O que é Hipoclorito de Sodio?

Hipoclorito de sodio é um componente composto de ação desinfetante e alvejante presente na água sanitária, um produto bastante presente nas listas de materiais de limpeza.

Combinando o cloro com o hidróxido de sódio chegamos em sua fórmula, NaClO. A reação resulta no hipoclorito, que é capaz de eliminar vírus e bactérias, microrganismos extremamente sensíveis à oxidação.

Contudo, o uso do hipoclorito de sodio tem revelado muitos danos à saúde e ao meio ambiente, devido ao uso impróprio. Por ser um dos principais produtos de limpeza utilizados em higienizações domésticas e empresariais há anos, os prejuízos são mascarados e a mudança de hábito se torna quase impossível.

É necessário rever o uso do hipoclorito de sodio, conhecer seus males e entender que existem outras possibilidades tão eficazes quanto, e também menos prejudiciais disponíveis no mercado é essencial.

Neste artigo, temos como objetivo auxiliar empresas de diferentes segmentos, como condomínios, limpadoras, escolas e hotéis no processo de conscientização para uma escolha mais assertiva.

Se desejar, você pode navegar entre os tópicos abaixo:

O que é o Hipoclorito de sodio

Quais os perigos o hipoclorito de sódio traz à saúde?

Hipoclorito de sódio, água sanitária e o mal causado ao meio ambiente

Misturas perigosas com hipoclorito

Perspectivas incorretas sobre o hipoclorito

Conclusão

Ainda temos recomendações de produtos que são eficazes e podem ser inclusos na lista de material de limpeza, substituindo a água sanitária. Confira abaixo:

Quais perigos traz à saúde?

Os perigos do hipoclorito à saúde, água sanitária, ou Cândida, como também é conhecido, são na maioria das situações associados à ingestão, ao contato com os olhos ou pele, devido a sua ação corrosiva.

Porém os problemas vão muito além da “exposição passiva” ao produto. Refere-se sobre comportamentos dificilmente percebidos, mas que estão relacionados, diretamente, ao aparecimento de doenças respiratórias e infecções.

hipoclorito

O uso do hipoclorito causa danos saúde e ao meio ambiente.

Em um estudo publicado na Occupational & Environmental Medicine, pesquisadores examinaram mais de 9 mil crianças, entre 6 e 12 anos, em escolas na Holanda, na Finlândia e em Barcelona, na Espanha. O estudo também envolveu a participação dos pais.

Os pesquisadores descobriram que a frequência de infecções entre as crianças estava ligada as quantidades mais altas de uso de água sanitária pelos pais em casa. O risco de gripe era 20% e o risco de amigdalite recorrente era 35% a mais nas crianças que o uso dos produtos era maior na residência.

Hipoclorito de sodio, água sanitária e o mal causado ao meio ambiente

O hipoclorito de sodio é extremamente danoso ao meio ambiente. Ambientalistas alertam e reprovam seu uso, pois o NaClO reage quimicamente com outras substâncias presentes na água destruindo e contaminando o local ou substâncias na qual é exposto.

Ao despejar água sanitária, pela rede de esgoto por exemplo, o contato com os rios ocorre de forma direta, onde se mistura com outros compostos e origina substâncias prejudicais à saúde, como as cancerígenas.

hipoclorito

A água de rios e lagos possuem cada vez mais a presença do componente hipoclorito.

De acordo com Ministério do Meio Ambiente, a poluição das águas de rios, lagos, mares e oceanos, ocorre não apenas pelo despejo individual de uma substância, mas também pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza utilizados em residências e empresas.

Essa combinação danosa potencializa os impactos negativos sobre a qualidade das águas, dos animais, das plantas e de todo ecossistema.

Misturas perigosas com Hipoclorito de Sodio

Os malefícios do hipoclorito, são acentuados quando o produto entra em contato com outras substâncias. Dessa forma, a mistura com outros produtos de limpeza, como detergente e sabão em pó, libera um gás tóxico, principal vilão da saúde.

A Anvisa, em suas recomendações ao combate contra o Coronavírus, cita o uso do hipoclorito, entretanto adverte que não deve ser misturado com outros produtos, em uma de suas falas, diz “O hipoclorito de sódio reage violentamente com muitas substancias químicas”.

Perspectivas incorretas

O hipoclorito é um composto feito da reação do cloro com hidróxido de sódio. No mercado, ele pode ser encontrado como água sanitária e cloro.

Na hora da compra dos itens de limpeza para sua empresa, é fundamental ficar atento às nominações e formulações do produto, pois há diferença entre eles e a finalidade e uso de cada um.

Veja os exemplos abaixo:

Cloro

Trata-se de uma substância química encontrada em temperatura ambiente em estado gasoso. Seu estado puro não está disponível para compra no comércio. Portanto, o cloro reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos. Na natureza, é encontrado apenas como parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. A partir do cloro é feito o hipoclorito de sodio e a água sanitária. Assim, oferecer cloro como hipoclorito de sódio é incorreto.

Hipoclorito de Sodio

O hipoclorito vem da reação do cloro com hidróxido de sódio. O composto contém entre 10% a 13% de cloro ativo. Assim, o hipoclorito depende dessa reação para existir. Sem ela, não há hipoclorito. É matéria-prima para fabricação de águas sanitárias.

Sendo assim, é bastante comum encontrarmos produtos comerciais com percentuais de cloro tanto em sua formulação como no nome do produto. Normalmente são nomes como: Hipoclorito de sodio 1 % , hipoclorito de sódio 2,5 %  ou até  frases como 5% de cloro ativo, 1% de cloro e assim por diante.

banner C1 - reducao de despesas Hygibras - hipoclorito

Água sanitária

Bastante usada para limpeza e desinfecção de ambientes, superfícies e alimentos, a água sanitária, conhecida por nomes populares como Cândida, Kiboa, Qboa. É obtida a partir da diluição do hipoclorito de sódio em água.

Saber o que cada produto contém e saber, principalmente, qual a necessidade específica da sua empresa, comércio, indústria ou ambiente de saúde, como hospitais e clínicas, é essencial para a compra correta dos materiais de limpeza.

Há opções de cloro ativo, alvejantes sem cloro e outros produtos substitutos do hipoclorito que garantem a mesma eficiência na desinfecção de ambientes e superfícies e que, não acarretam perigos à saúde.

Antes da escolha dos produtos, existe uma pergunta a ser feita, como: O produto será usado para o quê?

Esta pergunta acima é fundamental para a indicação correta do produto de limpeza e desinfeção de uso profissional para empresas, restaurantes, comércios e hospitais.

A Hygibras entende que a melhor forma de atender as necessidades dos clientes, é oferecer produtos de qualidade e eficazes, que protejam os bens materiais e a saúde dos colaboradores, clientes e pacientes.

Veja as opções a seguir:

Cloro em Gel – Garra Chlor

O cloro balanceado com detergente, não libera gás e é um poderoso limpador e desinfetante. Trata-se de um produto completo, que dispensa o uso de muitos itens de limpeza.

Pensando sempre no bem-estar e na saúde dos profissionais de limpeza, e por se tratar de um produto para uso profissional, Garra Chlor tem baixo odor de cloro e não necessita de misturas com outros produtos, evitando intoxicação dos auxiliares de limpeza ou mesmo usuários dos ambientes.

Recomendações de uso:

  • Limpa superfícies laváveis em cozinhas profissionais, indústrias de vários segmentos, sanitários, frigoríficos, entre outras.
  • Desencarde, desengordura e desinfeta em único produto.
  • Remove incrustações, sujeira pesada de tábuas de corte, mofos e bolores de pisos, azulejos e rejuntes de banheiros e cozinhas.
  • Alveja panos de várias espécies.

Detergente Desinfetante – Garra Oxiativo

O Garra Oxiativo é um alvejante sem cloro, desinfetante e limpador, bastante concentrado e muito versátil. Portanto, pode ser usado para limpeza de todas as superfícies laváveis, sem restrições.

Trata-se de um produto sem adição de aromas e corantes e que diferente do hipoclorito não deixa resíduos nas superfícies para não fazer mal à saúde..

Recomendações de uso:

  • Em cozinhas profissionais, restaurantes e refeitórios.
  • Indústrias de todos os segmentos.
  • Hospitais, clínicas e laboratórios.
  • Shoppings, hiper e supermercados.
  • Aeroportos, rodoviárias, escolas e universidades.
  • Hotéis, clubes e demais estabelecimentos com médio a alto trânsito de pessoas.

Desinfetante e Detergente – Garra Oxiativo Pronto-uso

Para uso imediato e prático, é recomendado do Garra Oxiativo pronto-uso. Em suma, a embalagem anatômica e seu trigger espuma/spray tornam o manuseio e a aplicação mais fáceis e seguros. Desinfeta e desengordura de uma só vez, economizando tempo e produto.

Recomendações de uso:

Limpeza de quase todas as superfícies laváveis (cerâmica, porcelanato, fórmica, laminado, plástico, vidro, espelho, azulejos, rejuntes, louças sanitárias, entre outras).

Recomendado para auxiliar na resolução dos problemas de limpeza em diversos setores, como restaurantes e cozinhas profissionais, indústrias, hospitais, clínicas, shoppings, supermercados, hotéis, escolas, dentre outros.

Limpeza banheiro

O Garra oxiativo é um dos produtos mais recomendados para limpeza geral de diversos tipos de áreas e superfícies.

Sabão para Máquina Lava Louças Kitch Care Clorado

Um sabão para máquina lava-louças extremamente eficiente no quesito limpeza. Está aqui relacionado devido a presença de Cloro em sua composição de um modo balanceado. Desenvolvido para a higienização e desinfecção automática e mecânica de pratos, xícaras, copos e talheres em cozinhas profissionais, sem manchar ou danificar a louça. Também pode substituir o hipoclorito.

Este produto é recomendado para a utilização em estabelecimentos do segmento alimentício, como: Food Service, restaurantes, hotéis, cantinas, hamburguerias, lanchonetes, entre outros.

Possui componentes que evitam a formação de depósitos calcários nas máquinas, dispensando desincrustações periódicas.

Conclusão

Com todas as informações presentes nesse artigo é possível entender que o uso incorreto do hipoclorito de sodio em processos de limpeza é extremamente prejudicial não apenas para a saúde e a superfície que está recebendo o produto, mas também para o meio ambiente.

Atualmente há produtos no mercado que substituem o uso do hipoclorito e são seguros, proporcionando  uma desinfecção ainda mais eficaz, como por exemplo o alvejante multiuso Garra Oxiativo.

Leia também nosso artigo sobre Treinamento para limpeza profissional.