preço definitivamente não é o mais importante, e sim o nível de qualidade obtida através dos produtos e processos de limpeza. Onde definitivamente o papel esta incluso.

Portanto o Preço do Papel deve ser analisado, apenas como um componente de sua escolha e não como o aspecto mais importante, pois ao tentar reduzir as despesas e buscar papel toalha barato, não temos a garantia de redução de despesas além de corrermos o risco de tê-las empatadas ou mesmo aumentadas.

5. Escolher pela Qualidade

Ao escolher o papel toalha pela Qualidade podemos acertar no grau de utilidade esperado deste produto. Para tanto é fundamental definir exatamente quais os parâmetros serão usados para analisá-lo, como por exemplo:

  • Maciez e conforto;
  • Volume necessário para realizar a operação de secagem e/ou limpeza;
  • Nível de resistência a úmido do produto;
  • Poder de absorção;
  • Aparência, cor e alvura;
  • Resistência à tração;
  • Gramatura;
  • Composição;
  • Análise microbiológica do papel.

Por exemplo, para uma empresa da área da saúde ou do segmento de produção de alimentos, ter um papel com laudo de análise microbiológica satisfatória é um grande aspecto a ser levado em consideração.

Por outro lado, para um restaurante ou clínica de estética, definir que o nível de maciez do papel será levado em conta, uma vez que seus clientes valorizam tal aspecto em sua empresa, ajudaria a agregar valor ao estabelecimento.

Cada parâmetro pode ou não ser importante para o consumidor e de acordo com o nível de importância para cada aspecto, o cliente pode estabelecer métricas mínimas que nortearão sua escolha. E tudo isso, depende das necessidades de cada empresa e segmento.

6. Escolher pelo Segmento Empresarial

Alguns segmentos são grandes consumidores desse produto, com destaque para a área da Saúde e da Alimentação. Inegavelmente, esses são os maiores consumidores brasileiros de papel toalha devido a exigências sanitárias de ordem legal e técnica.

Ele é usado intensamente em áreas de preparação de alimentos onde temos inclusive a RDC 216 da Anvisa como norteadora de padrões de qualidade e menciona a necessidade de uso de papel toalha com fibras virgens. Portanto a ordem aqui é usar produtos de nível de qualidade mais elevada, combinada com tipos que ofereçam um consumo mais moderado.

No segmento de bares, restaurantes e lanchonetes o seu uso, especialmente com papel de alta qualidade, acaba sendo um investimento que traz retorno. Isso ocorre porque os clientes acabam percebendo o valor da limpeza através desse tipo de produto, como pode ser visto nesse artigo do nosso Blog.

O segmento hospitalar, de um modo geral, não fica atrás nesse nível de escolha, já que a infecção hospitalar é uma grande vilã desses ambientes e ter produtos de limpeza adequados como papéis toalha de alta qualidade, fazem uma grande diferença.

Outros segmentos que consomem grandes volumes são os industriais, comerciais, condomínios, escolas, shoppings, aeroportos, supermercados, entre outros.

A depender da ótica do Segmento Empresarial que irá consumir o produto. E combinação de qualidade, tipo e preço farão toda a diferença na escolha.

Clique aqui e conheça nossa linha de Papel Toalha