O que são os sacos de lixo?

Os sacos descartáveis para insumos, muito conhecidos como sacos para lixo, são itens utilizados para conter e descartar resíduos, mantendo a higiene em todos os locais. Protegem o interior dos recipientes e evitam que o fundo da lixeira fique revestido de resíduos, além disso, proporcionam o transporte para o descarte adequado e para aprimorar a qualidade de uso contam com as normas ABNT saco de lixo.

A qualidade do saco de lixo tem grande influência em seu uso, já que alguns sacos de lixo podem rasgar, furar e exalar mal cheiro, comprometendo todo o processo de limpeza, contaminando superfícies e solos, exigindo mais tempo de trabalho da equipe e gerando mais gastos e desperdícios de produtos.

Sendo assim, empresas responsáveis e conscientes, buscam sempre por qualidade, comprometimento e um ambiente limpo e higienizado. Provendo saúde e bem-estar a seus colaboradores e clientes.

saco de lixo abnt saco de lixo

Os sacos de lixo são essenciais para manter um ambiente higiênico.

Com isso, alguns aspectos relacionados à espessura, matéria-prima, quantidade por embalagem, peso, cor e especificidade de cada saco de lixo devem ser considerados no momento da seleção do fornecedor.

Pensando nisso, preparamos esse artigo exclusivo com dicas e informações para te orientar na escolha do saco para lixo ideal para o seu negócio. Além disso, também ficará informado sobre as regulamentações de sacos plásticos destinados exclusivamente ao descarte de lixo para coleta, que são informadas pela Agência Nacional de Normas Técnicas ABNT saco de lixo no documento “Sacos plástico para acondicionamento de lixo – requisitos e métodos de ensaio”, sendo possível baixar o conteúdo completo e recebê-lo em seu email para ler quando desejar.

sacos para lixo

Você também pode ouvir esse episódio em formato de podcast:

Se desejar, você pode navegar entre os tópicos abaixo. Boa leitura!

Como escolher o saco de lixo ideal para o seu negócio?

A atenção e o cuidado na escolha do saco de lixo para um ambiente empresarial ou doméstico são muito importantes, pois são atitudes de consciência social, ambiental e sanitária.

Entender a demanda necessária, os tipos de insumos descartados, as quantidades e as destinações dos lixos da sua empresa, é atuar de uma forma séria e profissional.

Desse modo, escolher corretamente o tipo de saco para lixo ideal para o seu negócio pode evitar despesas extras de até 27%, conforme já relatados em estudos de caso em nossa empresa.

Conheça nossa linha completa de sacos de lixo, com variedades de cores, tamanhos e kg.

Selecionamos 6 critérios importantes que devem ser considerados na hora da escolha:

 1. Atente-se a coleta Seletiva

A coleta seletiva de insumos é uma atitude socioambiental que visa o reaproveitamento do material descartado e consequentemente a diminuição do volume de lixo que vai para os aterros sanitários.

No Brasil, de acordo com um levantamento do IBGE, cruzando com dados da ABRELPE, cerca de 30 a 40% do volume de lixo coletado é encaminhado para os lixões, e o restante para aterros controlados.

Desse modo, na coleta seletiva há a separação de matéria orgânica e a não orgânica, objetivando na correta destinação de cada uma. Os principais materiais recicláveis são papéis, plásticos, vidros e metais, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

abnt saco de lixo

A coleta seletiva é um ato socioambiental.

Para a separação do lixo, há lixeiras e sacos com cores variadas que normatizam o descarte correto dos resíduos.

Segundo a ABNT saco de lixo no documento “Sacos plástico para acondicionamento de lixo – requisitos e métodos de ensaio” os resíduos podem ser divididos em:

  • Resíduo domiciliar: resíduos sólidos produzidos nas unidades residenciais e comerciais, podendo ser soltos ou compactados;
  • Resíduo infectante: resíduo de serviço de saúde que, por suas características de maior virulência, infectividade ou concentração de patógenos, apresenta risco adicional à saúde pública;
  • Resíduo normal: resíduo com assa específica aparente até 0,2kg/L;
  • Resíduo pesado: resíduo com massa específica maior que 0,2kg/L e inferior a 0,3kg/L, aplicado aos sacos para lixo compactado e para resíduo infectante.

 2. Verifique a quantidade e peso das unidades da embalagem de saco de lixo.

Um ponto a ser levado em consideração é a quantidade das unidades de sacos descrita na embalagem. Isso porque infelizmente há empresas que divulgam uma quantidade impressa no rótulo, que não confere com a que realmente está disponível na embalagem.

Por exemplo, na embalagem diz 100 unidades de sacos plástico, mas há 80 unidades ou até menos na realidade.

Outra condição a ser considerada é a compra por quilo dos sacos de lixo para empresas. Pois, alguns fornecedores montam um pacote com 5 quilos e vendem dessa forma, entretanto, a questão é que o saco pode ser muito grosso ou fino influenciando na pesagem. O cliente nunca saberá exatamente, quantas unidades contém o pacote.

 3. Entenda as medidas do saco de lixo

No dia a dia da limpeza e higienização de uma empresa, um saco de lixo que não encaixa corretamente com a lixeira disponível no ambiente causa transtornos e não garante o acondicionamento ideais dos materiais.

Por isso, é muito importante além de tudo, adquirir lixeiras apropriadas para o ambiente empresarial e receber a orientação por parte do distribuidor do material de limpeza sobre as medidas certas dos sacos de lixo disponíveis, garantindo maior eficiência no setor de higienização e limpeza da companhia.

Em suma, observe a altura do saco plástico, que é medida no interior, em uma área do fundo até a boca, sem levar em consideração o eventual dispositivo de fechamento.

Outro ponto é a largura do saco de plástico, que corresponde ao seu semiperímetro, medido da boca, abertas as sanfonas, quando existentes. Essas medidas podem variar até em 1cm.

Também é indispensável se atentar ao acabamento dos sacos plásticos, como, por exemplo, as soldas, que devem ser contínuas, homogêneas e uniforme, proporcionando uma perfeita vedação e não permitindo a perda de conteúdo durante o manuseio.

4. Observe a espessura do saco para lixo

A espessura do saco de lixo precisa estar alinhada com a demanda de insumos descartados. A recomendação de um distribuidor de material de limpeza é fundamental nesse momento de decisão, pois o conhecimento técnico irá permitir um investimento mais assertivo.

Em alguns casos mais extremos de uma má escolha na compra, o saco pode ser tão fino que a equipe de limpeza utiliza dois sacos para dar conta do lixo descartado na empresa. Assim, há uso de mais produto e não há garantia de resistência.

No geral, os sacos plásticos para lixo são classificados em:

  • Classe 1: para acondicionamento de resíduos domiciliares;
  • Classe 2: para acondicionamento de resíduos infectantes.

Ambas as classes também são divididas por cores, visto que sacos de lixo da classe 1 podem apresentar qualquer cor, exceto branca. Já os sacos para lixo da classe 2 devem apresentar a cor branca leitosa.

Nesse casos, se pergunte quais as necessidades que sacos para lixo devem atender em sua empresa. A espessura do saco de lixo precisa estar alinhada com a demanda.

Por isso, a recomendação de um distribuidor de material de limpeza é fundamental nesse momento de decisão. O conhecimento técnico irá permitir o investimento mais assertivo, com a espessura certa para aquele lixo que será descartado.

5. Conheça a matéria-prima

A matéria-prima com que os sacos de lixo são produzidos, é um fator importante na diferenciação dos melhores existente no mercado. Quando a matéria-prima é de qualidade, gera produtos de qualidade.

Os sacos de lixo são fabricados de um material chamado polietileno de alta ou baixa densidade – PEAD ou PEBD. Na produção  podem ser usados plástico virgem, reciclado ou até mistos.

De acordo com a ABNT saco de kixo:

“sacos para lixo devem ser confeccionados com resinas termoplásticas, virgens ou recicladas, e são classificados como para acondicionamento de resíduos domiciliares e para resíduos infectantes. Os pigmentos utilizados devem ser compatíveis com a resina empregada, de modo que não interfiram nas características de resistência mecânica e proporcionam a opacidade necessária à aplicação. Outros aditivos devem ser também compatíveis com a resina e empregado sem quantidades tais que não alterem as condições estabelecidas.”

Mesmo que produzido de material reciclado, se o processo de reciclagem foi feito de forma eficiente, o saco de lixo não vai exalar fedor. Porém, caso o material usado foi reciclado de baixa qualidade e não higienizado corretamente, consequentemente, terá cheiro forte.

Sendo assim, busque informações sobre os componentes do saco de lixo, entenda como ele foi fabricado e certifique-se de que ele siga certas recomendações e normas da ABNT e de órgãos como o Inmetro.

 6. Entenda que há lixos específicos

No descarte consciente do lixo, há ainda os lixos específicos, como o lixo hospitalar, lixos com alta capacidade de contaminação, resíduos radioativos, perigosos, entre outros.

Para cada tipo, é essencial que se cumpram as normas e regras de descarte regulamentadas por órgãos como Anvisa, Organização Mundial da Saúde e (OMS) e Ministério do Meio Ambiente.

Quais os riscos de doenças provocadas pelo lixo?

Transmissor: Moscas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Salmonelose, verminoses, desinteria, febre tifóide

Transmissor: Mosquitos

Forma de transmissão: picada

Doenças: Malária, dengue, febre amarela, leishmaniose, filariose

Transmissor: Baratas

Forma de transmissão: patas, asas, corpo, fezes

Doenças: Febre tifóide, verminoses, difteria, doenças gastrointestinais

Transmissor: Ratos

Forma de transmissão: fezes, urina, saliva

Doenças: Leptospirose, hantavirose, peste bubônica

Os sacos de lixo são um item de saúde?

A resposta é sim. Para garantir um ambiente corporativo e empresarial limpo e livre de microrganismos prejudiciais à saúde, é fundamental que o descarte do lixo seja feito de forma correta, com uso de lixeiras e sacos para lixo apropriados e resistentes.

O Ministério da Saúde recomenda a prática da destinação correta dos resíduos como ação de saúde pública, que visa a prevenção de doenças, como leptospirose, dengue, entre outras.

ABNT saco de lixo

A coleta de lixo adequada previne doenças e problemas de saúde.

O lixo, quando armazenado e descartado de maneira inadequada, é um atrativo para animais vetores de doenças e para a proliferação de ratos, baratas, mosquitos, entre outros. Por isso, a escolha de um saco de lixo de boa qualidade é tão essencial e tão determinante nas listas de material de limpeza das empresas.

Quais dicas de higiene e saúde levar em consideração?

  • Acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, e em recipientes com tampa;
  • Construa um porta lixo, para colocar os sacos e embalagens contendo o lixo, evitando que cães e gatos o espalhem;
  • Não queime lixo, pois além de poluir o ambiente pode afetar a saúde das pessoas;
  • Lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte.

Como o plano nacional de resíduos sólidos auxilia o meio ambiente e a população?

Após 10 anos aguardando aprovação, a lei Nº 11.043 referente ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), instituída pelo Decreto Federal 13 de abril de 2022, busca proporcionar diretrizes, estratégias, ações e metas para modernizar o gerenciamento de resíduos sólidos em território nacional.

O intuito é o encerramento de todos os lixões no País até 2024, já que a destinação inadequada de resíduos para aterros controlados e lixões a céu aberto é a grande responsável por quase 40% do total de resíduos coletados, ou 30,3 milhões de toneladas por ano, que é o suficiente para encher 765 estádios do Maracanã, com impacto direto no meio ambiente e na saúde de 77,5 milhões de pessoas.

Se tudo ocorrer conforme o previsto, o Planares prevê a criação de empregos verdes como motivadores para a redução dos gases de efeito estufa. Além também da valorização dos insumos descartados, por meio da reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética, resultando em um grande avanço já que atualmente apenas 3% dos resíduos sólidos urbanos são recuperados.

A Hygibras proporciona sacos de lixo com qualidade e responsabilidade

Para garantir a eficácia dos processos de limpeza e higienização de empresas, a Hygibras que  é especialista em produtos de limpeza profissional oferece sacos de lixo de qualidade, de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Por meio de uma visita, é possível conhecer a demanda e orientar da melhor forma, sobre tamanhos, medidas, cores, quantidades e espessuras dos sacos de lixo.

A Hygibras possui uma variedade de sacos de lixo que seguem a abnt saco de lixo

Dessa forma, o descarte de resíduos sólidos da empresa pode ser feito com mais atenção, cuidado e assertividade, sem desperdícios ou retrabalho. O manuseio, por parte dos profissionais que manipulam diretamente o lixo, também pode ser melhorado, garantindo mais segurança.

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre sacos de lixo presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais, nos siga nas plataformas de áudio e fique de olho em nosso site para não perder dicas e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Leia também nosso artigo sobre Produtos de Limpeza Profissional para Empresas.

6 dicas essenciais para escolher o seu saco de lixo.

Preencha o seu nome e email e receba o conteúdo em formato de [PDF]

check list de limpeza