O que é o Guardanapo Descartável?

Guardanapo descartável é uma espécie de pequena toalha e um dos principais responsáveis por assegurar a higiene dos consumidores. Ou seja: para limpar os dedos, lábios ou até evitar que a roupa fique suja ele possui mais de uma versão como por exemplo guardanapo folha dupla ou guardanapo folha simples.

Existem vários modelos de guardanapos no mercado que são mais e menos eficientes para a limpeza. E isso, irá depender da qualidade do papel, bem como a forma com que é produzido.

Por isso, ao escolher o melhor guardanapo descartável para o seu negócio, é de suma importância levar em consideração tais questões. Desta forma, a empresa não sai no prejuízo e pode lucrar mais ao final do mês.

Se você quer saber como a escolha correta pode te gerar mais lucro, fique aqui conosco. Se desejar você pode navegar entre os tópicos.

Guardanapo folha dupla

Guardanapo Descartável: Custos e Percepção de Valor

Muitas vezes, donos de empresas buscam diminuir seus gastos a fim de equilibrar as despesas, mas procuram manter a qualidade, nas diversas áreas das empresas.

No ramo alimentício de food service, o guardanapo descartável é um dos tipos de despesas alvo. Certamente é um produto de limpeza essencial para higiene pessoal e boa imagem organizacional. Afinal, os clientes, mesmo que inconscientemente, acabam por analisar o tipo de papel e até mesmo o suporte de papel utilizado, para então gerarem uma imagem do negócio que estão frequentando. Certamente a imagem pode ser positiva ou negativa, dependendo dos produtos que utilizam, do atendimento, qualidade das instalações, entre outros quesitos perceptíveis.

Sendo assim, nosso artigo vai te ajudar a escolher o melhor tipo de Guardanapo, baseado nos vários aspectos possíveis de escolha.

guardanapo folha dupla

Cenário com guardanapo de American Cookery, 1914.

Redução de Despesas

Nos dias de hoje é comum que alguns estabelecimentos optem por mudarem os papéis que utilizam, acreditando que esta mudança poderá lhe trazer uma boa economia. No entanto a mudança não passará despercebida pelos seus clientes, seja ela no sentido de melhora ou não.

Seu objetivo, num cenário de troca por um guardanapo de pior qualidade, seria muito claro, reduzir seus custos. Como exemplo, citamos algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos que  mostram ter ocorrido uma mudança do padrão de papel de 13 por 17 polegadas (desdobrado) para 13 por 12 polegadas.

Esta medida acabou reduzindo de 10% a 12% nos custos dos restaurantes nesse quesito. A Pacific Research Group Inc. empresa que realizou as pesquisas em restaurantes e fast food, teve como parâmetro medir  por exemplo quantos guardanapos são disponíveis para cada cliente e se o acesso até eles é limitado ou à vontade.

Portanto tratou-se de uma medida que conseguiu reduzir despesas com um relativo impacto sobre os clientes, apenas a medida foi reduzida e a despesa reduzida.

Na condição de gestor de um restaurante ou fast food é muito importante observar oportunidades de reduções de despesas que tenham zero impacto sobre seus clientes ou que sejam minimizados. Antes das reduções, se faz necessário ampliar seu olhar para formas de aumentar a percepção de valor no seu estabelecimento.

Sendo assim nós separamos algumas dicas e fatores que devem ser analisados durante a compra de guardanapos e porta guardanapos.

Qual a origem dos guardanapos?

Guardanapo folha dupla

Clique na imagem para conhecer o nosso guardanapo folha dupla.

Existem vestígios de que a invenção do guardanapo tenha sido feita por Leonardo da Vinci, devido à existência de um livro de anotações de culinária escrito por ele e contendo alguma indicação sobre sua criação.

Vejamos na sequência, mais uma abordagem na história, além do informado sobre o provável invento de Leonardo da Vinci.

Segundo vários sites pesquisado no Google o primeiro guardanapo era comestível e tinha o nome de apomagdalie.

Na Grécia Antiga as pessoas comiam de tudo diretamente com as mãos, sendo assim, os levou ao uso de uma massa macia para limpar os dedos, esse era o objeto alimentício chamado apomagdalie.

Já em grandes banquetes, as vezes toalhas e água eram usadas para lavar as mãos, sendo que eram fornecidas no final da refeição.

Na Idade Média os pedaços de massa tornaram-se pedaços de pão. Já os romanos incluíram 2 tipos de panos para finalidade relacionada ao guardanapo – o sudário, uma espécie de “pano de suor” para o rosto, e o mappa, um pano para os lábios.

O papel, base dos atuais guardanapos descartáveis, que parece ter sido criado na China, encontrou um de seus primeiros usos como guardanapo, de acordo com os pesquisadores Joseph Needham e Tsien Tsuen-Hsuin.

Os pesquisadores relatam o uso como guardanapo de papel, propriamente dito, usados dentro de cestas e fornecidos para usar nas mesas, onde as refeições eram realizadas.

Idade Média e Talheres

Durante a Idade Média, na Europa, as pessoas enxugavam as mãos e o rosto com pão, roupas e tudo mais que estivesse por perto.

Finalmente os guardanapos voltaram a cena com um ar de formalidade em muitos ambientes, mas de modo especial, como toalhas para mesa.

Ademais, com a criação dos talheres, foi se dispensando o uso de guardanapos durante um tempo, sendo que seu uso passou a ser mais ornamental.

Mesmo na Idade Moderna, este item virou indispensável à mesa,  seja com foco ornamental ou higiênico, tornando-se um símbolo de educação. Inicialmente era feito de linho ou algodão e apenas em meados da década de 1970 se democratizou quando passou a ser utilizado em sua versão descartável.

Atualmente, existem vários modelos de guardanapos no mercado, que são mais e menos eficientes para a limpeza. E isso, irá depender da qualidade do papel, da gramatura bem como a forma como é produzido.

As empresas tem uma grande possibilidade de aumentar a percepção de valor na visão de seus clientes e com isso pode vir a aumentar sua receita graças ao engajamento dos clientes ao seu estabelecimento. Certamente clientes mais satisfeitos admiram mais sua empresa e a fidelidade aumenta.

Por isso, quando for escolher o melhor guardanapo descartável para o seu negócio, é muito importante que sejam levadas em consideração essas e outras questões que veremos na sequência desse artigo.

Modelos de Guardanapos

Existem no mercado muitos tipos de guardanapos. Os mais conhecidos são: Guardanapo Interfolhado, o Guardanapo Convencional, Guardanapo Folha Dupla, Guardanapo Descartável Folha Simples, Guardanapos Coloridos, entre outros. Cada um deles possuem suas características e se adequam a cada tipo de negócio.

Por isso, é importante avaliar qual será o ideal para você, baseado nos seus interesses e negócio. Especialmente avaliar qual impacto pretende causar em sua clientela.

Um papel de baixa qualidade e baixa absorção, pode resultar em uma imagem negativa da sua empresa, já que no ambiente, os aparelhos e papéis utilizados estão intimamente ligados aos serviços que você oferece para completar a experiência de consumo e compra de seu cliente.

A resistência do papel deve ser alta nos guardanapos, porém ele não deve ser tão resistente a ponto de ser “sedoso” e esparramar a sujidade a ser absorvida. Isso pode acabar gerando um consumo extremamente alto, onde o baixo valor unitário será multiplicado por dezenas de unidades, ficando a higienização por cliente, muito cara.

Guardanapo de Papel Convencional

guardanapo descartável

Clique na imagem para conhecer melhor o produto

O modelo convencional é usado sobre a mesa, e pode ser dobrado de maneiras diferentes, a fim de impressionar o seu cliente, ou com uma dobradura simples apenas como composição da mesa.

Você encontrará papéis de diferentes tipos, medidas e poder de absorção: de folha simples ou dupla, em formato quadrado ou retangular, decorado ou liso. Tudo vai depender da percepção de valor que você deseja criar em seus clientes e do tipo de restaurante que você trabalha ou gere.

Guardanapo de Papel Interfolhado

Este modelo de papel geralmente é utilizado em porta guardanapos e também possuem diferentes tamanhos e tipos de folha (guardanapo folha simples ou guardanapo folha dupla), que interferem diretamente na absorção e limpeza.

De forma geral, quanto maior a gramatura e maciez em um guardanapo descartável, melhor a experiência que o produto proporciona. Desta forma, será possível usar uma quantidade menor de guardanapo por usuário. Com isso o processo de limpeza se tornará muito mais eficiente e provavelmente mais econômico.

Certamente a maior vantagem está no sentido de que o usuário toca apenas na folha em que irá utilizar e o armazenamento das folhas restante é muito seguro e higiênico.

Tipos de Porta Guardanapo de Papel

Conhecidas pelo nome de Guardanapeiras, existem diferentes modelos no mercado: eles podem ser mais simples ou mais tecnológicos, com ou sem artes personalizadas.

Alguns tipos de porta-guardanapos ajudam a reduzir o gasto de guardanapos de papel, o que auxilia na economia e lucro da sua empresa. Por isso é importante buscar por porta-guardanapos que se adequem ao papel que deseja comprar.

Existe também modelos que permitem a colocação de propagandas e promoções, em formato de folheto, na frente do dispenser de modo que fique visível para os clientes. Desta forma, o estabelecimento personaliza seu suporte de papel e aumenta suas chances de alavancar suas vendas.

porta guardanapo

Clique na imagem para ver este modelo de porta guardanapo descartável.

Sistema de Comodato é um Bom Negócio?

Existe a possibilidade de obter as guardanapeiras por sistema de comodato, com alguns fornecedores.

Portanto com isso, além de não ser preciso aumentar os custos de seu estabelecimento desembolsando valores para a compra desses aparelhos, também não será necessário a preocupação com a quebra dos mesmos. A empresa fornecedora ficará responsável pela troca do aparelho, isso trará uma maior economia e segurança para seu negócio.

Certamente sem contar ainda que a empresa fornecedora irá disponibilizar a guardanapeira ideal para o seu guardanapo descartável e na quantidade necessária para atender sua demanda. 

Guardanapos Personalizados

Inegavelmente muito conhecido pelas lanchonetes, essa tipo de Guardanapo Descartável tem muitos adeptos visando divulgar a sua marca.

Alguns fabricantes não aprovam tal personalização devido a muitos clientes acharem ruim o fato de ter tinta no guardanapo. Certamente temos muitas opiniões quanto a isso. Seria esse o local adequado para se fazer publicidade?

Talvez sim, talvez não. Fica a critério do proprietário do estabelecimento, analisar se a personalização adiciona um custo ou se valoriza o local.

Preço e Qualidade do Papel do Guardanapo

É importante avaliar o custo benefício do guardanapo descartável que você escolheu comprar. Nem sempre os mais baratos são realmente os mais econômicos.

Calculando quanto custa o guardanapo

Certamente não custa relembrar, para fazer o calculo inicial de quanto custa os guardanapos para sua empresa podemos fazer do seguinte modo:

Divida o preço da caixa pela quantidade total de folhas e multiplique pela quantidade necessária real para a higienização, sendo assim você obtém um aspecto de despesa.

Outra frente de cálculo seria analisar qual despesa um certo Guardanapo Descartável lhe gera por ticket médio ou sobre seu faturamento e comparar com outro tipo. São análises simples de fazer e que pode lhe trazer surpresas positivas e lhe ajudar no quesito financeiro.

O Guardanapo Descartável barato pode sair caro

Ademais, muitas vezes, o guardanapo descartável mais barato é de baixa qualidade. Certamente essa baixa qualidade faz com que os clientes ou funcionários precisem usar uma quantidade maior de folhas para fazer a higienização.

O resultado disso é que, ao invés de gerar economia, podem aumentar o gasto da sua empresa, sem contar o incomodo causado por um processo de limpeza muito menos efetivo. Portando o recomendado é sempre avaliar, além do preço, a qualidade do produto, a gramatura, o tamanho ideal e tudo aquilo que estará diretamente ligado com a experiência do cliente em seu estabelecimento.

Mas e os Guardanapos de Tecido?

Além do guardanapo folha dupla e todos os outros feitos de papel, existem também os guardanapos de tecido. Eles também podem ser decorados ou lisos e de diferentes cores e tamanhos.

O guardanapo de tecido tem a função de limpar os lábios e as mãos. Além de pratico, o guardanapo de tecido pode ser utilizado como complemento decorativo. Você consegue encontra vários tipos de modelos como por exemplo lisos, com estampas, coloridos e bordados. Além disso, é possível fazer dobraduras e surpreender os clientes.

Os pontos negativos de se utilizar um guardanapo de tecido são que pelo fato de não serem descartáveis e feitos em tecido, tendem a acumular sujeiras e bactérias. Além disso os restaurantes são obrigados a higienizá-los após o único uso. O que pode resultar em um maior gasto para a empresa.

Para a sua higienização é necessário a dedicação de tempo, água e materiais para lavagem.

Guardanapos Decorativos

Em alguns casos o guardanapo é muito mais que um item que auxilia a limpeza das mãos, em alguns casos o guardanapo descartável serve como item de decoração. Uma sugestão dos experts em decoração é que sejam usadso os guardanapos com borda em renda.

Este tipo de guardanapo demonstra um nível elevado de requinte sendo considerado como uma peça “coringa” uma vez que acaba combinando com diversos tipos de locais em que for colocado, como por exemplo mesas e balcões. É possível utilizar estes guardanapos como forros para bandeja, podendo decorar também tanto a cozinha quanto o banheiro.

Guardanapo ou Toalha de Lavabo?

A principio vamos relembrar o que é um lavabo e sua funcionalidade, o lavabo é uma área da casa ou do restaurante, menor que um banheiro e serve para a higienização das mãos, este local é onde na maioria das vezes seus convidados e clientes vão passar. Muitas pessoas e restaurante tem o costume de utilizar objetos para decoração nesse ambiente com o objetivo de agradar e proporcionar um clima de maior sofisticação.

A toalha de lavabo é uma toalha pequena que tem como função principal secar as mãos após a higienização e também proporcionar um equilíbrio com a decoração ja que este objetivo pode ser personalizado com desenhos e cores diferenciadas.

Um ponto importante para se pensar é que este item também pode trazer riscos aos clientes e convidados, um destes riscos é a contaminação cruzada, a contaminação cruzada é a transferência acidental de contaminantes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde humana.

Vamos exemplificar, uma pessoa por pressa ou até mesmo descuido não faz a higienização das mãos de forma correta e ao final deste processo contamina a toalha de lavabo, logo após isso os próximos usuários correm o risco de acabar contaminando suas mãos devido o fato de acontecer o contato após a realização da higiene das mãos.

Em outras palavras, mesmo as pessoas lavando as mãos de forma correta, se a toalha de lavabo estiver contaminada ela vai acabar se contaminando após a lavagem, o que pode proporcionar sérios riscos a sua saúde e os demais naquele local.

Em casos como este acima, se houvesse um guardanapo descartável ou toalha de papel a contaminação cruzada seria evitada para todos presentes naquele ambiente.

Conclusão – Guardanapo descartável pode aumentar a percepção de valor de seu negócio

A percepção de valor de seu negócio pode vir de diferentes formas. Muito além de apenas vender e atrair mais clientes, é importante surpreender o cliente, e sempre aumentar a qualidade e o impacto que o seu cliente terá. Afinal o melhor marketing as vezes é o boca a boca.

Alguns tipos de guardanapos não são os mais indicados para qualquer estabelecimento. Certamente você pode melhorar a qualidade dos seus guardanapos com opções mais práticas fazendo pequenas alterações, como por exemplo:

Substituir guardanapos grandes de baixa gramatura e pouca qualidade por um guardanapo descartável de boa gramatura, de boa maciez e de tamanho menor. Para conhecer um exemplo de guardanapo folha dupla 21x22cm, clique aqui.

Utilizar um porta guardanapos de alta qualidade feito para guardanapo descartável interfolha ou guardanapo folha dupla interfolha, você vai evitar aqueles momentos onde o cliente pretende retirar uma folha e acaba retirando um “punhado” folhas.  Além de melhorar a percepção de qualidade utilizando bons aparelhos em seu estabelecimento, você vai evitar o desperdício e em alguns casos conseguindo até reduzir o seu custo em uso em relação aos produtos usados anteriormente, para conhecer uma ótima opção de porta guardanapos, clique aqui.

Escolhendo o guardanapo descartável e o porta guardanapo correto, você está melhorando a experiência do seu cliente, podendo gerar economia e redução de gastos, além de melhorar a percepção de valor do cliente mostrando uma preocupação e cuidado com a sua higiene.

Finalmente uma boa dica é transitar pela área de atendimento dos seus clientes em seu restaurante. Converse com eles, ouça a percepção dos pratos, das bebidas e até mesmo da limpeza e dos Guardanapos Descartáveis. Certamente a sua aproximação com a clientela é o fator de maior importância ao seu negócio! Isso sim vale ouro e vai melhorar seu resultado.

Fontes:

Anvisa

WSJ

Sweetesthome

Revista Zap