A qualidade de vida no trabalho se tornou nos últimos anos, elemento de fundamental importância na gestão de pessoas e negócios.

Os bons resultados, tanto para empresa, como para os colaboradores passam por um ambiente profissional saudável e equilibrado.

E para lhe auxiliar na compreensão desta nova necessidade, vamos abordar o que de fato é a qualidade de vida no trabalho, quais seus benefícios e como estimula-la no ambiente profissional.

A qualidade de vida no trabalho

A QVT (qualidade de vida no trabalho) é a apuração do nível de satisfação que uma pessoa manifesta em relação ao seu ambiente de trabalho.

Ela se tornou elemento fundamental nas relações profissionais. Isso porque as empresas se tornaram a segunda casa de seus funcionários. Afinal: os profissionais passam tanto ou mais tempo em seus trabalhos como em suas casas.

E essa permanência amplia a influência do trabalho em sua vida, bem como sua vida influencia seu ambiente profissional.

Por isso, zelar pela qualidade de vida no trabalho se tornou fator fundamental e estratégico nas atividades de gestão e controle empresariais.

Em suma, a forma como a estrutura de sua empresa e as atividades de cada setor e colaborador são dispostas e cobradas podem determinar a qualidade do ambiente bem como do profissional nele alocado.

As oportunidades oferecidas, a integração proporcionada, as condições de segurança e remuneração compatíveis são algumas das circunstâncias consideradas na análise da QVT. E, como consequência destas circunstâncias, constantemente as empresas precisam garantir um nível satisfatório no quesito excelência, evitando assim condições que possam impactar negativamente as relações e o resultados no trabalho.

Os Benefícios da QVT

Quando falamos de qualidade de vida no trabalho, os benefícios proporcionados pelas ações tomadas no ambiente devem se expandir e impactar tanto os funcionários quanto a empresa.

Como benefícios em destaque do lado dos funcionários temos o aumento no bem estar no ambiente profissional e a melhora na qualidade de vida de cada profissional.

Já do lado das empresas, os grandes destaques são a redução do turnover (rotatividade de funcionários ou, em outras palavras, a troca de funcionários em um determinado período de tempo) e a retenção de talentos, lançando mão principalmente da valorização de seus profissionais.

Afinal nenhuma empresa gosta ou se sente confortável com o alto grau de rotatividade de funcionários, principalmente por falta de valorização, não é mesmo?

O Estímulo à Qualidade de Vida

Diversas são as formas e caminhos para estímulo à qualidade de vida no trabalho. E você deve se atentar aos seguintes pontos:

  • Finanças

Procure sempre que possível oferecer aos seus funcionários salários compatíveis com suas atividades. Desta forma, monitore o desempenho de seus colaboradores e tente identificar oportunidades para reajustes ou bonificações conforme os cumprimentos das metas estabelecidas;

  • Investimento nos colaboradores

Capacitação e treinamento são uma mina de ouro para qualquer empresa. Assim, ao investir em seus colaboradores você demonstra que identifica seus potenciais e talentos e transmite a mensagem de que são importantes para a empresa. Desta forma você consegue trazer seus colaboradores realmente para perto e de fato obtém maior qualidade na prestação dos serviços e engajamento impar;

  • Valorização dos talentos

Procure também reconhecer os talentos de seus funcionários, e sempre que possível encaixá-los às atividades da empresa. Esta é uma maneira de mostrar aos colaboradores que eles estão em sintonia com o DNA da empresa e que são importantes na engrenagem que move a empresa;

  • Avaliação de desempenho e feedback constantes

Apesar das empresas oferecerem cada vez mais liberdade de trabalho aos seus colaboradores, não são todos que conseguem trabalhar com a auto-gestão. Por isso, é importante que a avaliação de seu desempenho, bem como os feedbacks sejam constantes. Isso ajuda a direcionar quanto a evolução pessoal e profissional dos colaboradores;

  • Ambiente de trabalho salubre

Por fim, de nada adiantará seguir as quatro orientações anteriores se o local de trabalho não for saudável. Para muitos colaboradores o simples fato de o local estar limpo já é um benefício e motivação.

Neste cenário, materiais de higiene e limpeza se encaixam perfeitamente. Itens como sabonete líquido, papel toalha interfolha e dispensers são alguns elementos que podem contribuir para um ambiente limpo e agradável.

Agora que você obteve um resumo de importantes pontos, a fim de compreender a importância da qualidade de vida no trabalho e possui algumas informações relevantes para seu estímulo é o momento de avaliar o ambiente em sua empresa e implantar as melhorias necessárias.

Pense, o que você tem feito para melhorar a qualidade de vida no trabalho?