Um dos grandes desafios de toda empresa é se diferenciar no mercado e estar em constante crescimento, atraindo cada vez mais clientes. Para isso, existem inúmeras técnicas que podem ter a sua atenção. Uma delas é a “experiência do cliente”. Você já ouviu falar deste conceito? Se não, é bom conhecê-lo, afinal ele impacta diretamente em seu negócio.

Criando boas estratégias com foco na experiência do cliente, você consegue aumentar sua média de compras, fidelizar clientes antigos, atrair novos clientes e garantir que, com essas medidas implementadas, a experiência dos principais usuários de seus produtos e/ou serviços seja cada vez mais satisfatória.

O que é experiência do cliente?

Também conhecida como “customer experience”, a experiência do cliente nada mais é do que a percepção que o seu cliente, tem da sua marca, a partir do momento que faz qualquer tipo de interação com a empresa (seja ela online ou offline).

Inegavelmente, para garantir que essa experiência seja a mais positiva possível e converta em vendas e lucratividade para o seu negócio, é necessário ser encarada como uma estratégia. Através dela, todos os setores da sua empresa precisarão de ajustes para que a relação com o seu consumidor seja cada vez melhor, visando criar um relacionamento de confiança entre marca e cliente, ao mesmo tempo em que seja tão forte que te destaque da concorrência.

Como aplicar a estratégia?

Primeiramente, busque ações que provoquem uma percepção positiva no cliente sobre seus produtos e serviços durante o contato com ele, tanto presencial quanto online e entregue tudo sempre da melhor forma para ele. Em outras palavras:

  • Entenda seu cliente, quem são eles, quais as suas “dores”, impactos dessas “dores” e necessidades;
  • Atenda às necessidades do seu cliente da melhor forma, pensando sempre em um relacionamento de longo prazo;
  • Escute e acompanhe seu cliente em cada parte do processo;
  • Sempre dê retorno ao cliente e mantenha um canal de comunicação aberto;
  • Fidelize seu cliente com pequenas ações de forma que ele se sinta valorizado e importante para sua empresa.

Durante todo e qualquer contato, garanta que seu cliente esteja satisfeito com o atendimento e busque criar uma conexão emocional com produtos e serviços. Bem como no âmbito online ou via telefone, mantenha um tom acolhedor, solícito e informativo, sem deixá-lo sem respostas.

Nas visitas presenciais, prepare a empresa para recebê-lo de forma acolhedora. Mantenha os ambientes da empresa organizados e, se possível perfumados e decorados, com funcionários dispostos a atender bem os clientes. Certamente quando o assunto é limpeza e higiene, dê preferência a produtos profissionais e de qualidade. Pisos limpos e banheiros limpos e cheirosos costumam ter um grande impacto na satisfação dos clientes. Por isso, é sempre uma boa ideia investir em produtos de limpeza, papel toalha e papel higiênico acomodados em dispensers, sabonete líquido e álcool em gel de qualidade.

Todas essas medidas transparecem cuidado e preocupação da empresa com seus funcionários e clientes, gerando uma imagem muito mais positiva.

Como essa estratégia vai impactar o seu negócio?

Traçando uma estratégia de experiência do cliente em sua empresa, você verá grandes impactos em seu negócio e nas suas vendas. São elas:

  • Aumento da Fidelização com a sua marca, produtos e serviços;
  • Fortalecimento da marca;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aumento de compras;
  • Indicação para outras pessoas e até mesmo online.

Entendeu a importância dessa estratégia? Com toda a certeza comece agora mesmo a mudar a mentalidade da sua empresa e colha bons frutos em seu negócio! ;)

Fontes:

Blog Uotz

Blog Wittel

Blog Opinion Box

Integraej

assinatura