Estas estações são caracterizadas pela queda na temperatura e ao tempo seco, faz ressurgir os temidos resfriados, gripes e problemas respiratórios, que se intensificam ainda mais na época do inverno.

Estas doenças, além do mal-estar para a pessoa, geram também resultados negativos para as empresas, que tem seu retorno diminuído, devido a falta de pessoal e diminuição em sua produtividade.

Este artigo tem como objetivo ajudá-lo a prevenir as chamadas doenças de inverno. Garantindo uma maior saúde e qualidade de vida para você, colegas e familiares. Vamos ver?

Quais são as doenças de inverno e porque elas acontecem?

Com a mudança do clima, as pessoas têm a tendência de manter os ambientes fechados, dessa forma ajuda a aumentar a transmissão dos vírus e pode resultar em um surto de doenças dentro da sua empresa e até residência.

As principais doenças desta época do ano são:

  • Gripe;
  • Resfriado;
  • Sinusite;
  • Otite (infecção de ouvido);
  • Pneumonia;
  • Rinite;
  • Bronquite;
  • Dentre outros.

Como evitá-las?

Mantenha-se hidratado. O ideal é tomar de 2 a 3L de água por dia. Além disso, mantenha uma alimentação saudável. Da mesma forma dê preferencia a frutas, verduras e legumes. Pois elas auxiliam a manter o bom funcionamento do organismo e repõe as vitaminas necessárias para a imunidade.

Mantenha os ambientes e objetos limpos, tais como: roupas de cama, tapetes, carpetes, brinquedos de crianças, etc. Utilize o umidificador de ar sempre que o tempo estiver mais seco, para evitar o surgimento de problemas respiratórios.

Evite locais fechados e com muita aglomeração de pessoas. Geralmente esses ambientes possuem pouca ou nenhuma ventilação, o que contribui para a disseminação dos vírus e bactérias nocivos no ar.

Deixe o ar renovar. Abra a janela do ônibus, da casa e da sua empresa. Isso dificulta a disseminação dos vírus e bactérias causadores de doenças. Evite também compartilhar objetos de uso pessoal, principalmente com pessoas que estejam contaminadas.

Lembre-se também de sempre higienizar as mãos sempre ao chegar da rua ou quando tiver contato com pessoas que estejam contaminadas. O ideal é andar com um álcool em gel junto de você ou em cima da sua mesa de trabalho e utiliza-lo sempre que possível. Afinal: as mãos são o principal meio de contaminação entre pessoas e objetos.

Conclusão

Esta é a época do ano que mais estamos propensos a contrair doenças que afetam a nossa vida, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Baixa produtividade, falta de funcionários, surtos de gripes e outras doenças infecciosas dentro de empresas, aumento de pacientes em hospitais são alguns dos exemplos de como temos nossa vida impactada.

Por isso, cabe a cada pessoa tomar os devidos cuidados e se prevenir, bem como a cada empresa munir seus funcionários com produtos que os ajudem a manter sua saúde e evitar a proliferação de doenças.

Desta forma, mantenha o local sempre limpo e arejado. Lave sempre suas mãos e evite o uso de secadores elétricos de mão, que ajudam a proliferar ainda mais vírus e bactérias (veja mais sobre este assunto clicando aqui), dando preferencia ao uso de papel toalha.

Faça também uso do álcool em gel com frequência e mantenha ele sempre com você (na sua bolsa, bolso ou em sua mesa de trabalho). E utilize sempre que necessário. Mantenha também uma alimentação saudável e beba bastante água.

Desta forma, você mantém a sua saúde, de toda a sua família e colegas de trabalho.

Por fim, para ver nossa lista de produtos completos que podem lhe ajudar a combater as doenças de inverno em sua empresa, clique aqui.

Fontes: