Atualmente nos deparamos com dois tipos de aparelhos para a secagem de nossas mãos: Secador de Mãos ou Papel Toalha?
Primeiro de tudo, a função de ambos é de enxugar as mãos após a lavagem, mas qual é mais higiênico: o secador ou o papel?
Diferenças entre Secador de Mãos ou Papel Toalha
Para começarmos, vamos deixar claro uma coisa: quanto mais secas suas mãos estiverem, menos suscetíveis a bactérias.
Da mesma forma, quanto mais molhada, maior a velocidade de proliferação de bactérias, devido a umidade e calor das mãos.
Assim, os secadores podem ser tão eficientes quanto o papel, quando utilizado de forma correta pelo usuário.
Entretanto, não é isso o que acontece geralmente.
Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Westminster, a maiorias das pessoas não espera até o final do processo de secagem, saindo com as mãos ainda úmidas.
Isso ocorre, pois, os secadores costumam ser mais lentos na secagem.
Comparando o tempo que demora para secar a mão utilizando ambos os aparelhos, pesquisas chegaram nas seguintes conclusões:
- Secar as mãos de forma correta com um secador, demora em média 30 segundos;
- As mulheres desistem após 25,4 segundos e os homens após 19,6 segundos;
- Secar as mãos de forma correta com um papel leva, em media, 11 segundos;
- As pessoas que secam as mãos com secador, geralmente saem do banheiro finalizando a secagem na roupa, o que compromete ainda mais a higienização.
Além disso, nesta mesma pesquisa, pode-se constatar que:
- a temperatura do ar não é alta o suficiente para matar as bactérias;
- as bactérias que se instalam no tubo de saída de ar do próprio secador são jogadas nas mãos do usuário no momento da secagem.
Secador de Mãos x Papel Toalha: Diferenças no Impacto Ambiental
Por um lado, temos o aumento da energia elétrica e a emissão de gás carbônico e, em contra partida, o desmatamento de árvores e aumento do lixo.
Qual é a opção que possui menor impacto ambiental?
De acordo com RAMOS; FILHO; LOBO, (2009), o secador elétrico de mãos não é vantajoso em relação ao impacto ambiental, quando comparado às toalhas de papel.
Não excedendo a quantidade de folhas indicada pelo fabricante, a energia empregada em todo o processo de fabricação das toalhas de papel é menor da que a utilizada no processo de secagem com secador elétrico.
Vale lembrar que, com o aumento do consumo da energia elétrica, você está contribuindo diretamente com o aumento do aquecimento global por meio da liberação de dióxido de carbônico, principal gás do efeito estufa.
Veja também nossas dicas de como combater o aquecimento global.
Mais importante que a secagem!
A lavagem correta das mãos é a questão que merece atenção principal. Então reflita Secador de Mãos ou Papel Toalha?
Nada adianta falarmos sobre a secagem mais higiênica, enquanto que poucas pessoas higienizam suas mãos de forma correta.
De acordo com uma pesquisa pela BBC no Reino Unido, apenas 32% dos homens e 64% das mulheres fazem a higiene adequada das mãos após a utilização do banheiro.
Certamente, isso aumenta e muito o risco de bactérias e contração de doenças.
Conclusão
Em conclusão, é notável que a substituição das toalhas de papel pelos secadores elétricos de mãos não traz nenhum benefício como acredita-se.
Em outras palavras, sua troca só é justificada quanto a não-utilização de mão de obra para retirar as lixeiras cheias de papel usado dos banheiros.
Mais importante também é as pessoas que frequentam esses locais se informarem a respeito e cobrarem mudança nessa postura dos administradores e autoridades.
Afinal, não existe favorecimento da sociedade na troca das toalhas de papel por secadores elétricos de mãos.
Referências:
- FILHO, Ranieri C.P.; LOBO, Renan R.S. ANÁLISE DA EFICÁCIA DO SECADOR ELÉTRICO OU TOALHAS DE PAPEL PARA ENXUGAR AS MÃOS. Curso Graduação – Instituto de Computação/UNICAMP. Campinas, 2009.