Inegavelmente, o Aquecimento Global é um fenômeno que está aumentando a temperatura do planeta Terra de forma alarmante. Como resultado, tem provocado efeitos catastróficos no clima além de perdas econômicas em vários setores da economia.

Mas você já parou para pensar com poderia contribuir no seu dia a dia para diminuir o Aquecimento Global e seus efeitos?

aquecimento global

O que é o aquecimento global? 

Todos os gases nocivos liberados pela produção das indústrias, agropecuária e utilização de combustíveis fosseis vão parar na atmosfera, criando uma “camada” acima de nós. Essa camada forma uma espécie de estufa que retém todo o calor e resulta em um aumento da temperatura do clima e oceanos. O resultado de todos esses efeitos é o aquecimento global.

O que tem sido feito para impedir o Aquecimento Global? 

Em 2017 foi realizado a COP-23 para definir metas de diminuição dos impactos do aquecimento global. Desta forma, para cada país foram estabelecidas diretrizes de contribuição, baseadas nas possibilidades de cada nação e o quanto ela emite de gases.

Tá, mas o que VOCÊ pode fazer para retardar o Aquecimento Global? 

Esperar apenas que os governos dos países entrem em ação, não trará os resultados necessários, principalmente a curto prazo. Por isso, essas atitudes precisam começar em cada um de nós, em nosso dia-a-dia. É nossa obrigação, também, parar o aquecimento global.

Separamos para você 5 atitudes para adotar na sua rotina e contribuir, desta forma, com essa causa tão importante para o mundo que é impedir o avanço do aquecimento global. Veja abaixo!

1. Promover e incentivar a reciclagem e a economia circular

Materiais como papel, vidro, plástico e alumínio podem e devem ser reciclados. Certamente, isso evita o gasto de energia elétrica para produção de um novo produto e reduz a emissão de gases poluentes, tais como: CO₂ e metano, que contribuem para o efeito estufa.

Além da reciclagem, as empresas podem implantar a economia circular em sua produção, ou seja, investir no reaproveitamento de materiais já existentes em seus próprios produtos e que foram descartados pela população para produção de novos itens.

Comprar produtos feitos a partir de materiais reciclados também é uma ótima forma de combater o aquecimento global e o desperdício. Vale ressaltar entretanto, que não se encaixa nesta regra os papéis utilizados para higiene pessoal, tais como papel higiênico, papel toalha, guardanapo de papel, etc. Pois eles, quando reciclados, podem ser prejudiciais para a saúde das pessoas que utilizam. Veja aqui o artigo que falamos sobre isso!

2. Utilizar mais o transporte público ou a bicicleta

Os meios de transporte são os principais responsáveis pela emissão e queima de combustíveis fosseis. Para se ter uma ideia: um carro rodando cerca de 30km por dia, durante um ano, emitiria uma quantidade de gases que, para compensar, necessitaria de 17 árvores crescendo durante 37 anos para absorvê-los por completo.

Por isso, utilizar o transporte público, ou ainda a bicicleta, contribui para uma diminuição da emissão desses gases poluentes.  Além de diminuir o trânsito e otimizar o tempo. Para os que prezam a saúde, uma caminhada também é uma ótima saída para ajudar a impedir o avanço do aquecimento global.

3. Comprar produtos com viés ecológico, verde e sustentável

Sejam produtos de higiene, produtos de limpeza ou qualquer outro, atualmente já existe no mercado, uma grande quantidade de empresas que se preocupam com a preservação da natureza bem como a minimização do impacto no meio ambiente em sua produção e, consequentemente, no aquecimento global.

Geralmente tais empresas possuem certificações ambientais para comprovar o compromisso com a sustentabilidade e/ou o meio ambiente estampadas em suas embalagens, tais como a ISO 9001 ou a FSC.

Portanto, busque sempre por empresas e produtos que se importem com essas questões ambientais e compartilhe com seus vizinhos a importância desta atitude.

4. Utilizar ao máximo a iluminação natural e moderar no ar condicionado

No Brasil, grande parte da energia elétrica advém de usinas hidrelétricas. Porém, com a diminuição das chuvas e, consequentemente, dos rios, há uma necessidade de ativação das usinas termelétricas, que são movidas por combustíveis fosseis. O resultado, é um aumento de gases poluentes na atmosfera e um aumento no efeito estufa.

Já o ar condicionado, além de aumentar o consumo de energia elétrica,  também libera um gás mais poluente do que o CO₂ que contribui ainda mais com o aquecimento global..

5. Diminuir ou eliminar o consumo de carne

Depois dos combustíveis fosseis, o setor de carnes e laticínios é um dos que mais influenciam negativamente nas mudanças climáticas através da emissão de gases prejudiciais ao planeta. Isso acontece devido:

  • Ao mau uso e degradação de pastagens;
  • Utilização inadequada do solo, reduzindo as matérias orgânicas;
  • Desmatamento e queima de vegetação para os pastos;
  • Utilização de máquinas movidas a combustíveis fósseis;
  • Utilização de fertilizantes nitrogenados, que necessita de grande energia para produção. Dentre outras questões.

aquecimento global

Conclusão

Em conclusão: toda contribuição é importante para combater este problema. Não há distinção entre ricos e pobres; latinos ou europeus; brancos, negros ou pardo. O aquecimento global já causa e causará ainda mais catástrofes climáticas e econômicas em todo o mundo. Se não começarmos a pensar nisso hoje, todos nós sofreremos graves consequências num futuro, não muito distante.
E você, o que faz para ajudar a salvar o mundo?

Confira nossos artigos com temas que talvez possam te interessar:
Produtos de Limpeza Caseiro x Profissional
Produtos de Limpeza que são indispensáveis

Fontes: