Redução de custo e aumento do lucro

Um dos principais trabalhos dos gestores de empresas é manter a receita em crescente elevação e buscar lucro para o seu negócio. Contudo, também é possível aumentar o lucro da sua empresa colocando em prática estratégias que reduzam os custos que você tem mensalmente.

E um desses custos passíveis de redução está na compra de produtos de higiene e limpeza. Leia o artigo até o final e entenda como você pode reduzir os seus custos.

Compra de Materiais de Limpeza

redução de custos para material de limpeza

A compra de materiais de limpeza é uma constante no balanço das empresas. Pois ter um ambiente higienizado e agradável, se não é obrigatório em alguns casos, pode ajudar muito na produtividade e no bem-estar dos seus funcionários, diminuindo o absenteísmo.

Uma das principais formas para diminuir os custos com essas aquisições é comprar com empresas que possuem produtos pensados para oferecer a maior eficácia e poder de limpeza, sem perder o viés do menor impacto ao meio ambiente.

Ainda vemos que muitos gestores fazem as compras de materiais de limpeza em supermercados e atacados, o que aumenta consideravelmente o custo. Sem contar que os produtos não são preparados para limpar ambientes empresariais e industriais com a mesma qualidade em que limpam ambientes domésticos.

Afinal, os produtos de uso profissional são mais concentrados e garantem uma maior eficiência e eficácia na limpeza e higiene organizacional, além de passar uma imagem mais profissional para colaboradores, clientes e fornecedores, tanto por meio dos produtos de limpeza utilizados nas tarefas de limpeza, quanto no papel toalha, papel higiênico e guardanapos de papel.

Redução de custo – Dicas

Além disso, existem outras ações que você pode colocar em prática para reduzir o custo com produtos de higiene e limpeza. Veja 5 delas:

1. Conhecer bem os produtos utilizados e as maneiras corretas de utilização deles

Assim é possível evitar, por exemplo, que a utilização incorreta traga prejuízos como danificação de superfícies e materiais ou até mesmo a compra de vários produtos que servem para o mesmo fim.

Entender que o Garra Oxiativo, por exemplo, é um produto que serve para a limpeza em geral de pisos, vidros e até lavagem de tecidos te ajuda a economizar para não comprar um produto específico de limpeza de vidros, mesas, cadeiras, paredes, portas, espelhos, pisos ou sabão em pó para lavar panos de limpeza.

2. Utilizar equipamentos e acessórios corretos e adequados (quando necessários) para limpeza e higienização

Combinar o produto de limpeza certo com o acessório ou equipamento de limpeza, também correto, irá garantir a máxima eficiência e a segurança do profissional.

Por exemplo, no caso dos papéis (toalha, higiênico e guardanapo), fazer uso dos dispensers corretos (que podem ser considerados um equipamento) garantem uma maior economia e evitam o desperdício. Borrifador de pressão ou manual, assim como o pulverizador multiuso, os panos wipers também podem ser excelentes aliados no momento de aplicação de produtos de limpeza e na limpeza em si.

redução de custos

3. Planejar e estabelecer bem a rotina de limpeza e higiene da empresa

Uma empresa que se planeja, economiza. Por isso, faça o planejamento da limpeza da sua empresa. Antecipe a negociação com fornecedores, tenha um cronograma com a equipe de limpeza.

Se forem terceirizados, busque uma negociação ganha / ganha para um trabalho recorrente. Assim você garante que o seu espaço estará sempre impecável e que você, com um bom planejamento, consegue reduzir custos.

4. Controle a gestão de estoque para evitar compras erradas e desnecessárias

Como falamos acima, planejar é essencial para quem busca reduzir custos. E uma das etapas do planejamento é ter um controle de estoque eficiente. Dessa forma, você sabe exatamente o momento em que compras precisam ser feitas e não compra mais do que precisa nem corre o risco de ficar sem os produtos em estoque.

5. Utilize produtos profissionais de limpeza para redução de custo

linha de produtos

Produtos profissionais, como falamos acima, trazem uma série de benefícios se compararmos com produtos “comuns”. Temos relatos de empresas clientes que ao passarem a usar produtos profissionais de limpeza economizam cerca de 30 a 40%.

Dentro de um orçamento de uma empresa que busca reduzir os seus custos, essa economia tem um valor muito significativo.

E você, o que você tem feito para reduzir os custos com produtos de higiene e limpeza? Conte pra gente em nossas redes sociais!