Você sabe como escolher o dispensador de papel toalha e sabonete ideais para o seu negócio?

Higiene, economia e praticidade são palavras que formam uma trinca de peso quando falamos na manutenção da limpeza, da organização e do bem-estar em ambientes empresariais. Desse modo, é importante apostar em materiais que agreguem valor e proporcionem benefícios ao negócio, como o dispensador de papel toalha e sabonete líquido.

Pois, a instalação do dispensador de papel toalha e sabonete líquido é um meio de gerar melhores resultados nas práticas sanitárias e evitar desperdícios no uso dos insumos, além de colaborar para redução de resíduos descartados no meio ambiente.

Pensando em todas as vantagens dos dispensadores, preparamos este artigo para que você possa conhecer todos os benefícios proporcionados pelo uso do dispensador, além também de informar sobre os tipos de disponíveis no mercado e te auxiliar com indicações dos melhores dispensadores para o seu negócio. Acompanhe!

E se desejar, você pode aproveitar desse conteúdo em forma de áudio em nosso podcast de limpeza profissional.

O que é o dispensador de papel toalha e sabonete líquido?

Bom, de início vamos entender o que são os dispensadores de papel toalha e higiênico e sabonetes.

Tratam-se de acessórios práticos, úteis e versáteis, encontrados em diversos segmentos, como indústrias, hospitais, consultórios, laboratórios, shoppings, restaurantes e até mesmo espaços residenciais. Como seu uso é comum, provavelmente você já o encontrou e desfrutou de seus benefícios em alguns desses empreendimentos citados acima.

O dispensador de papel toalha é ideal para empresas de todos os segmentos.

Há no mercado diversos modelos de dispensadores, mas todos com a função de disponibilizar, na quantidade ideal, artigos para higiene, como papéis, álcool gel e sabonetes líquido, evitando desperdícios e garantindo a redução de gastos. São materiais versáteis e podem ser personalizados para compor ambientes, por isso, são facilmente adequados para banheiros, cozinhas, corredores e salas de atendimento.

Quais as vantagem do uso de dispensers para uma empresa, seus colaboradores e clientes?

Agora que entendemos o que é o dispensador de papel toalha, sabonete líquido e papel higiênico, falaremos em detalhes sobre 5 vantagens em usá-lo nos ambientes comerciais, corporativos e de saúde.

1. Auxilia na higiene de todos que frequentam o ambiente:

O uso de dispensador de papel toalha sabonete líquido minimiza o contato das pessoas com os insumos de papéis e sabonetes. Sendo assim, o dispensador é muito mais higiênico do que toalhas de pano ou toalhas de papéis soltas, que costumeiramente são deixadas expostos em pias e mesas, ou no caso das toalhas, em parapeitos de janelas.

É importante ressaltar, que o uso dos dispensers também contribuem com a nossa saúde, pois, auxiliam na redução das chances de contaminação cruzada e transmissão de doenças, já que suas aplicações são realizadas uma vez e logo após descartadas.

2. Possibilita ainda mais economia:

Por proporcionar maior controle em relação à quantidade utilizada por cada pessoa, tanto em papel quanto em sabonete, os dispensers evitam desperdícios causados por uso de quantidades em excesso.

Além disso, é um material que dispõe de alta durabilidade, fazendo com que não seja necessária a aquisição recorrente de novos.

3. Garante praticidade no dia a dia:

Sabemos que a rotina dos procedimentos de limpeza e higiene exigem acessórios práticos e eficientes. Dessa forma, o dispensador de papel toalha e sabonete líquido são de fácil abastecimento. De maneira rápida e simples, é possível inserir o refil dos insumos sem perda de tempo ou material.

4.  Dispõe durabilidade:

Como já citamos antes, os dispensadores de boa qualidade são duráveis e a razão disso é a presença de materiais, como resinas plásticas do tipo Polipropileno, Poliestireno, ABS, Polietileno e outros termoplásticos, que garantem uma boa resistência mecânica, um acabamento com brilho e baixa manutenção.

Dependendo do cuidado, manutenção e modo de uso que o dispensador for submetido, pode assegurar uma vida útil indefinida, funcionando sem problemas por vários anos. Porém, é necessário informar que, em locais de alto tráfego apresentam tempo de vida útil de 5 anos aproximadamente. Quando a limpeza é feita com produtos adequados e que não agridam sua superfície, o tempo pode ser ampliado.

De acordo com fabricantes, a tendência do mercado é usar cada vez mais resinas de última geração em dispenser de papel higiênico, toalha e sabonete líquido, que permitem que as paredes sejam mais finas, e o dispenser mais leve e resistente. Sendo assim, se atente, pois a espessura da parede do acessório nem sempre significa qualidade, e que os projetos mais modernos têm reduzido bastante essa medida.

5. Proporciona elegância e uma boa aparência ao ambiente:

A aparência de um ambiente profissional importa e muito, pois é uma das portas de entrada para bons negócios. Neste sentido, um bom dispensador de papel toalha e sabonete líquido também têm capacidade de agregar valor e deixar espaços mais harmônicos e organizados, fazendo com que sintam segurança no local.

dispensador de papel toalha

Dispenser Papel Toalha Bobina Alavanca instalado no banheiro.

A propósito, as linhas de dispensadores possuem muitos acabamentos e algumas combinações de cores que valorizam muito a sua arquitetura. Considere isso no momento da escolha do seu novo fornecedor.

Qual a importância da higiene pessoal em um ambiente profissional?

Os dispensers de toalhas de papel, papel higiênico e sabonete são importantes aliados da higiene pessoal. E, quando o assunto é o mundo do trabalho, certamente, a higiene é uma ferramenta de produtividade e melhor desempenho.

Com isso, os dispensadores podem ter um papel crucial em iniciativas voltadas à chamada higiene do trabalho ou higiene ocupacional, que se trata de um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, com objetivo na redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Em geral, a higiene no trabalho consiste em combater as doenças profissionais.

dispenser de papel

Dispenser para papel toalha auto corte Optipaper.

Neste sentido, há alguns casos que são incompatíveis com uma realização plena e segura do trabalho e que são contrárias às normas de segurança e prevenção de acidentes. Dentre elas, destacamos a falta de limpeza dos ambientes e de mecanismos para higienização, além de:

  • Equipamento pessoal e vestuário inadequado;
  • Falta de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • Ambiente de trabalho inadequado;
  • Iluminação deficiente quer natural, quer artificial;
  • Ventilação insuficiente;
  • Falta de ordem nos ambientes de trabalho;
  • Arranjo físico inadequado.

Ah, também pode ler e entender mais sobre os benefícios da limpeza e higiene em locais de trabalho em nosso artigo sobre Cronograma de limpeza.

Com isso, além da higiene na empresa, com banheiros limpos, sem lixos, corredores sem acúmulo de caixas e outros objetos , a higiene pessoal das pessoas que transitam e trabalham no local é fundamental.

Por isso, a instalação e o fácil acesso de dispensadores de sabonete e álcool em gel é indispensável para o incentivo da higienização das mãos em espaços coletivos. São práticos e fáceis de manusear, e os acessórios estão, literalmente, ao alcance das mãos. Com maior incentivo, há maior adesão e menos chances de doenças e contaminações no ambiente de trabalho.

Como o dispenser de sabonete e dispensador de papel toalha podem auxiliar no combate aos vírus?

Dentro do contexto de saúde, outro aspecto válido no uso de dispenser de papel e de sabonete se observa atualmente com o atravessamento de doenças contagiosas.

Os insumos, como sabonetes líquidos, em espuma e o álcool em gel e os dispensadores de papel foram aliados importantes no controle de doenças infecciosas que se alastraram recentemente, tornando o hábito de higienização das mãos mais prático e acessível.

Assim, o impacto da crise sanitária colaborou para expansão do mercado de higiene e limpeza no Brasil, tornando-se mais profissional e eficiente.

Quais tipos de dispensadores de papel toalha e sabonete existem no mercado?

Existem variados modelos de dispensadores de papel toalha disponíveis no mercado, que vão dos mais simples, até os que apresentam visuais e tecnologias mais modernas e avançadas. A variedade é tamanha, que há possibilidade de encontrar dispensers para sabonete líquido ou em espuma, com sensores, de rolos de papel ou papel interfolhado, dispensers para papel higiênico e álcool em gel.

Selecionamos algumas possibilidades de dispensadores e suas finalidades:

      1. Dispenser para copos descartáveis:

Esses dispensers são acessórios importantes nas empresas, porque facilitam a utilização e o descarte do copo. Existem modelos para copos de água e de café.

     2. Dispensador de papel toalha:

É um dos dispositivos mais comuns do mercado, reúne praticidade e baixo custo. São utilizados em cozinhas e banheiros e permitindo que apenas uma folha seja retirada por vez, seguindo a necessidade do usuário e por fim evitando desperdícios.

     3. Dispenser de papel higiênico

Muito recomendados para locais com fluxo alto de pessoas, como indústrias, grandes comércios, clubes, shoppings centers e hotéis. O dispensador de papel higiênico rolão possibilita um custo-benefício maior, pois os papéis nesse formato apresentam um preço por metro menor. O modelo ainda é capaz de armazenar rolos com grandes metragens e que não necessitam de abastecimentos muito recorrentes.

      4. Dispenser para sabonete líquido ou álcool em gel:

Este modelo de dispenser é o mais usado para a higienização das mãos e se adequa para sabonetes líquidos, em espuma, ou para álcool em gel. São acessórios essenciais para hospitais ou ambientes ligados à área da saúde.

Em relação aos tamanhos dos dispensadores, podemos observar uma tendência maior dos clientes em optar por dispensadores menores, devido aos espaços de banheiros pequenos.

Dispenser de sabonete

Dispenser papel toalha alavanca Optipaper.

Já em locais de alto tráfego, tais como shopping centers e banheiros de grandes indústrias, a preferência é por dispensadores maiores, com capacidade para insumos em quantidades superiores, reduzindo, assim, a mão de obra e tempo de reposição.

Leia também sobre os dispensers automáticos: Fico mais seguro ao utilizar?

Qual a conexão entre a fabricação de dispensadores e ISO 9001?

Ainda falando sobre as opções e modelos de dispensers, a gestora das marcas e linha de produção Optipaper e Hygisoap, produz os dispensers apenas com resinas plásticas recicláveis, além de dispor de uma linha de dispensadores chamada Eco, 100% fabricada com resinas recicladas.

Os dispensers têm ainda a certificação ISO 9001-2015, garantindo a qualidade dos produtos e processos, além do controle de toda a cadeia de insumos utilizados. Para isso, a empresa certificada tem seus processos produtivos e administrativos auditados a cada 6 meses para renovação da certificação.

Quais soluções de dispensadores a Hygibras disponibiliza para ambientes empresariais, comerciais e industriais?

A Hygibras apresenta um diversificado portfólio de dispensadores de sabonete e papel toalha e higiênico, que compilam eficiência e economia as demais demandas das indústrias, comércios e espaços de saúde:

  • Saboneteiras com reservatório para sabonete líquido ou gel:

É um tipo de dispensador de sabonete líquido ou gel recomendado principalmente para banheiros de empresas que querem causar bom impacto a clientes e funcionários, como bares, restaurantes, clínicas, laboratórios, escritórios, condomínios residenciais ou empresariais.

Geralmente, são acessórios instalados às paredes e possuem o acionamento manual por meio de um botão. Esse tipo de dispenser possui, em seu interior, um recipiente para armazenar os sabonetes líquidos.

É importante ressaltar que neste modelo: o recipiente tem que ser higienizado periodicamente, com a finalidade de eliminar o risco de contaminação do sabonete.

Lembrando que a higienização do recipiente é fundamental para garantir a vida útil do sabonete e evitar o mal cheiro.

  • Saboneteira ou porta sabonete para sabonetes do tipo refil:

São utilizadas em ambiente empresariais, especialmente, nos segmentos mais críticos que deixam exposta a saúde humana, como restaurantes, clínicas, laboratórios, hospitais, entre outros locais. Também são instalados à parede e possuem acionamento manual, por meio de um botão, e não contém um recipiente ou reservatório.

O benefício adicional desse tipo de dispenser é que o refil do sabonete é descartado após seu consumo total. Portanto o consumo é totalmente aproveitado, sem desperdícios e não há chance de contaminação do produto.

  • Saboneteira eletrônica ou saboneteira com sensor:

Por fora, são iguais aos demais modelos mencionados, contudo, internamente, elas possuem mecanismos capazes de identificar a proximidade das mãos e liberar a quantidade adequada de sabonetes.

O acionamento do dispensador por meio do sensor é muito higiênico e prático, uma vez que não necessita de contato manual no botão da saboneteira. Para seu uso, no entanto, há necessidade de reposição de pilhas ou instalação de tomadas próximas.

  • Dispensador de papel toalha para empresa:

Essa categoria se divide em duas é dividida em duas:

  1. Porta papel interfolhado:

Trata-se de um dispenser que armazena o papel toalha para banheiro do tipo interfolha. É um dos mais comuns de ser encontrado hoje em dia, pois costuma ser de pequeno porte e destinado aos ambientes no qual o consumo é considerado de baixo a médio.

      2. Porta papel toalha em bobina ou rolo:

Aqui, temos o dispensador de papel toalha do tipo bobina ou rolo. O modelo costuma ser indicado para locais de alto trânsito de pessoas e ambientes com consumo bastante alto, como indústrias, bares, restaurantes e lanchonetes.

  • Dispenser para papel higiênico em rolão:

Por fim, temos o dispensador de papel higiênico rolão comum. Este dispenser é indicado para ambientes de grandes de pessoas, como indústrias, grandes comércios, clubes, shoppings center, hotéis etc. Seu custo-benefício é o ponto alto, pois esse tipo de dispenser é adequado para o formato rolão de papel higiênico, que possui um preço por metro menor.

A vantagem dele é sua grande autonomia, pois pode armazenar rolos com grandes metragens, não necessitando de abastecimentos recorrentes.

Por fim, esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa. Se gostou das informações presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas e continue nos acompanhando em nosso blog de limpeza profissional.

Leia também nosso artigo sobre Equipamentos em comodato e dispensers. 

Ah, e temos um artigo exclusivo sobre Papel toalha para banheiro: Ofertas de qualidade.

Até a próxima semana!