Copos de plástico para servir café, chás e água com higiene. Atender a demanda da sua empresa em equilíbrio com o meio ambiente e a contabilidade. É possível isso tudo junto?

Na hora de escolher qual modelo de copo descartável comprar, há sempre dúvidas sobre qual melhor tipo, qual o tamanho mais indicado, matéria prima e se é possível aliar o uso à economia e ao planeta.

Clique e Ouça

Então, pensando nisso, para esclarecer as principais questões sobre como escolher o copo descartável ideal para sua empresa, preparamos este artigo que aborda os tipos, tamanhos copo plástico de 50, 200 ou 500 mL , funcionalidades e formas de gerar menos desperdício.

Copos plásticos

Saber escolher o copo descartável ideal para sua empresa pode trazer mais economia

  • O que são copos descartáveis

  • Quais os tipos de copo de plástico

  • PS ou poliestireno

  • PP ou polipropileno

  • EPS ou poliestireno expandido (copo de isopor)

  • Copos de plástico e os tamanhos mais indicados

  • Copos de plástico: economia e meio ambiente

  • Consumo de copos plásticos e alternativas

  • Formas de disponibilizar e dispensar os copos plásticos

 

O que são copos descartáveis?

Para começar, copos de plástico, isopor e papel são considerados copos descartáveis e são usados, em sua maioria, para servir água, chás e café em estabelecimentos comerciais.

Clínicas, hospitais, consultórios, indústrias, entre outros ambientes coletivos, com trânsito intenso de pessoas, acabam por fazer uso dos copos descartáveis pela praticidade e pela segurança em seu uso pontual e individualizado.

Logo após o uso por parte de uma pessoa, os copos descartáveis devem ser dispensados em um recipiente próprio.

Quais os tipos de copo de plástico?

Agora, vamos conhecer as principais matérias-primas dos copos descartáveis de plástico e isopor. No mercado, é possível encontrar nas embalagens dos copos e nos próprios produtos as siglas PS, PP e EPS impressas no fundo. Mas o que elas significam?

Vamos esclarecer a seguir: 

PS ou poliestireno

Os copos de plástico com a indicação do PS ou poliestireno são copos feitos a partir de um material extraído do petróleo. O PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno).

Trata-se assim do material mais utilizado na fabricação dos copos descartáveis no Brasil. O poliestireno pode ser identificado por meio do símbolo triangular, que indica sua reciclabilidade, com o número “6” e a sigla “PS” por baixo.

Entre suas principais características estão:

  • total reciclabilidade;
  • baixa resistência a solventes orgânicos, calor, intempéries e fratura;
  • os copos de plástico feitos de PS são mais suscetíveis à quebra que os de PP, que veremos abaixo.

PP ou polipropileno

Os copos de plástico podem ser feitos também de polipropileno, um termoplástico derivado do propeno. Nos produtos descartáveis, ele é identificado por meio do símbolo triangular de reciclabilidade, com o número “5” e as letras PP. Porém cuidado quando for utilizar para bebidas muito quentes, o líquido em temperaturas altas pode fazer com que o copo libere substâncias nocivas ao homem.

Entre suas características podemos destacar que o copo plástico PP é:

  • totalmente reciclável;
  • tem maior resistência à fratura por flexão ou fadiga;
  • possui maior resistência química e a solventes;
  • tem boa resistência térmica e transparência.

EPS ou poliestireno expandido (copo de isopor)

Os copos descartáveis EPS são os populares copos de isopor. Eles são feitos do poliestireno expandido, uma derivação do PS.

Sua composição se dá pela espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos. Sua utilização é maior na produção de copos térmicos.

Entre suas características, podemos destacar:

  • impermeabilidade;
  • tem elevada resistência à passagem do vapor;
  • isolante térmico;
  • tem baixo peso específico.
copos plásticos

Copos de EPS (isopor) feitos do poliestireno expandido

Copos de plástico e os tamanhos mais indicados

 ●      Copo descartável de 50ml

Os copos de plástico de 50 ml são tipos que oferecem mais versatilidade no uso.

O tamanho é ideal para servir desde doses de bebidas alcoólicas em bares e eventos até bebidas quentes, como café e chá, em escritórios e clínicas.

No entanto, neste último caso, de bebidas quentes, é recomendado o uso de copos com isolamento térmico.

●      Copo descartável de 200ml

Copos de plástico de 200 ml são muito práticos, pois não são nem grandes nem pequenos demais e conseguem servir uma vasta gama de empresas, independente do ramo.

●      Copo descartável de 500ml

Maiores, os copos de plástico de 500 ml são mais usados em eventos e festas ou por bares e restaurantes. Eles têm grande capacidade e podem servir maior volume de uma única vez. 

Copos de plástico: economia e meio ambiente

Assim, apresentados os modelos e tipos de copos descartáveis, vamos falar de sua utilização e da questão econômica e ambiental.

O uso dos copos de plástico é bastante discutido, por conta do lixo gerado e dos prejuízos ambientais causados durante o seu processo de fabricação.

Conheça o nosso dispenser para copo descartável.

No entanto, há estudos que mostram que utilizar os artigos descartáveis para tomar café ou beber água pode ser sinônimo de economia para empresas, além de uma ação que vai ao encontro da sustentabilidade.

Entre as razões, pode-se destacar que há menos consumo de água e detergente no momento em que os copos plásticos descartáveis dispensam a lavagem após o uso.

Dessa maneira, em alguns estabelecimentos que optam pelos copos de plástico, pode haver redução nas contas de água e nos custos com a compra de produtos de limpeza.

Para comprovar esse caminho, um estudo feito pela ACV Brasil, uma consultoria especializada na técnica da avaliação do ciclo de vida de produtos, mostrou que copos de plástico podem apresentar melhor desempenho no uso de água e energia.

O estudo comparou copo de cerâmica reutilizável (200 ml e 190 g), o copo de vidro reutilizável (200 ml e 115 g), o copo plástico PP reutilizável (200 ml e 20 g) e o copo PP descartável (200 ml e 1,88 g) e levou em consideração o uso no ambiente corporativo.

Para a análise, cada descartável foi utilizado duas vezes antes do descarte e os reutilizáveis também foram utilizados duas vezes antes da lavagem.

Em resumo, a análise mostrou que o copo descartável consome menos água desde sua produção até seu descarte e reciclagem quando comparado à lavagem dos copos reutilizáveis.

Para os produtos lavados observou-se que a água utilizada representa em média 99% da água total de seu ciclo de vida. Além disso, a energia utilizada na lavagem em máquinas de lavar louças é cerca de 2,4 vezes maior que a energia utilizada no ciclo de vida dos copos descartáveis.

Por fim, o estudo pode concluir que há maior impacto ambiental no uso do copo reutilizável com lavagem manual em relação ao uso do copo descartável.

Por isso, nem sempre levar um copo de casa para o trabalho pode significar um cuidado com o meio ambiente, justamente, em razão da necessidade de lavá-lo e, consequentemente, lançar mão de água e detergente.

Trata-se, assim, de um resultado importante que pode servir para uma revisão das ideias sobre o uso dos copos de plástico e para uma nova abordagem em relação aos descartáveis.

Consumo de copos plásticos e alternativas

Os copos de plástico estão entre os itens mais consumidos no Brasil e diante da pandemia do novo Coronavírus, seu uso se intensificou em razão do seu caráter prático, por ser descartável e por conta do seu uso individual.

No Brasil, são consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, de acordo com dados de 2018 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). O número corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente.

Em junho de 2020, um levantamento da ABRELPE mostrou um aumento de 30% na geração de materiais descartáveis. Em maio, o aumento medido pela entidade havia sido de 28% e, em abril, de 25%.

O crescimento, segundo a entidade, está relacionado aos novos comportamentos e protocolos de segurança impostos para contenção da Covid-19.

Ainda neste cenário de pandemia, os bebedouros, que poderiam reduzir o uso dos copos plásticos não se mostram como uma alternativa segura, já que os equipamentos não higienizados corretamente podem se tornar depósitos de microrganismos e causarem contaminação.

dispensar de copos plásticos

Dispensar de copos plásticos junto com bebedouro

Formas de disponibilizar e dispensar os copos plásticos

Há sim como fazer uso dos copos e outros produtos descartáveis de forma consciente. Além de utilizar com moderação, há equipamentos que permitem o acesso aos copos de forma mais comedida e que possibilitam o descarte correto, favorecendo, posteriormente, os processos de reciclagem.

Muitas empresas, hospitais e indústrias dispõem desses dispositivos inteligentes, como os dispensers para copos de água de 180 a 200 mL e dispensers para descarte de copos de plástico.

Quem já faz uso dos dispensers em seu ambiente corporativo, garante praticidade no reabastecimento dos copos, além de mais higiene e segurança.

Conheça o nosso dispenser para copos.

Outra vantagem está no fato do dispositivo liberar apenas um copo de cada vez, evitando que vários copos sejam retirados ao mesmo tempo e desperdiçados em seguida. Há economia e cuidado com a saúde e o meio ambiente.

Já os dispensers para descarte dos copos de plástico são discretos e ocupam menos espaço em relação aos baldes de lixos. Assim, deixam o ambiente mais limpo e com aspecto de cuidado e organização.

Conheça o nosso dispenser de lixo para copos.

Por fim, outro benefício do dispenser para descarte é que não há contato com os copos descartados, nem ao depositar nem no momento de recolher os itens usados. Assim, evita-se risco de contaminação e pode-se garantir a destinação de maneira mais adequada ao plástico.

Agora, com todas as informações sobre como escolher e disponibilizar os copos de plástico, é possível fazer escolhas com mais consciência, capazes de gerar economia e equilibrar saúde e meio ambiente.

Gostou do nosso artigo?

Aproveite para conhecer o nosso podcast sobre copos plásticos. 

Para saber mais sobre soluções de higiene e limpeza profissional para melhor utilização de produtos e recursos, conte a Higiclear. Acesse nosso site e entre em contato com a gente!

 

Referências:

ACV Brasil

Impacto Unesp

CNN Brasil

Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas

UFMG

Unimed