Será que existe diferença entre os processos de limpeza, desinfecção e esterilização? A resposta é sim!

Estar em um ambiente limpo é garantia de saúde e bem-estar. Contudo, limpar bem os locais demanda conhecimento para escolher os produtos e técnicas adequados a cada ambiente.

Isso acontece porque a sujeira encontrada em um banheiro é diferente daquela existente em cima de nossa mesa de trabalho. E, pasmem: a da mesa geralmente é mais infectada.

Assim como há diferença de sujidades, há também diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização.

De maneira geral, os três processos promovem a eliminação de sujeira, vírus e bactérias, mas cada qual em um porcentual diferente. Vamos a cada um deles:

  • LIMPEZA

Esse processo é a primeira etapa de uma completa eliminação dos focos de doenças. Normalmente executada com um limpador geral, água e um acessório de esfregação. Desta forma, a limpeza elimina a sujidade aparente e promove uma higienização de 95% dos antígenos nos ambientes, em superfícies diversas.

  • DESINFECÇÃO

É a segunda etapa do processo de eliminação dos vírus e bactérias, quando se utiliza produtos desinfetantes específicos.Com isso é possível alcançar 98% de higienização. Sendo assim, é voltada, principalmente, para hospitais, restaurantes e locais com grande circulação de pessoas.

DESINFECÇÃO DAS MÃOS 

A desinfecção das mãos é de extrema importância, tanto para pessoas comuns em seu dia a dia, quanto para empresas e profissionais das mais diversas áreas, para garantir uma maior segurança à saúde.

Por exemplo: hospitais, clínicas, laboratórios, restaurantes, dentre outros.

Para a desinfecção correta das mãos é indicado a utilização de um bom álcool em gel ou espuma, ou ainda um sabonete antisséptico de qualidade, também em gel ou espuma, e também um bom papel toalha de fibras virgens para secá-las.

  • ESTERILIZAÇÃO

Garante a eliminação de 100% dos vírus e bactérias. Esse processo é utilizado em hospitais, para a limpeza dos artigos necessários em uma cirurgia, por exemplo, e também em utensílios de pedicure e manicure.

PROCESSOS DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO – ANVISA

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza um documento na internet que orienta sobre os processos de limpeza e desinfecção, deixando claro a existência da diferença entre eles e como é importante saber utilizar os produtos corretos para promover a eliminação dos vírus e bactérias.

Para ler o documento, clique aqui.

CONCLUSÃO

Em conclusão, a limpeza, desinfecção e a esterilização são diferentes etapas do processo de higienização de ambientes, bem como a  higienização das mãos, e se complementam entre si, visando a eliminação completa de sujeiras, germes e bactérias dos ambientes.

Fontes