De acordo com uma entrevista realizada pela BBC com especialista em saúde intestinal, a Doutora Megan Rossi, o intestino é o nosso segundo cérebro.

E por este motivo, o seu bom funcionamento é fundamental para se ter uma boa saúde. Quer entender mais sobre esse assunto? Fique conosco e leia até o final.

Funcionamento do intestino x Banheiro fora de casa

De acordo com especialistas, o ideal é ir ao banheiro uma vez por dia, todos os dias. Porém é considerado normal uma pessoa ir até 3 vezes ao dia ou 3 vezes na semana para evacuar.

Contudo, muitas pessoas evitam utilizar o banheiro quando estão fora de casa. Principalmente quando o assunto é o nº 2.

Geralmente, isso acontece devido alguns constrangimentos que acontecem no momento. Por exemplo: maus-odores, demora do ato, barulhos ou até mesmo a frequência com que acontece.

Além disso, os banheiros precisam ser compartilhados com outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou desconhecidos que frequentam o mesmo local. O que aumenta ainda mais o constrangimento.

FreeCô

Problemas para saúde

Entretanto, segurar o nº2 é prejudicial para a saúde e traz alguns problemas. São eles:

Geralmente eles ocorrem, pois, quanto mais tempo as fezes permanecem no intestino, mais água o nosso organismo absorve delas. Como consequência, elas se tornam mais firmes e rígidas.

Então, ao tentar evacuar, a pessoa precisa fazer maior força, e isso pode resultar numa distensão na musculatura retal (distensão do cólon). Ou ainda num aumento da pressão das veias da região (hemorroida). Ou causar algumas fissuras e traumas (diverticulite). A incontinência fecal, por outro lado, ocorre quando o corpo precisa eliminar as fezes que estão paradas há muito tempo no intestino.

 Ainda de acordo com a Dra. Megan Rossi, cerca de 70% das células do nosso sistema imunológico, vivem no intestino. Sendo assim, a saúde e o bom funcionamento dele é fator fundamental para a imunidade das pessoas.

Alteração de comportamento e humor

Ainda baseado na entrevista da BBC, cerca de 80% a 90% da Serotonina (hormônio responsável pela sensação do prazer e bem-estar) do corpo é encontrada na região intestinal.

Por esse motivo, é comum pessoas que não tem um bom funcionamento do intestino sofrerem de mal humor. O Estresse, a ansiedade e a felicidade também são influenciadas pela Serotonina. E estes, por sua vez, influenciam diretamente na produtividade e motivação das pessoas.

Funcionamento do intestino x Empresas

Cabe as empresas e demais organizações assegurar o bem-estar de todos os seus colaboradores e clientes. Ambientes limpos e organizados, incluindo os banheiros, são fatores fundamentais para tal sensação.

Desta forma, além de manter uma boa produtividade e uma convivência pacífica entre seus colaboradores, também mantem uma boa imagem e reputação com seus clientes.

Conclusão

 Em conclusão: segurar o nº 2 é prejudicial para a saúde e bem-estar das pessoas e por isso deve ser pensado pelas empresas, para que os constrangimentos desse momento sejam bloqueados.

Para assegurar um ambiente limpo e que proporcione uma sensação de bem-estar, cabe as empresas e demais estabelecimentos comerciais, se atentarem a boa higiene e limpeza de seus banheiros.

FreeCô é a solução que faltava! É a maneira mais prática e econômica para bloquear o mau cheiro do nº 2 e o constrangimento de usar o banheiro fora de casa.

O FreeCô consiste em um bloqueador de odores sanitários que atua, de forma preventiva, antes do mau cheiro aparecer. Ele possui versões em spray, pocket e agora também a versão Pró, destinada especificamente para empresas.

Para ver mais sobre esse produto, clique aqui.  

Fontes: