limpeza pos obra

O que é a Limpeza Pós-Obra?

No final da construção de uma obra ou depois de uma reforma, seja ela pequena ou grande, pode ter certeza de uma coisa: o que resta é pura sujeira. É possível encontrar respingos de tinta, poeira, resíduos de cimento e argamassa por todo lugar. É ai que a limpeza pós-obra se encaixa: é uma das ultimas etapas da construção que chega para remover exatamente essas sujidades difíceis de serem removidas e depois dar o acabamento final.

Ainda que a remoção das manchas e dos restos de materiais em um espaço que acabou de ser reformado ou construído sirva para deixar o ambiente com um aspecto de limpeza e organização, a limpeza pós-obra é mais do que puramente uma questão visual.

Esse tipo de limpeza serve para exaltar a qualidade dos serviços realizados e ainda por cima facilita a identificação de defeitos que podem surgir durante a obra – como um piso trincado ou problemas na pintura.

Faxina e Limpeza pós-obra são a mesma coisa?

Definitivamente a faxina não é a mesma coisa que a limpeza pós-obra. O processo é diferente, muito mais específico e que requer materiais e equipamentos de limpeza e uma equipe de profissionais muito bem treinados para ser realizado.

Uma limpeza comum não é capaz de remover todos os resíduos – como o cimento, gesso e tintas – deixados após uma reforma ou construção, independente do tamanho da obra.

Quando devemos realizar esse tipo de limpeza?

Vale lembrar que a limpeza pós-obra pode ser feita toda vez que acontecer algum procedimento que envolva troca de pisos ou azulejos, pintura de paredes, de armários, louças, instalações de maquinário etc.

Assim, não importa o tamanho, a limpeza pós-construção pode ocorrer desde uma pequena reforma até a finalização de um grande projeto de construção. 

Quais os benefícios de se fazer uma limpeza pós-obra?

Após a conclusão das obras e antes de entregar um imóvel, na maioria das vezes, é necessário fazer uma vistoria das condições e termos pré-acordados entre os contratantes e contratados.

Existe até uma norma de desempenho da ABNT – a NBR 15575:2013, que diz que “profissionais responsáveis pela limpeza devem ser estimulados para detectar problemas, principalmente aqueles ligados ao desempenho térmico e acústico.”

Além disso, a limpeza pós-obra, quando realizada por uma equipe de profissionais experientes e treinados, é capaz de prevenir avarias causadas pelo uso incorreto de produtos químicos ou de equipamentos.

Por fim, é fato de que entregar uma obra limpa e organizada traz satisfação aos clientes e ainda aumenta as chances de gerar novos contratos.

Quais cuidados devem ser tomados ?

A limpeza pós-obra exige o manuseio de produtos químicos e de restos de materiais, como tijolos, telhas, metais e louças, que podem ferir a pele, as mãos e os pés. A poeira e os resíduos também podem atingir os olhos e afetar a visão.

Por isso, é essencial que a equipe de limpeza faça o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os principais itens necessários são as luvas, óculos, máscaras e calçados de borracha.

epi

Além disso, outro ponto importante para segurança de todos do local é sempre manter o ambiente ventilado utilizar produtos de limpeza e acessórios que possuem certificados emitidos pela ANVISA

Como realizar a limpeza pós-obra?

Preparação

O primeiro passo, antes de começar a limpeza, é identificar as sujidades a serem removidas e superfícies que serão limpas. Depois disso, definir e separar os produtos e acessórios deverão ser usados.

Assim, é hora de começar a “limpeza grossa” para retirar os restos de lixo e também dos materiais e entulhos que sobraram da construção para realizar o descarte do modo correto. 

Lavagem

Após a preparação da limpeza pós-obra, é recomendado realizar uma lavagem geral dos ambientes com água, Detergente Neutro Best, pano e escova. 

Vale lembrar que a melhor maneira de se fazer a limpeza é sempre do fundo do espaço até a entrada, os tetos e paredes devem ser limpos de cima para baixo e o chão deve ficar por último. Dessa forma, evitando que um ambiente não fique sujo quando o outro for limpo.

detergente

Limpeza dos pisos

A limpeza dos pisos requer muita atenção. Por isso, contar com uma mão de obra especializada e que saiba fazer o uso dos produtos e técnicas corretas é fundamental nessa etapa.

Para a limpeza de porcelanatos, por exemplo, podemos utilizar detergentes diluídos em água e panos macios para esfregar as superfícies. Neste revestimento não é indicado o uso substâncias ácidas e vassouras de cerdas duras, caso contrário é possível danificar as superfícies.

Já para pisos, paredes e móveis de madeira, antes de tudo, é indicado fazer uma limpeza prévia. É necessário tirar todo o pó das superfícies e depois trata-las com produtos impermeabilizantes.

No caso da necessidade de uma limpeza mais profunda em pisos frios e de superfícies laváveis, é preciso fazer o uso de produtos concentrados específicos, como é o caso do Detergente Ácido Shock. Esses produtos permitem remover sujidades de origem inorgânica que estão fortemente aderidas nas superficies, que é o caso de cimento, argamassa, cal e outros.Detergente Acido Shock

Poeira

Não tem como falar em obra sem falar em poeira. Para a remoção dela na limpeza pós-obra é bem simples, basta utilizar panos no chão e paredes com uma solução de água e sabão. O uso de um aspirador também é sempre recomendado para facilitar o processo.

Vidros, Lustres e Espelhos

A limpeza dos vidros as vezes pode ser um pouco mais complicada, mas ela pode ser facilitada quando utilizamos os produtos certos. No caso da limpeza dos vidros no pós-obra, a incidência de poeira sob o material será bem maior.

Desse modo, é importante fazer o uso de produtos específicos disponíveis no mercado que não deixam resíduos. Para essa etapa, recomendamos o uso do limpador geral Garra Oxiativo 5L que, além de limpar, ainda proporciona a restauração do brilho.

garra oxiativo

Última etapa da limpeza pós-obra

Para finalizar uma limpeza pós-obra, para cada tipo de piso, podem ser usados produtos para acabamento e proteção, como as ceras impermeabilizantes.

Vale sempre lembrar que, para realizar esse tipo de limpeza, é sempre necessário contar com produtos de limpeza de qualidade e de confiança, além de profissionais capacitados e treinados para esse tipo de serviço.

Fontes:

ABNT

Gazeta do Povo

Tua Casa