Todos utilizam esponjas para lavar a louça, correto?
Depois de usar muito detergente, pode-se imaginar que elas estejam limpas, assim como os pratos e talheres, mas isso não é verdade.
A sujeira que estava grudada na louça acaba transferida para a esponja. E o que devemos fazer para limpá-la e continuar usando esse utensílio na próxima lavagem?
A resposta é dura: nada.
Mantenha suas esponjas de cozinha longe do microondas!
Algumas pessoas pensam que colocar a esponja no microondas por alguns minutos ajuda a desinfetá-la, mas estão enganadas.
Isso pode matar apenas as bactérias mais fracas. Mas aquelas piores sobreviverão, se reproduzirão e ocuparão os espaços deixados pelas outras eliminadas. Desta forma, a esponja se tornará ainda mais suja e nojenta do que antes.
Em uma lista dos lugares inusitados mais infectados, a esponja de cozinha figura entre os primeiros cinco. Da mesma forma que o celular, o teclado do computador e, até mesmo, o vaso sanitário.
Não é uma surpresa que ela seja tão cheia de bactérias, mas sim que tentar desinfetá-la seja, de fato, inútil e, em outras palavras, pior.
Local perfeito para as bactérias!
Os estudiosos da universidade alemã descobriram nada mais nada menos que 362 espécies diferentes de bactérias vivendo em uma esponja. Além de uma densidade de 82 bilhões em apenas uma polegada cúbica, a mesma que se encontra em fezes humanas.
Ou seja, que não há muitos outros lugares no mundo com tantas bactérias juntas!
Isso porque a esponja é um ambiente perfeito para a proliferação delas, pois há umidade, calor e nutrientes de sobra para sua sobrevivência.
Quando devo trocar minha esponja?
Uma forma de identificar se está na hora de jogar sua esponja fora é o odor característico que ela emana. Aquele cheiro ruim que mistura umidade com restos orgânicos. E isso é devido à uma bactéria chamada Moraxella osloensis.
Essa bactéria se alimenta de gordura e elimina gordura dentro de sua esponja e o cheiro nada mais é do que o odor liberado pelo seu metabolismo. Nojento, não?
Conclusão
Em conclusão, podemos associar a tentativa de desinfetar a esponja no microondas à utilização desenfreada de antibióticos. As duas atitudes acabam por fortalecer as bactérias mais resistentes e criam um ambiente favorável às infecções mais perigosas e difíceis de vencer.
Portanto, de acordo com os cientistas que conduziram o estudo, o melhor seria jogar fora sua esponja assim que ela começar a cheirar mal.
E não pense em buscar alternativas como desinfetar a esponja com desinfetante, por exemplo, pois a química poderá causar males à saúde de quem tiver contato com a louça lavada com ela.
Se quer garantir sua segurança longe de bactérias perigosas, siga o conselho dos pesquisadores: jogue fora sua esponja velha e compre uma nova!
Fontes: