Você sabe o que é a contaminação cruzada e os riscos que pode causar a saúde? Como ela ocorre? Ou até mesmo como evitá-la?

Essas e mais outras perguntas são respondidas em mais esse episódio do podcast da Hygibras.

Nesse episódio abordamos alguns pontos muito importantes sobre o que é contaminação cruzada, os seus riscos em alimentos, na limpeza doméstica e até em ambientes hospitalares. É um tema que cada vez mais se faz presente, principalmente nos serviços de saúde, alimentação e indústrias, mas também podem ocorrer nos ambientes de trabalho e nas residências. Por sim, oferecemos algumas soluções de como se preservar desse perigo.

Geralmente os hábitos e os ambientes são os principais responsáveis pela proliferação das doenças, entender o que é a contaminação cruzada e também lançar mão de práticas, produtos e procedimentos capazes de aumentar os riscos é muito importante. Como citado anteriormente, existem alguns serviços mais propensos a ocorrerem essa contaminação, os hospitais por exemplo, são um dos principais ambientes onde é encontrada.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações no Brasil. Um estudo da OMS apontou que a maior prevalência de infecções ocorre em unidades de terapia intensiva, em enfermarias cirúrgicas e alas de ortopedia.

Para evitar a contaminação cruzada em casa você pode usar um produto desinfetante como por exemplo o desinfetante hospitalar Optigerm para limpar objetos, torneiras e maçanetas. Lembre sempre de usar um pano limpo em cada ambiente e mantenha os ambientes da casa sem nenhum tipo de umidade.

Se a limpeza estiver sendo realizada em pisos e superfícies bastante sujas, use 1 balde e 1 pulverizador com o limpador (no balde use apenas água limpa), lembre de trocar a água do balde usados na limpeza e colocar nova água para limpeza de cada cômodo.

Você também pode ler sobre o que é contaminação cruzada em nosso blog de limpeza profissional.

Se gostou das informações presentes nesse episódio, compartilhe com mais pessoas, nos siga nas plataformas de áudio e acompanhe nosso site para não perder ainda mais dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza.

Até a próxima!