Qual diferença entre desinfecção, limpeza e esterilização ?

A diferença é que a limpeza reduz, segundo estudos, até 80% dos microorganismos, já a desinfecção elimina até 99% e por último a esterilização chega a 100%, sendo aplicada em artigos e utensílios medicinais. Limpeza e desinfecção tendem a ser termos mais usados em ambientes e superfícies.

Nesse artigo falaremos sobre diferença entre limpeza e desinfecção de empresas. Inegavelmente, passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e, por isso, a limpeza e desinfecção dos ambientes devem ser realizadas de forma efetiva e constante.

Tanto para conservação do patrimônio, quanto para estética do ambiente e para garantir a saúde e bem-estar de todos os colaboradores e clientes.

Contudo, limpar bem os locais demanda conhecimento para escolher os produtos, técnicas e periodicidade adequados a cada sujidade e ambiente. Combatendo, assim, com eficiência microrganismos nocivos à saúde, tal como o Covid-19.

Assim como há diferença de sujidades, há também diferença entre limpezadesinfecção e esterilização. De maneira geral, os três processos promovem a eliminação de sujeira, vírus e bactérias, mas cada qual em um porcentual diferente. Fique conosco para entender!

Limpeza

Esse processo é a primeira etapa de uma completa eliminação dos focos de doenças. Normalmente executada com um limpador geral, água e um acessório de esfregação.

Desta forma, a limpeza elimina a sujidade aparente e promove uma higienização de 95% dos antígenos nos ambientes, em superfícies diversas.

Exemplos de produtos para limpeza em empresas

diferença entre limpeza e desinfecção

Veja aqui a linha completa de produtos de limpeza.

Desinfecção

É a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias, quando se utiliza produtos desinfetantes específicos.

Com isso é possível alcançar até 99% de higienização, dependendo do produto utilizado. Sendo essencialmente indicada para hospitais, restaurantes e locais com grande circulação de pessoas.

Exemplos de desinfetantes

diferença entre limpeza e desinfecção

Para ver a linha completa de desinfetante clique aqui e para ver a linha de produtos hospitalares específicos, aqui

Desinfecção das mãos

Bem como a desinfecção de superfícies e ambientes, a desinfecção das mãos é de extrema importância, tanto para pessoas comuns em seu dia a dia, quanto para empresas e profissionais das mais diversas áreas. Como por exemplo: profissionais da saúde ou que manipulem medicamentos ou alimentos.

Afinal, as mãos são o principal veículo de transmissão dos microrganismos de um indivíduo para outro, e também entre superfícies.

Por isso, lavar as mãos é mais do que eliminar sujeiras, suor, oleosidade, pelos e células mortas. É fundamental para evitar infecções e doenças.

Desta forma, muitas infecções e viroses, assim como epidemias causadas por vírus e bactérias, podem ser evitadas com a higienização correta das mãos.

Para a desinfecção correta das mãos é indicado a utilização de um bom álcool em gel ou espuma, ou ainda um sabonete antisséptico de qualidade, também em gel ou espuma, e também um bom papel toalha de fibras virgens para secá-las.

Para ver o passo a passo de como higienizar as mãos corretamente, clique aqui.

Esterilização

Já a esterilização garante a eliminação de 100% dos vírus e bactérias. Esse processo é principalmente utilizado em hospitais, para a limpeza dos artigos necessários em uma cirurgia, por exemplo, e também em utensílios de pedicure e manicure.

Sanitização de Ambientes

Também conhecida como desinfecção de ambientes, consiste em um procedimento que visa reduzir a quantidade de microrganismos como vírus e bactérias, a níveis mais seguros, de acordo com as normas vigentes das autoridades sanitárias.

Temos um artigo que tratamos especificamente sobre os cuidados a serem tomados na venda e contratação dos serviços de nebulização e sanitização de ambientes, para ler, clique aqui.

Desinfecção de pessoas

Muitas empresas têm utilizado estruturas, tais como câmaras, cabines e túneis, indicados para a desinfecção de pessoas, objetivando a prevenção do novo coronavírus.

Entretanto a Anvisa divulgou uma Nota Técnica 51/2020, em 13 de maio de 2020, informando que não existe nenhuma evidência científica sobre a eficácia e a segurança desse tipo de procedimento.

Além disso, afirmaram que a adoção desse mecanismo não inativaria o vírus dentro do corpo humano, além de poder causar danos à saúde de quem se submetesse à desinfecção com saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas.

Isso porque os produtos químicos usados são, especificamente, destinados à limpeza e higienização de superfícies, utensílios, pisos, objetos e paredes. Assim, quando em contato com a pele ou aplicados diretamente sobre ela, podem causar danos e efeitos adversos.

Produtos para desinfecção e limpeza

produtos de limpeza campinas

Existe no mercado uma ampla gama de produtos para higienização e desinfecção. O importante é se atentar para a aquisição daqueles que são certificados pela Anvisa.

Em suma, os produtos variam de acordo com o setor a ser trabalhado, como por exemplo: indústrias, hospitais, restaurantes, escritórios, escola, etc., e com o tipo de superfície a ser tratada.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza um documento na internet que ajuda a orientar os processos de limpeza e desinfecção, deixando claro a existência da diferença entre eles e como é importante saber utilizar os produtos corretos para promover a eliminação dos vírus e bactérias.

Para acessar este documento, clique aqui.

Conclusão

Em conclusão, a limpeza, desinfecção e a esterilização são diferentes etapas do processo de higienização de ambientes, superfícies e objetos, bem como a higienização das mãos. E eles se complementam entre si, visando a eliminação completa de sujeiras, germes e bactérias dos ambientes.

Agora, mais do que nunca, a desinfecção e limpeza eficiente dos ambientes de trabalho serão fundamentais para assegurar a saúde dos colaboradores e clientes. Por isso é essencial, entender mais sobre as diferenças desses processos, bem como se atentar as regulamentações da Anvisa.

Conte com a Hygibras, pois estamos prontos para ajudar, garantindo um ambiente limpo de verdade, utilizando produtos desinfetantes de alta tecnologia e treinamento para pessoal da área.

Fontes