Seja para enviar uma mensagem, checar as redes sociais ou fazer uma busca na internet, é normal as pessoas dobrarem o pescoço para olhar a tela do celular.

Mas você sabia que quanto mais você inclina o pescoço para enxergar o celular, mais pressão você acaba fazendo sobre sua coluna? E isso pode resultar em sérias consequências para a sua saúde. Afinal: à medida que você arqueia o pescoço para frente, maior o peso sobre a sua coluna.

Quer entender melhor sobre isso? Fique conosco!

Postura vs Celular

Uma pessoa, ao inclinar o pescoço levemente em 30º graus, faz com que a coluna tenha que suportar 18 kg. Isso equivale a pelo menos 12 kg a mais do que ela suportaria caso você estivesse com o pescoço esticado.

Além disso, ficam prejudicados também o funcionamento normal dos pulmões e de outros órgãos diretamente interligados a ele.

Já com o dobrado em 60º ou mais, o peso que sobre cai sobre a coluna é de 27kg, podendo resultar em dores mais severas. Desta forma, prejudica de forma incomparável a coluna, fazendo com que cada dia mais jovens procurem especialistas com complicações na espinha dorsal.

Vale ressaltar também que essa posição, segundo estudos, afeta diretamente o estado emocional das pessoas e a sua resistência ao estresse. Por isso a postura é tão importante para a manutenção da saúde física, mental e emocional.

Como reduzir os riscos na saúde

Em suma, a melhor coisa a se fazer é aprender como se manter na postura correta. Isso vai ajudar a reduzir ou até eliminar as dores no pescoço e na coluna, bem como diminuir os riscos do surgimento de problemas mais sérios.

Fonte:
* R7
* Dr. na Coluna