Ao pensar em uma grande ou pequena empresa, logo nos vem à mente produtos, serviços, prédio, reuniões. São muitos os itens que corroboram para que uma empresa esteja em seu pleno funcionamento. Mas, você já ouviu falar que a empresa é feita de pessoas né?

Não existe organização que sobreviva sem as pessoas. Os funcionários são parte vital do funcionamento e também do sucesso da sua empresa. Eles doam seus talentos e ações todos os dias para que o seu negócio realize seus projetos, cumpra as metas e cresça rumo ao sucesso. Por isso, você deve investir nos seus funcionários.

E quando falamos de investimento, não estamos nos referindo somente aos honorários e benefícios, estamos falando em criar e proporcionar um ambiente com mais bem-estar e saúde, afinal: é o local onde eles passam a maior parte do tempo e estar bem-dispostos traz uma série de benefícios. Para entender, fique conosco!

Limpeza saúde e bem-estar é Vantagens para todos! 

Um ambiente saudável e agradável colabora com a produtividade, satisfação dos colaboradores, aumenta a ânsia pelo cumprimento de metas e gera o cumprimento de entregas com qualidade e assertividade. Isso tudo acaba beneficiando não apenas os funcionários, mas também a empresa.

Isso, sem contar que ações como essa são previstas por lei, afinal a saúde ocupacional é um setor obrigatório às empresas de pequeno, médio e grande porte.

Muito legal, né? Porém, você não faz ideia de como criar um ambiente assim em sua empresa? A seguir preparamos algumas dicas para conhecer e colocar em prática. Continue lendo o post e confira:

Invista em uma boa cultura organizacional 

Respeito e empatia são sempre bem-vindos. E essas atitudes devem ser praticadas por todos os funcionários, de todos os setores. Crie essa cultura e dê o exemplo!

Promova atividades colaborativas 

Fortalecer os laços entre os colaboradores é uma ótima pedida para criar um ambiente com mais bem-estar. Promova atividades que ajudem nesse processo, como: festas de aniversário coletivas, almoço de integração, festas de confraternização.

Invista em um espaço de trabalho agradável 

Ter um ambiente físico adequado para o trabalho é ótimo para o funcionário. Por isso, invista em itens de boa qualidade e promova melhorias sempre que for necessário e possível. Ar condicionado, boa iluminação, cadeiras confortáveis são alguns desses itens que merecem atenção.

Promova campanhas de saúde 

Campanhas de saúde incentivam seus funcionários a se cuidar. Da mesma forma, certifique-se que a sua empresa não está sendo um agente transmissor de doenças. Invista no setor de higiene e limpeza, tanto com profissionais qualificados, quanto com produtos de limpeza e de higiene adequados para ambientes corporativos, tais como: sabonete, papel toalha, papel higiênico, desinfetante, detergente, etc.

Promova bons hábitos alimentares 

Garanta que seus funcionários tenham acesso a uma boa alimentação. Você pode conseguir parcerias com restaurantes saudáveis perto do escritório e também levar à empresa alguns alimentos snacks saudáveis para o consumo dos colaboradores. Saúde e boa alimentação andam de mãos dadas!

Incentive as atividades físicas para promover limpeza saúde e bem-estar

A prática de ginástica laboral nas empresas é um ótimo começo para que seus funcionários percebam a importância de cuidar do corpo. Convênios com academias também são uma ótima ideia para a promoção do bem-estar entre os funcionários ou até mesmo o incentivo a outros esportes.

Benefícios para sua empresa com limpeza saúde e bem-estar

  • Redução de absenteísmo. As pessoas faltam menos ao trabalho e suas tarefas e procedimentos fluem melhor e tem melhor produção.
  • Maior nível de felicidade e pertencimento podem gerar melhor qualidade nas tarefas e, além disso, reduzir o turn-over, o que evidentemente tem altos custos.
  • Retenção de talentos também pode ser ampliada, em parte, com essas medidas e inegavelmente traz ótimos resultados ao seu negócio.
  • Um estudo estadunidense demonstra que para cada dólar que seja investido em saúde, pode haver economia em falta ao trabalho de até US$ 2,70. Se o assunto for de despesa médica a economia pode ser maior, cerca de US$ 3,27.

Conclusão

Todas essas ações vão colaborar para que seus funcionários estejam de bem com a vida! E isso vai impactar o seu negócio de forma muito positiva. Vai dar para notar a diminuição do estresse, a diminuição de absenteísmo e riscos de doenças, a queda de gastos com assistência médica, otimização de tarefas e redução de custos para contratar e treinar novos funcionários.

Em suma, tenha em mente que fazer bem aos seus funcionários, é fazer bem à sua empresa! Ações como essas, levadas a sério, costumam trazer ótimos resultados!