O que são os sacos de lixo?

Os sacos descartáveis para insumos, muito conhecidos como sacos para lixo, são itens utilizados para conter e descartar resíduos, mantendo a higiene em todos os locais. Protegem o interior dos recipientes e evitam que o fundo da lixeira fique revestido de resíduos, além disso, proporcionam o transporte para o descarte adequado.

A qualidade do saco de lixo tem grande influência em seu uso, já que alguns sacos de lixo podem rasgar, furar e exalar mal cheiro, comprometendo todo o processo de limpeza, contaminando superfícies e solos, exigindo mais tempo de trabalho da equipe e gerando mais gastos e desperdícios de produtos.

Sendo assim, empresas responsáveis e conscientes, buscam sempre por qualidade, comprometimento e um ambiente limpo e higienizado. Provendo saúde e bem-estar a seus colaboradores e clientes.

saco de lixo

Os sacos de lixo são essenciais para manter um ambiente higiênico.

Com isso, alguns aspectos relacionados à espessura, matéria-prima, quantidade por embalagem, peso, cor e especificidade de cada saco de lixo devem ser considerados no momento da seleção do fornecedor.

Pensando nisso, preparamos esse artigo exclusivo com dicas e informações para te orientar na escolha do saco para lixo ideal para o seu negócio. Se desejar, você pode navegar entre os tópicos abaixo. Boa leitura!

Como escolher o saco de lixo ideal para o seu negócio?

A atenção e o cuidado na escolha do saco de lixo para um ambiente empresarial ou doméstico são muito importantes, pois são atitudes de consciência social, ambiental e sanitária.

Entender a demanda necessária, os tipos de insumos descartados, as quantidades e as destinações dos lixos da sua empresa, é atuar de uma forma séria e profissional.

Desse modo, escolher corretamente o tipo de saco para lixo ideal para o seu negócio pode evitar despesas extras de até 27%, conforme já relatados em estudos de caso em nossa empresa.

Conheça nossa linha completa de sacos de lixo, com variedades de cores, tamanhos e kg.

Selecionamos 6 critérios importantes que devem ser considerados na hora da escolha:

 1. Atente-se a coleta Seletiva

A coleta seletiva de insumos é uma atitude socioambiental que visa o reaproveitamento do material descartado e consequentemente a diminuição do volume de lixo que vai para os aterros sanitários.

No Brasil, de acordo com  o IBGE, 30,5% do volume de lixo coletado em 2000 foi encaminhado para os lixões, e 22,3%, para aterros controlados, com altos riscos de contaminação para as pessoas e para o meio ambiente.

Desse modo, na coleta seletiva há a separação de matéria orgânica e a não orgânica, objetivando na correta destinação de cada uma. Os principais materiais recicláveis são papéis, plásticos, vidros e metais, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

A coleta seletiva é um ato socioambiental.

Observação: Atualmente existem lixeiras e sacos com cores variadas que normatizam o descarte correto dos resíduos.

 2. Verifique a quantidade e peso das unidades da embalagem de saco de lixo.

Um ponto a ser levado em consideração é a quantidade das unidades de sacos descrita na embalagem. Isso porque infelizmente há empresas que divulgam uma quantidade impressa no rótulo, que não confere com a que realmente está disponível na embalagem.

Por exemplo, na embalagem diz 100 unidades de sacos plástico, mas há 80 unidades ou até menos na realidade.

Outra condição a ser considerada é a compra por quilo dos sacos de lixo para empresas. Pois, alguns fornecedores montam um pacote com cinco quilos e vendem dessa forma, entretanto, a questão é que o saco pode ser muito grosso ou fino influenciando na pesagem. O cliente nunca saberá exatamente, quantas unidades contém o pacote.

 3. Observe as medidas do saco de lixo

No dia a dia da limpeza e higienização de uma empresa, um saco de lixo que não encaixa corretamente com a lixeira disponível no ambiente causa transtornos e não garante o acondicionamento ideais dos materiais.

Por isso, é muito importante além de tudo, adquirir lixeiras apropriadas para o ambiente empresarial e receber a orientação por parte do distribuidor do material de limpeza sobre as medidas certas dos sacos de lixo disponíveis, garantindo maior eficiência no setor de higienização e limpeza da companhia.

4. Observe também a espessura do saco para lixo

A espessura do saco de lixo precisa estar alinhada com a demanda de insumos descartados. A recomendação de um distribuidor de material de limpeza é fundamental nesse momento de decisão, pois o conhecimento técnico irá permitir um investimento mais assertivo.

Em alguns casos mais extremos de uma má escolha na compra, o saco pode ser tão fino que a equipe de limpeza utiliza dois sacos para dar conta do lixo descartado na empresa. Assim, há uso de mais produto e não há garantia de resistência.

5. Conheça a matéria-prima

A matéria-prima com que os sacos de lixo são produzidos, é um fator importante na diferenciação dos melhores existente no mercado. Quando a matéria-prima é de qualidade, gera produtos de qualidade.

Os sacos de lixo são fabricados de um material chamado polietileno de alta ou baixa densidade – PEAD ou PEBD. Na produção  podem ser usados plástico virgem, reciclado ou até mistos.

De acordo com a ABNT, “sacos para lixo são aqueles com finalidade específica de acondicionar resíduos sólidos destinados à coleta de lixo. Os sacos plásticos para acondicionamento de lixo devem ser confeccionados com resinas termoplásticas, virgens ou recicladas, e são classificados como para acondicionamento de resíduos domiciliares e para resíduos infectantes.”

Mesmo que produzido de material reciclado, se o processo de reciclagem foi feito de forma eficiente, o saco de lixo não vai exalar fedor. Porém, caso o material usado foi reciclado de baixa qualidade e não higienizado corretamente, consequentemente, terá cheiro forte.

Sendo assim, busque informações sobre os componentes do saco de lixo, entenda como ele foi fabricado e certifique-se de que ele siga certas recomendações e normas da ABNT e de órgãos como o Inmetro.

 6. Entenda que há lixos específicos

No descarte consciente do lixo, há ainda os lixos específicos, como o lixo hospitalar, lixos com alta capacidade de contaminação, resíduos radioativos, perigosos, entre outros.

Para cada tipo, é essencial que se cumpram as normas e regras de descarte regulamentadas por órgãos como Anvisa, Organização Mundial da Saúde e (OMS) e Ministério do Meio Ambiente.

Quais os riscos de doenças provocadas pelo lixo?

Transmissor: Moscas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Salmonelose, verminoses, desinteria, febre tifóide

Transmissor: Mosquitos

Forma de transmissão: picada

Doenças: Malária, dengue, febre amarela, leishmaniose, filariose

Transmissor: Baratas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Febre tifóide, verminoses, difteria, doenças gastrointestinais

Transmissor: Ratos

Forma de transmissão: fezes, urina, saliva

Doenças: Leptospirose, hantavirose, peste bubônica

Transmissor: Porco

Forma de transmissão: carne contaminada, crua ou mal cozida

Doenças: Teníase

Os sacos de lixo são um item de saúde?

A resposta é sim. Para garantir um ambiente corporativo e empresarial limpo e livre de microrganismos prejudiciais à saúde, é fundamental que o descarte do lixo seja feito de forma correta, com uso de lixeiras e sacos para lixo apropriados e resistentes.

O Ministério da Saúde recomenda a prática da destinação correta dos resíduos como ação de saúde pública, que visa a prevenção de doenças, como leptospirose, dengue, entre outras.

A coleta de lixo adequada previne doenças e problemas de saúde.

O lixo, quando armazenado e descartado de maneira inadequada, é um atrativo para animais vetores de doenças e para a proliferação de ratos, baratas, mosquitos, entre outros. Por isso, a escolha de um saco de lixo de boa qualidade é tão essencial e tão determinante nas listas de material de limpeza das empresas.

Quais dicas de higiene e saúde levar em consideração?

  • Acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, e em recipientes com tampa;
  • Construa um porta lixo, para colocar os sacos e embalagens contendo o lixo, evitando que cães e gatos o espalhem;
  • Não queime lixo, pois além de poluir o ambiente pode afetar a saúde das pessoas;
  • Lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte.

A Hygibras proporciona sacos de lixo com qualidade e responsabilidade?

Para garantir a eficácia dos processos de limpeza e higienização de empresas, a Hygibras que  é especialista em produtos de limpeza profissional oferece sacos de lixo de qualidade, de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Por meio de uma visita, é possível conhecer a demanda e orientar da melhor forma, sobre tamanhos, medidas, cores, quantidades e espessuras dos sacos de lixo.

A Hygibras possui uma variedade de sacos de lixo.

Dessa forma, o descarte de resíduos sólidos da empresa pode ser feito com mais atenção, cuidado e assertividade, sem desperdícios ou retrabalho. O manuseio, por parte dos profissionais que manipulam diretamente o lixo, também pode ser melhorado, garantindo mais segurança.

Leia também nosso artigo sobre Produtos de Limpeza Profissional para Empresas.