O que é Tapete Sanitizante?

O tapete sanitizante é um tapete feito de material resistente, nele é despejada uma solução desinfetante ou anti-bacteriana com o objetivo de limpar os pés antes de entrar em algum ambiente, pode ser utilizado em casas, consultórios e clinicas.

Tapete sanitizante e os protocolos de reabertura

No combate à pandemia do novo Coronavírus, é preciso força-tarefa coletiva e ação consciente de todos. Nos processos de reabertura de empresas, shoppings e hotéis, muitas prefeituras têm incluído nos procedimentos sanitários obrigatórios o uso do tapete sanitizante.

O tapete – tipo capacho e feito de fibras de vinil ou de outros materiais de alta resistência – é capaz de suportar soluções desinfetantes para higienização dos solados de calçados.  O tapete sanitizante é inspirado no tapete pedilúvio, muito usado para desinfecção de calçados na indústria alimentícia, em frigoríficos e abatedouros.

A função deles é eliminar eventuais vírus, bactérias ou agentes contaminantes dos solados de quem adentra aos ambientes. No entanto, há diferenças entre eles e para que o objetivo seja alcançado é preciso saber como funcionam e quais as recomendações de uso.

Preparamos este artigo para te ajudar nessa missão. Vamos lá?

Tapete sanitizante e os protocolos de reabertura.

Diferença entre tapete sanitizante x tapete pedilúvio.

Comportamento do Coronavírus.

Como o tapete sanitizante funciona?

O tapete sanitizante é eficaz?

Qual o risco do chão contaminado?

Desinfetantes para tapete sanitizante.

Tapete sanitizante x tapete pedilúvio

O tapete sanitizante é um tapete – no estilo capacho – feito de material resistente e, alguns modelos, contam com uma borda para conter a solução desinfetante. Trata-se de um tipo recomendado para uso em ambientes como empresas, comércios, shoppings, hospitais, condomínios e outras áreas com alto tráfego.

Já o pedilúvio pode ser um recipiente com uma solução desinfetante dentro e não, necessariamente, um tapete. Pode ser uma bacia, por exemplo. O calçado é, de fato, mergulhado na solução, e lavado. Seu uso é mais comum em setores agrícolas, como avicultura, indústria alimentícia, frigoríficos e abatedouros.

Para uso de pedilúvio, é preciso utilizar calçados especiais, como botas e galochas, já que serão totalmente embebidos da solução.

Comportamento do Coronavírus

O novo Coronavírus ainda carrega muitas incógnitas sobre seu comportamento, mas algumas características já detectadas ajudam nas ações para seu combate. Sabe-se que ele tem alta transmissibilidade e que se espalha por meio de gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro.

As gotículas podem ficar no ar por até três horas. Estas secreções também podem ser depositadas sobre as superfícies e o contato com elas e com o nariz, olhos ou boca na sequência leva à contaminação.

Por isso, há a necessidade constante de limpeza e higienização de superfícies e ambientes. O uso de detergentes e desinfetantes, regulamentados, é indicado pela ANVISA no combate à COVID – 19.

Como o tapete sanitizante funciona?

O tapete sanitizante, ou tapete sanitário, como também é conhecido, deve ser colocado na entrada dos estabelecimentos e receber, constantemente, uma determinada quantidade de solução desinfetante. Cada modelo e marca tem sua recomendação de diluição e dosagem do desinfetante para tapete sanitizante.

O tapete funciona como uma barreira química para bactérias, vírus e outros microrganismos, além de ser uma barreira física para sujidade de maneira geral. Um solado de calçado sujo e contaminado deixará para trás resíduos e agentes contaminantes ao passar pelo tapete sanitizante.

Em shoppings, restaurantes, comércios e outros estabelecimentos que anunciam reabertura, o tapete pode ser um aliado importante e até obrigatório, mas é preciso saber usá-lo. Caso contrário, ele poderá se transformar em uma fonte de microrganismos.

Além disso, os frequentadores podem usar sapatos abertos – como chinelos e sandálias – e ter a pele exposta ao produto. Por isso, tudo precisa ser feito com cautela, orientação e procedimentos rigorosos e específicos.

 

Mas o tapete sanitizante é eficaz?

 Para que sua ação de desinfecção seja de fato alcançada é fundamental seguir certas orientações. O tapete sanitizante precisa ser entendido como parte de um protocolo completo de limpeza e higienização de ambientes, superfícies e pessoas. O item é uma ferramenta a mais na luta contra a disseminação de doenças, mas ele não age sozinho.

É preciso compreender que os produtos de limpeza têm ativos e bactericidas que reagem rapidamente em contato com o ambiente e com o material orgânico. Assim, suas funções vão se perdendo. Por isso, é fundamental que o estabelecimento fique atento em relação à reposição constante da solução sanitizante no tapete.

Como foi dito anteriormente, o tapete atua também como uma barreira física, que agarra a sujeira contida nas solas dos sapatos. Essa função de limpeza refelte também na desinfecção do ambiente, pois retém partículas potencialmente danosas.

Mas qual o risco do chão contaminado?

Esta é uma dúvida que pode surgir, pois sabe-se que bactérias e vírus não são capazes de “saltar” na direção das pessoas. Mas, então, por que higienizar o chão?

Ambientes limpos, superfícies limpas e pisos limpos oferecem mais segurança de forma geral para quem circula ou frequenta os espaços. Um chão desinfetado faz parte de um lugar todo livre de microrganismos prejudiciais à saúde.

Se algum objeto cai no chão, se algum instrumento, ou mesmo uma pessoa, tem contato com o piso, as chances de contaminação ficam um pouco reduzidas quando se tem um ambiente higienizado e limpo do chão ao teto, temos um conceito todo implementado que adiciona segurança ao ambiente.

Desinfetantes para tapete sanitizante.

Portanto para ação eficaz do tapete sanitizante é essencial que ele seja embebido de uma solução eficaz desinfetante de uso profissional. Para esta função, possuímos o Desinfetante Blanco, com tempo maior de estabilidade nos tapetes, permanecendo por uma hora.

O Desinfetante Blanco Fácil, em frascos de dois litros, é  um produto concentrado, em embalagem com dosador automático na tampa. Tem alto poder germicida, por conta do seu princípio ativo, a PHMB, que consiste em uma molécula com alto poder desinfetante e antisséptico.

Blanco Fácil é indicado para todos os locais que precisam de limpeza e desinfecção eficientes, como pisos, ralos, vasos sanitários, etc.

Outra opção é o desinfetante Concentrado Blanco Fácil 4G, em frascos de dois litros, também com dosador automático na tampa, capaz de realizar a diluição em até três taxas de dosagem. Oferece mais economia e praticidade para empresas, além da altíssima qualidade de limpeza.

O desinfetante para tapete sanitizante Blanco conta ainda com a versão em embalagens de cinco litros em duas fragrâncias, floral e lavanda. Tem alto poder germicida e bactericida, sem agredir a saúde humana e ambiental. Trata-se de uma combinação perfeita entre limpeza e desinfecção.

Fontes:

Visto primeiro em: Higiclear.