Um cronograma de limpeza para empresa é tão essencial quanto o cronograma de limpeza hospitalar, o cronograma de limpeza doméstica (também conhecido como cronograma de faxina doméstica) ou a organização e limpeza no local de trabalho.

A limpeza e higiene proporcionam segurança e saúde aos colaboradores, além do bem-estar. Um ambiente devidamente higienizado oferece melhores condições de trabalho, de produtividade, de organização e de conforto.

Se desejar também pode consumir esse conteúdo em podcast. 

Dessa forma, a higiene de um espaço vai além do físico, ela atua diretamente nas sensações mais sutis, como de cuidado e proteção. Por isso, tanto em residências quanto em empresas, para que as ações sejam de fato eficazes e capazes de promover boas sensações e bons resultados, é fundamental ter em mãos um cronograma de limpeza.

Checklist

Cronograma de limpeza é importante para organização e higienização do ambiente.

Sabendo disso, é preciso pensar e planejar a limpeza por etapas, por áreas, células e até superfícies.

Além disso, em um cronograma de faxina doméstica ou um cronograma de limpeza para empresa deve-se pensar sobre o material de limpeza necessário, os produtos e utensílios utilizados em cada momento e em cada superfície.

Outro fator fundamental de um plano de limpeza é estabelecer uma ordem para realização dos procedimentos com a finalidade de tornar o processo mais prático e eficiente.

Com todas essas informações, você pode estar pensando como preparar um cronograma de limpeza para empresa, certo? Calma, nós estamos aqui para te ajudar e deixar tudo mais simples.

Leia este artigo até o final e veja o passo a passo para montar um cronograma de limpeza e facilitar a rotina de higienização da sua empresa.

1.      O que é um cronograma de limpeza?

De início, vamos entender o que é um cronograma de limpeza. Trata-se de um planejamento no qual são determinados os ambientes, períodos e etapas específicas para a realização de cada tarefa que compõem a higienização.

Há atividades que são consideradas diárias, como por exemplo, lavar a louça. Ou outras, como limpar janelas, que são mensais. É com o cronograma de limpeza que serão definidas as tarefas a serem feitas, para que tudo seja realizado de maneira organizada, evitando ações desnecessárias ou não realizadas.

Estamos falando, na prática, em racionalizar recursos, como mão de obra e produtos e manter os ambientes os mais homogêneos possíveis.

A ideia é que nenhum tipo de sujeira seja vista a olhos nus, uma vez que nem uma simples teia de aranha será possível ser construída pelos insetos, já que até os tetos serão limpos preventivamente.

O plano de limpeza possibilita uma visualização mais clara da rotina específica de cada dia, otimizando o tempo dos responsáveis e produtos utilizados. Desse modo, podemos dizer que a função do cronograma de limpeza, em se tratando de uma empresa, é de dar muito mais do que um norte para equipe e para o gestor de facilities. Assim, um cronograma de limpeza empresarial reflete em economia e eficácia.

2.      Por que é importante ter um cronograma?

Agora que já sabe o que é um cronograma de limpeza, o próximo passo é entender qual a importância de se estabelecer um cronograma de faxina doméstica e limpeza de empresas. Por meio do cronograma de limpeza, é possível manter sempre um lugar em ordem e higienizado. Ao seguir o plano, nenhum espaço é esquecido e nenhuma ação é esquecida.

A limpeza e a higienização acontecem de forma completa, evitando focos de contaminação de doenças e pragas, oferecendo um ambiente com mais segurança, bem-estar e cuidado.

Faxina

Criar um planejamento proporciona uma limpeza eficiente e profissional.

É um fato que o ambiente influencia as pessoas, assim, em uma empresa, por exemplo, certamente, um local agradável e limpo vai fazer com que os colaboradores se sintam mais confortáveis e como resultado sejam mais produtivos.

Já em casa, além da limpeza beneficiar a saúde, o cronograma de limpeza pode ser uma estratégia interessante para otimizar a rotina, permitindo que haja mais tempo para outras atividades, como para o descanso e o lazer.

Estamos falando de uma limpeza preventiva, de limpar e evitar que a sujeira apareça ou que bactérias se proliferem.

3.     Vantagens de criar um cronograma

Ao montar um cronograma de limpeza para empresa ou um cronograma de limpeza doméstica, é refletido condições de bem-estar, saúde, conforto e economia como citado anteriormente. O cronograma serve como uma diretriz, um caminho a ser seguido e um forte aliado na hora de focar no que precisa ser feito.

O ato de sistematizar as ações de limpeza gera economia de materiais, sem que haja perda de qualidade. As padronizações dos procedimentos das atividades de limpeza colaboram também para redução das chances de erros e geração de resíduos em excesso.

Dessa maneira, citamos abaixo as vantagens de se planejar, preparar e executar um plano de limpeza:

  • Reduzir o tempo gasto com limpeza
  • Otimizar o trabalho da equipe
  • Evitar o acúmulo de sujeira de todas as naturezas
  • Manter o ambiente organizado por mais tempo
  • Otimizar o uso de produtos de limpeza
  • Garantir melhores resultados de higienização

4.     Cultura de limpeza no Brasil

Antes de ensinarmos a criar um cronograma de faxina doméstica ou de limpeza para empresas, vamos a uma informação importante que diz muito sobre o lugar que ocupa a higiene dentro da nossa cultura.

No Brasil, há um olhar e uma preocupação bastante forte em relação à limpeza. Em espaços comerciais, como hotéis, clínicas, shoppings e supermercados a limpeza e a higiene são critérios muito importantes de avaliação por parte dos hóspedes e clientes.

Em casa não é diferente. De acordo com uma pesquisa realizada, em junho de 2017, pelo instituto Now Market Institute, 97% da população brasileira acredita que ter uma residência limpa é importante.

Já um outro levantamento, de 2018, realizado pela Kantar Worldpanel, apontou a preferência dos brasileiros pela praticidade na limpeza. No estudo, 82% dos consumidores buscam cada vez mais formas de facilitar a rotina da faxina.

5.      Por trás de tudo bem limpo há tudo muito bem planejado

Diante desse lugar que a limpeza ocupa, os espaços coletivos como empresas que estão preocupados com o bem-estar e a satisfação de seu público, investem em cronogramas de faxina, em equipes profissionais e em materiais de limpeza de qualidade.

Organização

O planejamento é essencial para um cronograma bem elaborado.

É preciso destacar que, por trás de um chão brilhando, de um banheiro impecável, de uma cozinha tinindo, há todo um planejamento pensado e elaborado para que os procedimentos fossem realizados em determinado tempo, em uma certa sequência e com os produtos, quantidades e acessórios indicados, por isso ter um cronograma de limpeza para empresa especialmente é essencial.

Por trás de uma limpeza bem executada, há toda uma estratégia bem idealizada.

A escolha de produtos de limpeza no cronograma

Falando sobre produtos de limpeza, a escolha deles está totalmente ligada ao cronograma de limpeza doméstica ou empresarial. Por isso, a seleção do material de limpeza e higienização deve considerar os seguintes critérios:

  • Natureza da superfície a ser limpa ou desinfetada (se corre, ou não, risco de sofrer corrosão ou ataque químico);
  • Tipo e grau de sujidade e sua forma de eliminação;
  • Tipo de contaminação e sua forma de eliminação (considerando microrganismos envolvidos, com ou sem matéria orgânica presente);
  • Qualidade e quantidade da água e sua influência na limpeza e desinfecção;
  • Método de limpeza e desinfecção (tipo de máquina e acessórios existentes).

Uso e importância do Depósito de Material de Limpeza (DML)

Ainda sobre os materiais de limpeza, destacamos a importância do cronograma de limpeza também para o abastecimento do Depósito de Material de Limpeza (DML). Por meio de um plano bem elaborado de limpeza, é possível quantificar e manter o estoque de produtos sempre em dia com produtos de limpeza, ferramentas de limpeza, papéis sanitários, sabonete, entre outros itens, sem deixar que falte nada e nem que itens sejam perdidos por conta do prazo de validade vencido.

Trata-se de uma via de mão dupla, na qual o cronograma de faxina auxilia na manutenção do DML e o DML auxilia na execução. Fazer uso correto dos produtos e armazenar adequadamente no Depósito de Material de Limpeza, também faz parte do cuidado com a limpeza, com a segurança e com a organização de um ambiente.

Tipos de limpeza nos banheiros

O uso dos produtos de limpeza deve estar alinhado à finalidade de cada área. E, um dos espaços mais críticos, sem dúvidas, é o banheiro. Os microrganismos e agentes infecciosos costumam estar em peso nos sanitários, principalmente os públicos e coletivos, por isso, a limpeza desses lugares requer ainda mais atenção e procedimentos rigorosos.

No cronograma de limpeza dómestica dos banheiros, é possível colocar diferentes tipos de limpeza a cada período para garantir uma melhor desinfecção. Veja na sequência:

  1. Limpeza completa, além da desinfecção: Trata-se de uma limpeza que é feita no banheiro com produtos de limpeza profissionais antes ou depois da chegada do cliente, do hóspede ou da abertura para uso público. Ela pode ser executada uma vez ao dia, com o reabastecimento de suprimentos.
  1. Limpeza para conservação: Esse tipo de limpeza tem como objetivo manter o banheiro em ordem ao longo do seu período de uso. A limpeza superficial e reabastecimento de suprimentos deve ser feita várias vezes ao dia.
  1. Limpeza do tipo periódica: Este processo limpa profundamente o banheiro, incluindo itens que não precisam ser limpos diariamente, como luminárias, sifão, teto e janelas, podendo ser executada semanalmente ou a cada 30 dias.

Como montar um cronograma de limpeza geral?

Agora que já está ciente sobre as vantagens, a importância e algumas das características de um cronograma de limpeza para empresa e cronograma de limpeza doméstica, vamos, enfim, ao passo a passo de como montar um.

1º passo: faça uma lista completa

O bom e velho papel ou uma planilha de excel. Anote todas as tarefas que precisam ser feitas para manter o ambiente limpo e organizado. E, depois disso, estabeleça uma ordem de prioridades. Inclua também nesta lista tarefas que envolvem administração da casa ou empresa, como ir ao supermercado e fazer as compras de abastecimento.

2º passo: defina a frequência das tarefas

Diante das tarefas que precisam ser feitas, é hora de colocar em ordem de importância cada uma delas e definir em quais dias serão executadas. Por exemplo, lavar a louça é algo diário, não tem como escapar. No entanto, existem outras, como trocar as toalhas e roupas de cama, que podem ser feitas semanalmente.

3º passo: crie hábitos de limpeza

Assim como temos nossa rotina de trabalho, atividade física, lazer, podemos ter uma rotina com horário e dia para limpar a casa. Trata-se de criar e estabelecer um hábito de limpeza e incorporá-lo junto às demandas da vida.

4º passo: cheque os produtos e utensílios de limpeza

Ao visualizar tudo que precisa fazer e depois de estabelecer dias e horários, é fundamental checar se você tem os utensílios e produtos necessários em casa para a limpeza. Antes de colocar a mão na massa, certifique-se que tem tudo ao seu alcance. Para te ajudar, vamos colocar aqui o que não pode faltar em uma rotina de limpeza: Panos, vassoura, aspirador de pó, baldes, escovas, desengordurantes, limpa móvel, desinfetantes, entre outros.

7. Como preparar um cronograma de limpeza doméstica?

Após a organização da limpeza que falamos acima, uma forma de preparar um cronograma de limpeza para empresa ou um cronograma de limpeza doméstica, é agrupando as tarefas a partir da periodicidade ideal de cada uma delas. Assim, temos atividades diárias, semanais e mensais. Veja só:

Limpeza diária

São as tarefas primordiais, que são indispensáveis para manter a casa arrumada, limpa e organizada. Então, entre as tarefas que devem ser feitas diariamente, destacamos:

  • Lavar as louças
  • Arrumar as camas
  • Organização geral dos ambientes
  • Guardar coisas espalhadas
  • Remover poeira do piso dos ambientes de maior uso (passar o aspirador de pó)
  • Limpar fogões
  • Organizar o banheiro (para mantê-lo limpo até o dia da limpeza pesada)
  • Separar as roupas sujas no cesto para a lavagem
  • Retirar o lixo.

Limpeza semanal

Aqui, entram as tarefas que são um pouco mais complexas e que exigem um pouco mais de tempo e de recursos:

  • Trocar toalhas do banheiro
  • Trocar a roupa de cama
  • Remover o pó dos móveis e objetos
  • Limpar o forno
  • Limpar o interior do micro-ondas
  • Lavar e desinfetar o banheiro com uma limpeza mais profunda

Quais itens a limpar, na limpeza mensal de uma casa?

Na limpeza mensal, a frequência é menor, mas as atividades seguem como fundamentais para evitar sujeira acumulada e a necessidade de uma faxina mais pesada (que pode acabar por prejudicar a conservação dos móveis e equipamentos). Entre as principais atividades, temos:

  • Limpar a máquina de lavar roupas;
  • Organizar o guarda-roupas;
  • Tirar poeira de ventiladores;
  • Limpar o filtro do ar-condicionado;
  • Limpar os interruptores, as paredes, cortinas e o teto;
  • Virar os colchões;
  • Limpar o aspirador de pó;
  • Limpar e organizar a despensa da cozinha;
  • Realizar a limpeza das áreas externas, como garagens, armários do condomínio;

Com o cronograma de limpeza doméstica, a rotina fica mais fácil, a casa mais organizada e limpa e sobra mais tempo para viver seus momentos de lazer e descanso.

8. Como montar um cronograma para empresas?

Chegamos ao cronograma de limpeza para empresa. Neste caso, ele trata-se de uma ferramenta indispensável para garantia de melhor aproveitamento de material de limpeza, de mão de obra, de tempo e de um ambiente seguro e organizado.

O cronograma de limpeza empresarial pode ser feito tanto em uma folha, mas preferencialmente no excel ou por meio de um software. O plano deve ser dividido segundo as demandas da empresa, de modo equilibrado entre os funcionários e distribuído ao longo dos dias da semana, com determinação de prazos para o cumprimento das tarefas.

Mas o que considerar em um cronograma de limpeza empresarial? Bem, no planejamento, devem constar:

  • Lista com 100% das atividades relacionadas à limpeza;
  • Periodicidade (tarefas diárias, semanais, quinzenais, mensais ou outras);
  • Checklist (para indicar as tarefas a serem executadas e permitir atualização após a conclusão).

Modelo de Cronograma para higienização de empresas

Abaixo está um modelo de cronograma de limpeza de empresa, do Mall (corredores) de um Shopping Center.

Cronograma de shopping

Cronograma de limpeza em corredores de shopping.

O modelo leva em conta o objetivo de manter os corredores do shopping com aparência mais homogênea possível.

Tratamos, portanto, de maneira distinta cada ambiente e célula de trabalho, onde pisos com maior nível de utilização recebem maior volume de atenção e tarefas de limpeza com potencial restaurativo de maior calibre.

O cronograma de limpeza do shopping possui todas as tarefas de limpeza diárias previstas, bem como sua descrição e locais onde devem ser realizados.

Vejamos na sequência, detalhes do procedimento dos sanitários de um Shopping Center.

Limpeza de conservação de banheiros de uso público ( típico de um Shopping )

O objetivo é manter o banheiro limpo e em ordem ao longo do seu período de uso, com limpeza superficial e reabastecimento de suprimentos.

Materiais e equipamentos necessários:

  • Luvas impermeáveis
  • Esponja macia
  • Pulverizador universal
  • Desinfetante Blanco Fácil
  • Detergente Desengordurante Synd 250
  • Escova tipo lavatina
  • Limpador multiuso Fácil 31
  • Vassoura de piaçava ou nylon
  • Pá de lixo
  • Conjunto mop água com balde e espremedor
  • Suprimentos (papéis, sabonete, lixo, etc.)
  • Limpador de vidros Fácil 35

Procedimento:

  • Coletar lixo das lixeiras (limpar apenas as lixeiras que estiverem sujas)
  • Remover pichações e sujeras localizadas (se houver)
  • Limpar vidros e espelhos (apenas se estiverem sujos)
  • Limpar pias, banheiras, bancadas e metais (apenas se estiverem sujos)
  • Limpar vasos sanitários, mictórios e bidês (apenas se estiverem sujos)
  • Fazer limpeza seca de pisos (apenas recolher detritos)
  • Fazer limpeza úmida de pisos (limpar apenas onde estiver sujo)
  • Limpar utensílios de materiais usados

Observações importantes:

  • Certificar-se de que todo o material necessário está disponível
  • Calçar os EPI’s (luvas impermeáveis)
  • Antes de iniciar, baixar as tampas e acionar as descargas
  • Testar o funcionamento dos equipamentos e comunicar problemas e defeitos à chefia
  • Abastecer suprimentos (papel higiênico, toalha, sabonete, protetor de assento, etc.)

Para que possa ficar ainda mais fácil o entendimento, compartilhamos a seguir outros exemplos do que colocar em um cronograma diário, semanal e mensal de limpeza de empresas em geral.

O que entra no cronograma diário para limpeza de uma empresa?

Assim como na limpeza doméstica, são consideradas aqui as tarefas que necessitam de maior recorrência:

  • Banheiros
  • Áreas comuns, como recepção e hall de entrada
  • Mesas e equipamentos
  • Cozinha e refeitório
  • Retirada do lixo
  • Parte das tarefas de limpeza de outras frequências

O que entra no cronograma de limpeza semanal?

Entram as tarefas importantes para a limpeza e conservação, mas que não irão causar transtornos caso não sejam realizadas todos os dias, como:

  • Salas de estoque, arquivo
  • Corredores
  • Elevadores
  • Prateleiras e armários
  • Locais mais altos
  • Portas e janelas
  • Ar-condicionado em sua parte externa
  • Parte das janelas devem ser limpas

O que entra no cronograma de limpeza mensal?

Por fim, temos as atividades de limpeza em locais que não precisam ser limpos com tanta frequência. Entram na lista de limpeza mensal:

  • Paredes
  • Interior dos armários
  • Ventiladores
  • Interruptores
  • Cortinas e persianas
  • Filtros de ar-condicionado
  • Limpeza profunda de sanitários

Temos ainda uma outra dica para estabelecer um cronograma de limpeza para empresa de maior porte. Veja só:

  • Divida a empresa em áreas menores com afinidade de uso e, se possível, por proximidade
  • Divida cada área em células com nível de uso semelhantes
  • Relacione, separadamente, os objetos das superfícies altas, verticais, mobílias e pisos
  • Quantifique cada objeto ou superfície
  • Determine todas as tarefas de limpeza, pelo tipo (como tarefas de limpeza chamadas de secas, úmidas ou molhadas)
  • Quantifique a frequência de cada tarefa (diária, semanal, mensal)
  • Desenvolva um roteiro para a execução junto à equipe de limpeza
  • Monitore a execução e ajuste, qualquer fase, caso haja alguma necessidade

Existem ainda, empresas especializadas em fornecer software para monitorar seu cronograma de limpeza, bem como para fornecer ordens de serviços e monitorar sua execução em tempo de realização.

Sendo assim, uma bela oportunidade para automatizar parte do processo de realização de um cronograma de limpeza.

Podendo inclusive utilizar um dashboard também para monitorar a limpeza nas empresas de grande porte.

Software de monitoramento de limpeza empresarial

9. Cronograma de limpeza hospitalar e Vigilância Sanitária

Para finalizar, é essencial destacarmos a importância dos planos e procedimentos de higienização em hospitais e espaços de saúde, tanto para proteção de pacientes e funcionários, para que sejam atendidas às exigências da Vigilância Sanitária (VISA).

Neste sentido, o cronograma de limpeza é um documento que estabelece as normas e ações que vão reger as condições de higienização desses ambientes. O cronograma pode ser exigido pela VISA para checagem, já que trata-se de um órgão oficial que “prevê um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde” (Lei Orgânica da Saúde).

A missão da Vigilância Sanitária é proteger a população do risco sanitário, garantindo segurança de serviços e produtos relacionados à saúde. Para isso, a VISA realiza a chamada Inspeção Sanitária que pode ocorrer de forma programada e periódica (frequência anual); à ocasião da renovação da licença de funcionamento, diante da solicitação de outros órgãos e setores ou após alguma denúncia de irregularidade. Na inspeção são analisadas:

  • Razoabilidade nas rotinas e frequências de limpeza com as classificações das áreas
  • Superfícies e artigos passíveis de limpeza e desinfecção
  • Rotinas bem estabelecidas e implantadas para situações especiais como em situações de isolamento
  • Presença de EPI necessários à atividade desenvolvida
  • Funcionários de limpeza exclusivos ao setor quando exigido

Em nosso blog de limpeza profissional temos vários materiais que auxiliam as clínicas e hospitais a prepararem sua rotina e cronograma de limpeza hospitalar.

Um dos materiais mais acessados é nosso artigo que mostra como funciona os 2 principais tipos de limpeza terminal e concorrente e também um vídeo, como esse em animação sobre limpeza hospitalar!

Veja na sequência, um bom exemplo em um procedimento de limpeza do ambiente hospitalar.

Processo da limpeza terminal (um determinado tipo de limpeza do cronograma hospitalar)

  • Reunir e organizar todo o material necessário no carrinho de limpeza
  • Colocar o carrinho de limpeza do lado da porta de entrada do ambiente, sempre do lado de fora
  • Utilizar os EPIs necessários e indicados para a realização do procedimento de limpeza
  • Realizar, quando necessárias, a desinfecção/descontaminação de matéria orgânica, com um produto especial, como o Optigerm
  • Trocar as luvas para execução das demais etapas
  • Recolher os sacos de lixo do local
  • Iniciar a limpeza pelo mobiliário com solução de desinfetante hospitalar Optigerm para remoção da sujidade
  • Realizar o enxágue e, sempre que necessário, repetir o procedimento
  • Proceder a limpeza da porta, do visor e da maçaneta com solução Optigerm
  • Proceder a limpeza do piso com solução padronizada de Optigerm PPT
  • Realizar a limpeza do banheiro, iniciando pela pia, o vaso sanitário e, por último, o piso e ralos (limpar o porta papel toalha, o porta papel higiênico, o espelho, a válvula de descarga)
  • Reorganizar o ambiente
  • Desprezar as soluções dos baldes ou recipientes utilizados
  • Realizar a higienização dos baldes ou recipientes
  • Proceder a limpeza das lixeiras, com solução Optigerm, em local específico
  • Repor os sacos de lixo
  • Retirar e lavar as luvas
  • Lavar as mãos
  • Repor os produtos de higiene pessoal (sabonete, papel toalha e higiênico).

Na sequência, antes de finalizar nosso artigo, relacionamos os principais tipos de cronograma buscados no Google. Em nosso post temos a certeza da contribuição  positiva com o leitor para a modelagem dos seus próprios cronogramas para limpeza.

Tipos de Cronograma de Limpeza

  • Cronograma de Limpeza Escolar
  • Cronograma de Limpeza Farmácia
  • Cronograma de Limpeza em Supermercados
  • Cronograma de Limpeza Hospitalar
  • Cronograma de Limpeza Clínica
  • Cronograma de Limpeza Condomínio
  • Cronograma de Limpeza Cozinha Industrial
  • Cronograma de Limpeza Hotel
  • Cronograma de Limpeza Mensal
  • Cronograma de Limpeza Predial
  • Cronograma de Limpeza Industrial
  • Cronograma de Limpeza Escritório
  • Cronograma de Limpeza Açougue
  • Cronograma de Limpeza Creche

Esperamos que as informações compartilhadas aqui sobre cronograma de limpeza para empresa e cronograma de limpeza doméstica entre outras, e tenham sido úteis para você. O cuidado e a atenção à limpeza e à higienização de espaços comerciais, empresariais e de saúde são parte de um compromisso com o bem-estar coletivo.

Para te ajudar na elaboração de um cronograma de limpeza, preparamos um checklist para você baixar. Basta clicar aqui. E, lembre-se, para soluções profissionais em produtos e material de limpeza, conte com a experiência da Hygibras.

Banner eBook Artigo guia cronograma hygibras

Visto primeiro em General Clean.