Nos dias de hoje as empresas podem contar com a terceirização de alguns serviços como de limpeza, segurança, jardinagem, portaria, estacionamento, para que ela consiga focar no seu core principal.

Quando uma empresa opta pela terceirização na prestação de serviços, essas empresas, podem manter o foco na sua atividade principal e passam a contar com recursos, estrutura e mão de obra de outras corporações especializadas nos serviços contratados.

Sendo assim, a terceirização da limpeza proporcionará mais vantagens. Pensando nisso preparamos esse artigo, acompanhe e saiba todos os benefícios. Se desejar você pode navegar entre os tópicos!

Nos dias de hoje muitas empresas estão optando por fazer a contratação de serviços de limpeza

 

O que é terceirização de limpeza?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a terceirização. Terceirizar um trabalho se dá pela contratação de uma outra empresa para prestação de um determinado serviço. Sendo assim, a terceirização é uma relação comercial entre duas empresas.

A terceirização do serviço de limpeza é a contratação de uma empresa especializada nesse segmento, que dispõe de mão de obra qualificada, ferramentas, equipamentos de segurança.

 

O que é facilities?

Facilities é um termo destinado aos serviços de infraestrutura como limpeza, segurança e manutenção, entre outras atividades com a finalidade de facilitar os processos do dia a dia de uma empresa. Essas funções não estão ligadas às atividade-fim da instituição, mas sim aos serviços secundários que garantem qualidade de vida e melhores condições aos colaboradores e clientes.

 

Nos dias de hoje é importante a contratação de uma empresa especializada?

Podemos dizer que, em boa parcela das empresas de grande porte, nos dias de hoje ja é realizada a terceirização. Higienização e limpeza são fundamentais nos espaços corporativos e institucionais.

Livrar os ambientes de sujidades, vírus, bactérias e outros microrganismos é oferecer um lugar seguro e de bem-estar. Ambientes como hospitais, consultórios e restaurantes, necessitam de ações processos de limpeza e higienização muito mais rigorosos e quando executadas com excelência, são pilares essenciais para o sucesso do negócio.

 

Existem outros tipos de terceirização?

Nos dias de hoje muitos tipos de serviços tem sido terceirizados, e alguns deles são: 

Serviços jurídicos, contabilidade, tecnologia da informação, compras, limpeza, segurança, entre outros serviços especializados. Na indústria por exemplo, uma empresa de fabricação de automóveis contrata um serviço terceirizado para fazer e instalar janelas nos carros. Além dos serviços operacionais presentes em indústrias de fabricação, existem empresas destinadas a realizar o reparo de equipamentos e manutenção de máquinas.

 

Quais as vantagens da terceirização dos serviços de limpeza? 

Foco – A empresa que opta pela terceirização tem total disponibilidade para focar no seu core business e sendo assim, A terceirização de serviços secundários, como de limpeza, manutenção e até mesmo segurança, contribui para que a gestão possa direcionar sua energia e seu foco para a atividade-fim, delegando as outras ações para empresas especializadas.

Redução de custos – A empresa acaba tendo seus custos reduzidos, isso ocorre porque existe um gasto menor com encargos, além da empresa não precisar arcar com constantes capacitações, treinamentos ou compra de materiais. 

Mão de obra especializada e qualidade dos serviços – Quando uma empresa opta pela terceirização de serviços, a empresa dispõe de mão de obra especializada, fundamental para sucesso dos resultados desejados.

Uma empresa que trabalha terceirizada tem um alto padrão de qualidade na prestação do serviço que oferece. Sendo assim, quando a empresa conta com uma prestadora eficiente, ela tem como consequência direta a melhoria em suas atividades e em seus produtos. O reflexo é límpido na satisfação de todos.

Empresas terceirizadas oferecem um alto padrão de qualidade na prestação de serviços

 

Beneficios na terceirização para restaurantes

Empresas, indústrias, shoppings e hospitais estão entre os principais segmentos que se beneficiam da terceirização dos serviços de limpeza. Mas há ainda os restaurantes e cozinhas industriais que têm muito a ganhar na contratação das limpadoras terceirizadas.

No manejo seguro dos alimentos, na segurança sanitária exigida pela Anvisa no preparo e na distribuição, a limpeza e a higienização de ambientes, superfícies e equipamentos são vitais. Sabemos que a ausência de padrões de limpeza, armazenamento e preparo dos alimentos pode gerar prejuízos à saúde, causando infecções e intoxicações alimentares.

Nos dias de hoje, é fundamental a exigência de ações rigorosas de limpeza e manutenção nas cozinhas industriais, que preparam refeição para seus funcionários, por exemplo, e nos restaurantes. A limpeza especializada e profissional nesses ambientes pode gerar economia com o uso de produtos para limpeza profissional.

 

Terceirização tem riscos?

Você deve sempre lembrar de checar a responsabilidade trabalhista e financeira das terceirizadas. Existem muitos processos na justiça que envolvem essas questões e sua empresa precisa ficar protegida.

Se a empresa utilizar materiais de limpeza de baixa qualidade, sem registros e ineficazes, a segurança de seus colaboradores e a própria atividade ficarão comprometidas.

Gostou do nosso artigo?

Para conhecer mais acesse nosso site.

Referências:

Brasil Escola/UOL

Abralimp