O que é a Máquina de lavar louça industrial?

Máquina de lavar louça industrial é um equipamento destinado a lavagem de louças e utensílios de cozinhas profissionais que possuem alta demanda nessa tarefa.

A preparação de alimentos não é um tópico que se diz respeito apenas de nutrição, mas também de saúde e higiene. É aí que entram as máquinas de lavar louça industrial, pois elas são os equipamentos que irão capacitar a limpeza e higienização dos utensílios, mas em uma escala muito maior do que a máquina convencional.

Ela pode ser comumente encontrada em cozinhas de grandes estabelecimentos que possuem uma maior demanda de serviço e que necessitam de mais eficiência, segurança e economia do que uma máquina convencional. Podemos citar os restaurantes, hospitais e até universidades.

A máquina de lavar louça industrial foi desenvolvida especialmente para uma limpeza de altíssimo nível e para diversas aplicações e setores. Elas apresentam tanto uma maior qualidade quanto confiabilidade.

Além do investimento mais alto necessário na compra de uma boa máquina de lavar louca, temos que lembrar que ela necessita de produtos específicos para permitir um funcionamento ideal. Sabão, detergente e secante para lavar louças são alguns exemplos. Porém, a economia em tempo, água, agentes químicos e praticidade são inquestionáveis.

Geralmente o investimento é baixo perto dos insumos ( energia elétrica, água, produtos, mão de obra, etc ) utilizados ao longo do ano, portanto prestar atenção ao tipo de equipamento que vai adquirir e o nível de consumo é muito importante.

A pergunta é: vale a pena para os gestores investirem em uma máquina de lavar louça industrial? Em resumo SIM.

Mas acompanhe nosso artigo para sanar essa e outras dúvidas!

Navegue entre os tópicos:

Boas práticas e saúde pública

Vantagens em usar uma máquina de lavar louça industrial:

1. Economia de água

2. Economia de tempo

3. Eficácia

4. Segurança

5. Praticidade e produtividade

Conclusão

Sugestões de detergente e secantes para máquina de lavar louça industrial

maquina de lavar louças

Boas práticas e saúde pública

Não menos importante do que uma boa máquina de lavar louca industrial é a boa higienização e limpeza do ambiente onde ocorre a manipulação, preparo e consumo dos alimentos.

Para ter um ambiente seguro e limpo é preciso sempre manter os utensílios e equipamentos sob procedimentos de limpeza muito rigorosos, e isso inclui também a higienização de frutar e verduras.

Outro assunto importante a ser tratado é sobre a contaminação cruzada entre alimentos. É muito comum de acontecer, mas pode ser facilmente evitada com o uso correto de produtos de limpeza específicos e também com a higienização apropriada de utensílios e das próprias mãos do condutor.

Para que tudo ocorra dentro dos conformes e para que as práticas sejam tomadas de forma a oferecer mais segurança aos consumidores, existe o Manual de Boas Práticas . São regras referentes a ações higiênico-sanitárias que irão garantir uma maior segurança alimentar.

Quais são as vantagens da utilização de uma máquina de lavar louça industrial?

1. Economia de água

Para começar, iremos falar sobre economia de água. As máquinas de lavar louca industrial economizam muita água, consequentemente, existe uma redução também nos custos.

Um ciclo de uma máquina eficiente pode gastar até 8 litros, lavando aproximadamente 60 itens. Um dado ainda mais interessante fornecido pela Sabesp diz que, em média, uma torneira pouco aberta durante 15 minutos pode chegar a consumir ate 117 litros.

Uma outra pesquisa realizada pelo Centro Tecnológico de Controle de Qualidade diz que a economia gerada, por ano, ao utilizar uma máquina de lavar louça é de aproximadamente 5 litros.

2. Economia de tempo

A capacidade de lavar as louças ininterruptamente é algo que se deve levar em conta. Além da lavagem continua e em grande quantidade, a redução de volume de processos de pessoas necessários para executar essa atividade é notória.

Assim dizendo, é possível realocar o profissional responsável para outra atividade, podendo ajudar até no atendimento aos clientes, melhorando o fluxo dentro e fora da cozinha.

No mercado existem máquinas que são capazes de lavar 18 pratos dentro de um minuto. Mais espantoso ainda é saber que alguns equipamentos podem chegar a lavar até 110 pratos por minuto.

Existe ainda uma economia gerada pelo uso de água quente que, além de potencializar a limpeza e economizar tempo, reduz também seu consumo.

3. Eficácia

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais a máquina de lavar louça industrial vai se tornando mais moderna. Diversas funções vêm sendo implementadas, de forma a aprimorar a maneira com que elas realizam a limpeza.

Contudo, não basta uma máquina cheia de botões e tecnologias avançadas se o produto não é de qualidade. Portanto, é de suma importância que o estabelecimento faça o uso de produtos profissionais e de qualidade, garantindo assim o resultado esperado.

Entres os produtos mais importantes para uma lavagem impecável estão: sabão específico para máquina de lavar louça industrial e o secante.

Existem algumas máquinas inovadoras que possuem equipamentos de medidor próprio que, através de sensores de PH e sujeira, as permitem fazer medições e indicar qual a dosagem necessária de cada produto para cada uma delas.

Essa tecnologia permite que essas máquinas consigam ter um consumo de produtos químicos baixíssimos, algumas chegando até 3 mililitros de detergente por litro de água e 0,15 mililitros de secante por litro de água.

Importante apontar que, além de fornecer uma limpeza de melhor qualidade para os utensílios, os produtos ainda são fundamentais para a vida útil e também pela necessidade de manutenção.

4. Segurança de uma máquina de lavar louça industrial

Outra vantagem do uso de uma máquina de lavar louça industrial é a economia garantida dos utensílios no momento da lavagem. Se usada com produtos de qualidade, temperaturas e funções corretas, a máquina irá assegurar que todos os itens não sejam danificados (diferente de uma lavagem manual, onde os riscos são muito maiores).

Desse modo, a maior segurança dos utensílios é refletida diretamente na economia, pois gastos imprevistos e orçamentos especificamente voltados para reposições são evitados.

5. Praticidade e produtividade

Por último, um ponto importantíssimo que não podemos esquecer é: as máquinas de lavar louca não necessitam de pausa e nem supervisão. Basta o funcionário colocar os utensílios na máquina e ela irá fazer todo o trabalho com uma eficácia muito maior.

Além disso, os funcionários podem executar outra tarefa enquanto os utensílios são limpos pela máquina, garantindo uma maior produtividade tanto fora quanto dentro da cozinha.

Vale ou não a pena utilizar uma máquina de lavar louça industrial?  

Podemos concluir que a máquina de lavar louça industrial possui vantagens muito significativas para qualquer empresa. O ganho com a economia de tempo e dinheiro são muito altos, sem contar o aumento da produtividade com a realocação dos funcionários e com aumento da qualidade do serviço final.

Vale lembrar que, assim que tomada a decisão de utilizar o equipamento, além de escolher a máquina mais adequada para a categoria de serviço e de demanda que os estabelecimentos necessitam, é de suma importância que os produtos de limpeza que serão usados sejam também de boa qualidade.

Hygibras: Produtos de alta qualidade e baixo custo

Para todos os restaurantes, universidades, hospitais e outros estabelecimentos que usam uma cozinha industrial, a Hygibras oferece o secante Kitch Care ® e o detergente Kitch Care ®. Com nossos produtos, as máquinas podem alcançar um melhor desempenho e ter uma vida útil muito maior.

Obs: Oferecemos aos nossos clientes, sem nenhum custo adicional, o diluidor de detergente e secante para máquina de lavar industrial.

Confira todas as nossas soluções de limpeza profissional e higiene pessoal oferecidas a baixo custo e alta qualidade que vão melhorar as condições de trabalho em todos os ambientes.

Máquina de Lavar Pratos

Máquina de Lavar Pratos – Funcionamento

Fontes:

Universidade Tecnológica do Paraná

ANVISA

UOL