Atualmente nos deparamos com dois tipos de aparelhos para a secagem de nossas mãos: Secador de Mãos ou Papel Toalha ?

Primeiro de tudo, a função de ambos é de enxugar as mãos após a lavagem, mas qual é mais higiênico: o secador ou o papel?

Diferenças quanto a eficiência de secagem de secador de mãos ou papel toalha

Para começarmos, vamos deixar claro uma coisa: quanto mais secas suas mãos estiverem, menos suscetíveis a bactérias.

Da mesma forma, quanto mais molhada, maior a velocidade de proliferação de bactérias, devido a umidade e calor das mãos.

Assim, os secadores podem ser tão eficientes quanto o papel, quando utilizado de forma correta pelo usuário.

Entretanto, não é isso o que acontece geralmente.

Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Westminster, a maiorias das pessoas não espera até o final do processo de secagem, saindo com as mãos ainda úmidas.

Isso ocorre, pois, os secadores costumam ser mais lentos na secagem.

Comparando o tempo que demora para secar a mão utilizando ambos os aparelhos, pesquisas chegaram nas seguintes conclusões:

  • Secar as mãos de forma correta com um secador, demora em média 30 segundos;
  • As mulheres desistem após 25,4 segundos e os homens após 19,6 segundos;
  • Secar as mãos de forma correta com um papel leva, em media, 11 segundos;
  • As pessoas que secam as mãos com secador, geralmente saem do banheiro finalizando a secagem na roupa, o que compromete ainda mais a higienização.

Além disso, nesta mesma pesquisa, pode-se constatar que:

  • a temperatura do ar não é alta o suficiente para matar as bactérias;
  • as bactérias que se instalam no tubo de saída de ar do próprio secador são jogadas nas mãos do usuário no momento da secagem.

 Diferenças quanto ao impacto ambiental

Por um lado, temos o aumento da energia elétrica e a emissão de gás carbônico e, em contra partida, o desmatamento de árvores e aumento do lixo.

Qual é a opção que possui menor impacto ambiental?

De acordo com RAMOS; FILHO; LOBO, (2009), o secador elétrico de mãos não é vantajoso em relação ao impacto ambiental, quando comparado às toalhas de papel.

Não excedendo a quantidade de folhas indicada pelo fabricante, a energia empregada em todo o processo de fabricação das toalhas de papel é menor da que a utilizada no processo de secagem com secador elétrico.

Vale lembrar que, com o aumento do consumo da energia elétrica, você está contribuindo diretamente com o aumento do aquecimento global por meio da liberação de dióxido de carbônico, principal gás do efeito estufa. 

Falamos mais sobre isso neste artigo aqui

Mais importante que a secagem!

 A lavagem correta das mãos é a questão que merece atenção principal. Então reflita Secador de Mãos ou Papel Toalha?

Nada adianta falarmos sobre a secagem mais higiênica, enquanto que poucas pessoas higienizam suas mãos de forma correta.

De acordo com uma pesquisa pela BBC no Reino Unido, apenas 32% dos homens e 64% das mulheres fazem a higiene adequada das mãos após a utilização do banheiro.

Certamente, isso aumenta e muito o risco de bactérias e contração de doenças.

Conclusão

Em conclusão, é notável que a substituição das toalhas de papel pelos secadores elétricos de mãos não traz nenhum benefício como acredita-se.

Em outras palavras, sua troca só é justificada quanto a não-utilização de mão de obra para retirar as lixeiras cheias de papel usado dos banheiros.

Mais importante também é as pessoas que frequentam esses locais se informarem a respeito e cobrarem mudança nessa postura dos administradores e autoridades.

Afinal, não existe favorecimento da sociedade na troca das toalhas de papel por secadores elétricos de mãos.

Fontes

  • FILHO, Ranieri C.P.; LOBO, Renan R.S. ANÁLISE DA EFICÁCIA DO SECADOR ELÉTRICO OU TOALHAS DE PAPEL PARA ENXUGAR AS MÃOS. Curso Graduação – Instituto de Computação/UNICAMP. Campinas, 2009.
  • Melhoramentos CMPC