O uso do álcool na limpeza é recomendado?

O álcool na limpeza é frequentemente utilizado devido à sua fácil disponibilidade, secagem rápida e a crença em sua eficácia na desinfecção. A aplicação é feita com a expectativa de uma boa higienização, entretanto, o uso de álcool na limpeza não é a alternativa mais recomendada e isso se deve a uma variedade de razões.

Dentre os motivos para não utilizar o álcool na limpeza, temos a necessidade de aplicar uma força mecânica ainda maior na área a ser higienizada, algo que nem sempre é possível, devido à sobrecarga de trabalho enfrentada pelos profissionais de limpeza.

O álcool também é uma substância química altamente corrosiva, o que pode levar a danos em muitas superfícies, especialmente as de plástico, que possuem um material mais frágil.

álcool para limpeza

O álcool pode prejudicar alguns materiais quando usado na limpeza.

Existem diversas outras maneiras de realizar uma limpeza sem o risco de danificar os objetos, móveis e equipamentos presentes em uma casa ou empresa. Nesse artigo iremos abordar mais afundo sobre os riscos do álcool na limpeza, e fornecer dicas de boas práticas para que o seu processo de higienização de ambientes e superfícies seja altamente efetivo.

Se desejar também pode ouvir sobre álcool na limpeza em formato de áudio em nosso podcast de limpeza profissional.

O álcool na limpeza realmente desinfeta corretamente? 

Há pessoas que ainda confiam no poder do álcool para uma desinfecção completa em ambientes empresariais e domésticos. Entretando, não são todos os tipos que tem essa capacidade, somente álcool na limpeza em soluções 70% possui em sua composição a capacidade de eliminar bactérias e demais microrganismos nocivos para a saúde.

VEJA+: Álcool Líquido 70% – Audax Facilita Bactericida 1L.

Outro fator é que para o álcool realmente exercer a função de desinfetar, é necessário friccioná-lo com uma boa pressão sobre a superfície ou as mãos por mais ou menos 30 segundos, ou respeitando o tempo de exposição especificado na embalagem. Essas recomendações são raramente respeitadas ou seguidas pelas pessoas e profissionais que utilizam o álcool na limpeza. O resultado, portanto, é o gasto com um produto sem o objetivo esperado.

Além disso, o álcool é um produto altamente volátil, e suas características fazem com que sua escolha para desinfecção seja equivocada na maior parte das vezes, até mesmo devido a sua rápida evaporação, se tornando pouco prático e inviável para setores mais críticos e delicados, como ambientes hospitalares, clínicas, laboratórios, cozinhas, restaurantes, entre outros.

C5- Banner artigo Hygibras

Quais materiais não são recomendados ser limpos com álcool?

O uso do álcool na limpeza é altamente contraindicado em diversos tipos de materiais. Sua composição pode provocar ressecamentos nas superfícies em que tem contato, perda de elasticidade do material e riscos de curto-circuito se o aparelho eletrônico estiver ligado.

Dentre os materiais que não devem ser limpos com o álcool, selecionamos alguns:

  1. Superfícies pintadas: O álcool pode remover a tinta de superfícies pintadas, como paredes, móveis e objetos de arte.
  2. Couro: O álcool pode secar o couro, levando ao ressecamento, rachaduras e descoloração. É melhor usar produtos de limpeza específicos para couro.
  3. Telas eletrônicas: O álcool pode danificar revestimentos de tela, como as encontradas em smartphones, tablets, TVs e monitores de computador. Use produtos de limpeza projetados especificamente para telas eletrônicas.
  4. Borrachas: O álcool pode causar ressecamento e rachaduras em borrachas, como as encontradas em pneus, vedações e peças de escrita, como borrachas escolares.
  5. Peças de plástico: Algumas peças de plástico podem ser sensíveis ao álcool e ficar opacas, rachar ou derreter. Verifique as instruções do fabricante.
  6. Acetato: O álcool pode danificar objetos feitos de acetato, como óculos de sol e armações de óculos.

Utilizar o álcool nesses materiais pode torná-los inutilizáveis ou desfigurados, impactando negativamente no seu bolso ou no orçamento de sua empresa.

Sempre leia as etiquetas de cuidados do fabricante e siga as instruções apropriadas de limpeza para garantir a preservação dos materiais e objetos. Em muitos casos, existem produtos de limpeza projetados especificamente para cada tipo de material, e é aconselhável usá-los para evitar danos.

LEIA+: Lista de produtos de limpeza profissionais e seus impactos.

Quais os riscos do álcool na limpeza para a saúde?

A limpeza com álcool além de não ser eficaz, pode apresentar diversos riscos potenciais para saúde do profissional da área. Alguns dos principais perigos associados ao uso de álcool na limpeza incluem:

  1. Inflamabilidade: A maioria dos álcoois são inflamáveis. Se forem usados perto de chamas abertas, faíscas ou em locais inadequadamente ventilados, podem causar incêndios ou explosões. É importante manter o álcool longe de fontes de calor e fogo.
  2. Irritação Respiratória ou Toxicidade: O cheiro do álcool pode ser irritante para as vias respiratórias. Trabalhar em espaços mal ventilados com álcool pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, e em casos mais graves, pode levar a problemas respiratórios.
  3. Irritação na Pele: O contato direto com álcool pode causar ressecamento e irritação na pele. É aconselhável usar luvas ao manusear álcool para evitar irritações na pele.

O álcool pode causar ressecamento, irritação na pele e toxicidade.

O que é e qual a função do álcool isopropílico na limpeza?

O álcool isopropílico deriva dos compostos químicos “isopropanol” e etanol (álcool etílico).

Como o álcool isopropílico apresenta em sua constituição menos que 1% de água, ele acabou se tornando recomendado para a limpeza e higienização de equipamentos eletrônicos.

Para efeito de comparação, o álcool 70% é constituído com 30% de água. Isso faz com que ele não seja aconselhado para a limpeza de eletrônicos como o isopropílico, porém é indicado para a realização de limpeza e desinfecções de superfícies.

O álcool para limpeza profissional é eficaz?

Para uma boa limpeza profissional ser realizada de forma eficiente, segura e prática, o álcool não é o produto mais indicado. Selecionamos alguns produtos profissionais a seguir que podem facilmente substituir o álcool na limpeza, sem oferecer grandes riscos à saúde:

1. Garra Oxiativo. 

O Garra Oxiativo é um detergente indicado para a limpeza profissional de todas as superfícies laváveis, como por exemplo: restaurantes, indústrias, farmacêuticas, shoppings centers, hospitais, dentre outros.

VEJA+: Detergente Desinfetante Garra Oxiativo

Esse produto não apresentar qualquer aroma ou corante, e não deixando resíduos nas superfícies, além de não fazer mal à saúde como o álcool na limpeza.

Você pode conferir mais detalhes do Garra Oxiativo, e até vídeos de seu uso, nessa página dedicada ao modo de usar do produto.

2. Optigerm

Outro produto é o Optigerm, um desinfetante para superfícies fixas e artigos não críticos para hospitais, clínicas médicas, odontológicas, laboratórios e demais estabelecimentos da área da saúde.

VEJA+: Desinfetante hospitalar Optigerm pronto uso.

Ele é um produto concentrado e proporciona limpeza e desinfecção eficiente com um baixo custo operacional. Está disponível nas versões: bombona de 5L ou frasco de 2L.

Você também pode conferir nossa página dedicada aos modos de uso do Optigerm, para substituir de vez o álcool na limpeza.

check list de limpeza

Álcool na limpeza é a melhor solução?

Preencha o seu nome e email e receba o conteúdo em formato de [PDF]

    Conclusão

    O álcool é um produto antisséptico com objetivo é matar bactérias e demais microrganismos que são nocivos para a saúde. Entretanto, não é aconselhado o álcool na limpeza profissional e doméstica.

    Ele é um ótimo produto para desinfecção, principalmente sua versão em gel para a higiene das mãos, mas apenas quando utilizado de maneira correta.

    LEIA+: Higienização das mãos: Aprenda a fazer corretamente.

    Portanto, é importante selecionarmos outras alternativas de produtos para a limpeza de ambientes, principalmente que não apresentem qualquer risco à saúde, prejudiquem materiais ou até mesmo tenham um impacto negativo na economia da empresa.

    Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

    Se você gostou das informações sobre álcool na limpeza presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais sobre limpezanos siga nas plataformas de áudio de limpeza profissional e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

    Nos vemos na próxima semana!

    Referências: