Limpeza de sofá: Quais produtos usar e como fazer?

A limpeza de sofá deve ser considerada prioridade, quando o assunto é saúde e bem-estar, assim também, como limpar sofá de maneira correta e qual produto para limpeza de sofá utilizar. O mesmo é um móvel muito famoso nas residenciais de pessoas ao redor do mundo todo, é sinônimo de conforto e descanso.

produto para limpeza de sofá

Saber como limpar sofa corretamente, é necessário para garantia de saúde, bem estar e segurança.

Nas empresas, o sofá é um artigo que auxilia na composição do ambiente, além de decorar, também permite que os clientes se sintam confortáveis enquanto aguardam ou tomam um café.

Independentemente da situação manter o sofá limpo, higienizado e bem cuidado é essencial para garantir saúde, bem estar e prolongar a vida útil do móvel.

Contudo, a limpeza de sofá é rodeada de dúvidas, principalmente sobre em como limpar sofá corretamente e qual produto para limpeza de sofá é o ideal, devido as variações de tecidos, como couro, tecido, material sintético entre outros. Entre as duas, principalmente é importante entender como limpar sofá corretamente para não danificar, manchar ou prejudicar de alguma forma a conservação do sofá.

produto para limpeza de sofa

Clique no banner e aprenda a higienizar carpetes com nosso manual gratuito.

Para esclarecer essas e outras dúvidas e auxiliar no processo de limpeza de sofás residenciais e empresariais, preparamos este artigo completo. Continue lendo e aprenda tudo sobre como limpar e como conservar por mais tempo o sofá de sua empresa ou residência.

Vamos lá?

A história do sofá

Agora vamos fazer uma viagem no tempo e conhecer a história desse item tão importante e desejado, assim como também entender como limpar sofá de forma correta. De acordo com os registros, a origem dos sofás vem dos antigos sultões dos países árabes, que teriam sido os primeiros a utilizar o móvel como um trono.

Ao contrário das cadeiras convencionais da época, eles acrescentavam almofadas e panos para que ficassem ainda mais confortáveis. Outra suposta teoria, é que os antigos egípcios já utilizavam um móvel semelhante ao sofá, mas menos confortável e eficaz para o descanso em relação ao usado pelos árabes.

 sofa

O sofá ganhou fama na Roma, por ser usado pela alta sociedade.

Segundo historiadores, os responsáveis pelo sucesso e fama do sofá foram os romanos. Na Roma antiga, era conhecido por triclinium e encontrava-se nas salas de jantar das casas. Porém, somente os homens da classe alta podiam se sentar e aproveitar o objeto para descansar, comer, conversar ou receber os convidados. As mulheres domésticas eram responsáveis pela limpeza de sofá.

Mais a frente, passamos pela Revolução Industrial, que popularização o uso do sofá e hoje é um móvel que está presente na maioria das casas e espaços comerciais.  Compõe a decoração e proporciona conforto. Existem variados modelos, confeccionados com diferentes materiais e comercializados em uma ampla faixa de preços.

Desde a época dos árabes o sofá ganhou novas formas, texturas, recortes e estruturas. Se tornando uma peça de design e muitas vezes luxo. Inclusive, foi um objeto que esteve entre os vencedores do Salão Design, na categoria Desafio da Tecnologia Embutida, deste ano.

O destaque foi para o Sofá Maré, uma criação assinada por Marta Manente, que chegou a ser usada na edição do Big Brother Brasil do ano passado. O sofá chamou atenção pela estrutura de alumínio que proporciona baixo peso, facilitando o deslocamento dos módulos.

Como já conhecemos a história do sofá e suas finalidades, nesse momento vamos entender um pouco dos modelos de sofás que existem ou já existiram ao longo do tempo:

●        Canapé

Foi criado no século 18, na França, durante o período do reinado de Luís XV e Luís XVI. Trata-se de um modelo ornamental de três lugares, com a estrutura de madeira esculpida. Seu assento, braços e encosto são estofados.

●        Chaise-longue

Esse modelo também é conhecido como espreguiçadeira, porque é um tipo de sofá que permite que a pessoa relaxe com as pernas estendidas, proporcionando conforto e bem-estar.

●        Récamier

Esse sofá, é parecido com o chaise, mas com encosto em ambas as extremidades. A diferença é que possui uma cabeceira mais alta e suavemente curvada em um dos lados.

Uma curiosidade sobre esse modelo é que ele era conhecido como fainting couch (sofá de desmaio), já que era posicionado próxima às escadas para socorrer as mulheres que tinham dificuldades para respirar por conta do uso do espartilho.

●        Divã

Um sofá que possui presença marcante nos consultórios de psicologia e psicanálise. Seu nome tem nome de origem persa (Diwan). Sua presença foi encontrada primeiramente no Oriente Médio, especialmente no período do Império Otomano. É acolchoado sem encosto, possui o braço mais elevado e inclinado com o objetivo de apoiar a cabeça.

●        Love seat ou namoradeira

O love seat é um sofá pequeno, com assento para duas pessoas, criado inicialmente para comportar as mulheres do final do século 17 e seus vestidos volumosos. Com o passar do tempo, o modelo virou o lugar oficial para o namoro de jovens casais na sala de estar.

●        Futon

Um sofá de origem japonesa, o futon é composto por um colchão recheado de algodão ou lã, sob uma estrutura de madeira que, se articulada pode virar cama.

●        Sofá-cama

É um modelo dois em um, muito versátil. O sofá-cama se popularizou na era moderna e é muito famoso hoje, sendo um dos favoritos do momento. Nos últimos anos as residências se tornaram mais compactas e pedindo por objetos mais funcionais, o sofá cama conseguiu se adaptar muito bem.

Com a comparação entre alguns dos modelos de sofás antigos e modernos, é fundamental ressaltar também que independente do modelo, a manutenção de estofados evita ácaros, traças, fungos, e previne o aparecimento e agravamento de doenças, alergias cutâneas e respiratórias, como veremos a seguir. A Higienização é responsável também por afastar até mesmo insetos, como baratas e formigas.

A importância da limpeza de sofá para a saúde humana

A limpeza e saúde estão interligadas, juntas formam um elo de compromisso com o bem-estar e a segurança das pessoas e do meio ambiente. Com isso, a limpeza de sofá é primordial, uma vez que é um móvel que possui tantos propósitos e está em extremos contato com as pessoas.

Quando a higienização é realizada de forma correta, elimina as chances de contaminação por microrganismos e fungos, diminuindo o risco para a saúde humana, devido a muitas doenças relacionadas ao sistema respiratório estarem associadas à presença de fungos e ácaros nos objetos. Por isso saber como limpar corretamente é extremamente importante e isso incluir acertar no momento da compra do produto para limpeza de sofá.

Segundo uma pesquisa realizada em residências de Campinas, por estudantes da faculdade federal de Campinas, a Unicamp, em 2003, foram encontradas uma concentração de aproximadamente 40 mil ácaros por grama de poeira entre sofá, tapete e cortina. E de acordo com alguns estudos internacionais, a presença de 500 microrganismos por grama de poeira já é suficiente para causar crise alérgica, com sintomas como a falta de ar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde a piora no quadro de pessoas com problemas respiratórios está diretamente ligada à falta de higiene nos lugares em que elas moram ou trabalham.

Doenças causadas por ácaros

Os ácaros estão presentes em diversos tecidos e objetos da casa, e na maioria das situações afetam a saúde humana de uma forma irreparável. Embora invisíveis, são grandes vilões e causadores de alergias. Um fato interessante é que pertencem à classe dos aracnídeos, assim como os carrapatos.

produto para limpeza de sofá

Os ácaros são animais microscópios que provocam reações alérgicas nas pessoas.

Os ácaros domésticos são os principais responsáveis por causar doenças alérgicas nos seres humanos, como:

  • Rinite
  • Asma alérgica.
  • Dermatite Atópica.

Esses seres microscópicos geralmente são encontrados em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas e preferem lugares úmidos. Alimentam-se de escamas de pele humana e de animais e são verdadeiras pragas domésticas, pois se reproduzem rapidamente.

Estamos imersos em um mar de ácaros, mesmo que não visíveis aos olhos em um metro quadrado de um tapete em uma residência pode conter até 100 mil ácaros. E além dos próprios microrganismos, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos ficam dispersos no ar, em uma poeira fina, que pode ser facilmente inalada, resultando às alergias.

Em decorrência disso, uma das recomendações para evitar alergias é realizar a limpeza de sofá regularmente, assim como de colchões, cobertores, sofás e travesseiros.

Em 2013, a OMS divulgou uma cartilha sobre doenças respiratórias, na qual sublinhou a associação da intensificação de doenças respiratórias com a ausência de práticas de higiene e limpeza nos ambientes em que os pacientes convivem.

Dessa forma, fica claro o quanto a limpeza de sofás e carpetes é um sinônimo de saúde e não pode ser deixada para segundo plano. É necessário criar um planejamento para realização periódicas da limpeza e higienização, seguindo os procedimentos recomendados que indicaremos a seguir.

Como limpar sofá corretamente?

Para a limpeza de sofá eficaz e segura, é preciso seguir alguns requisitos básicos. Caso contrário, o móvel sofre, com manchas e danos que vão comprometer sua vida útil, além de não ficar realmente limpo. Um desses requisitos é escolher o produto para limpeza de sofá correto.

Segundo especialistas, é recomendando criar uma estratégia de limpeza com o cronograma de limpeza e segui-lo à risca. Para limpeza de sofá mais pontual, o ideal é semanalmente. Já no caso de limpezas pesadas, é indicado realizá-las no intervalo de um ano, por meio da contratação de uma empresa especializada.

Veja abaixo algumas dicas para limpeza de sofá:

  • Não usar produtos químicos ou ingredientes caseiros
  • Seguir as instruções do fabricante
  • Fazer limpeza periódica
  • Usar panos limpos
  • Usar aspirador de pó
  • Colocar as capas de almofadas para lavar

Agora, vamos conhecer algumas dicas de limpeza de sofá de variados materiais:

Sofá de madeira:

Realizar a limpeza de sofá úmida, com cuidado para não prejudicar a madeira.

Sofá de couro:

No caso de sofás de couro, a recomendação é realizar uma limpeza diária (ou a cada dois dias) com um pano seco para remover as sujeiras superficiais e conservar para conservar o couro.

Além disso, a cada 15 dias, é indicado limpar o sofá de couro com uma esponja umedecida e um pouco de sabão de coco (ou Opticlean que é é um Detergente Neutro que foi especialmente desenvolvido para a limpeza de artigos e utensílios), esfregando bem o couro e depois é necessário passar um pano seco para remover o produto.

Sofá de material lavável (como corino, corvin, tecido plastificado, plástico)

Em materiais laváveis, como couro ou courino, é possível limpar como uma superfície de mesa de escritório e utilizar um pano úmido, com baixo volume de água, com uma solução de água e detergente neutro. A Hygibras indica o Garra Oxiativo nesse processo, por ser um multiuso que limpa, alveja, desengordura e desinfeta.

Sofá de tecido:

Para a limpeza de sofá de tecido ser mais eficaz e sua vida útil prolongar, a recomendação é realizar a impermeabilização do móvel, com uma empresa especializada. Normalmente, os sofás de tecido devem ser escovados e aspirados com frequência.

No caso da camurça, a limpeza requer muito cuidado, a dica é usar um pano levemente umedecido em água e dependendo da sujeira acrescentar detergente neutro.

Já nos sofás de suede, chenille ou jacquard, pode-se utilizar detergente neutro com uma escova de cerdas macias para limpeza diária.

Lembrando que é importante seguir as recomendações de limpeza do fabricante e evitar misturas de produtos químicos e caseiras que podem danificar o móvel e causar acidentes.

Impermeabilização de sofá e limpeza 

Sofá

A impermeabilização proporciona diversas vantagens para o sofá, como a extensão de durabilidade.

é uma forma de aumentar o tempo de durabilidade do sofá. Esse processo é a aplicação de um produto que garante o fechamento das fibras do tecido, bloqueando a passagem de líquidos para o interior do estofado.

Refere-se a um procedimento que deve ser realizado apenas por empresas profissionais, e a utilização do pulverizador na aplicação do produto sobre toda a extensão do sofá é indispensável.

Entre as vantagens da impermeabilização de sofá, está a facilidade da limpeza, além da:

Durabilidade

A impermeabilização do sofá protege o estofado, aumentando sua vida útil.

Evita as manchas

O produto aplicado garante que o sofá fique livre de manchas causadas pela penetração de líquidos.

Reduz presença de microrganismos

A impermeabilização do sofá também é aliada no combate à proliferação de fungos, ácaros e bolor, impedindo que a umidade atravesse a superfície do estofado e evitando a criação de um ambiente favorável aos microrganismos.  

Solução Hygibras para desinfecção e limpeza de sofás de materiais laváveis

Por fim, como aliado na limpeza de sofás residenciais e empresariais, a Hygibras oferece o Garra Oxiativo 4G, que é um desinfetante multiuso e limpador geral.

O Garra Oxiativo possui em sua fórmula base de Peróxido de Hidrogênio e foi especialmente desenvolvido para limpeza e desinfecção de todos os tipos de superfícies laváveis, agindo rapidamente na eliminação de vírus e bactérias nocivos à saúde humana.

Garra Oxiativo pode ser usado na limpeza de todas as superfícies laváveis, sem restrições.

A solução oferecida pela Hygibras auxilia e facilita nos procedimentos de limpeza de sofá, por ser um produto hiperconcentrado e muito versátil, também pode ser usado em todas as superfícies laváveis, sem qualquer restrição. Também restaura superfícies amareladas e encardidas.

O produto é embalado em frascos plásticos descartáveis e possui um dosador automático em sua tampa, capaz de realizar a diluição em até 3 taxas de dosagem. Isso facilita a limpeza rotineira em espaços comerciais e industriais. Sem dúvidas, trata-se de uma excelente solução com ação de limpeza e desinfecção em um único produto.

Quais as recomendações de uso do Garra Oxiativo?

O Garra Oxiativo 4G  desinfetante e limpador geral, pode ser usado para limpeza de sofá e também conservação de todas as superfícies laváveis, em diversos segmentos e ambientes empresariais (como cozinhas profissionais, restaurantes, refeitórios, indústrias, hospitais, clínicas e laboratórios, shoppings, supermercados, hotéis, escolas, entre outros).

É recomendado também para as seguintes tarefas:

  • Limpeza de todos os tipos de pisos laváveis
  • Limpeza de sofá, tapetes, carpetes e estofados
  • Remoção de mofos e bolores em pisos, azulejos e outras superfícies
  • Desinfetante em Tapete Sanitizante ou Tapete Pedilúvio
  • Limpeza de fórmicas, laminados, vidros e espelhos
  • Remoção de manchas em tecidos
  • Desengraxe de peças e motores

Em razão de sua formulação, à base de peróxido de hidrogênio, torna-se desnecessário a ação mecânica agressiva, uma vez que a sujeira fica mais fácil de ser removida, após aplicação do Garra Oxiativo 4G, garantindo um alto poder germicida, bactericida e de limpeza.

Então, agora você já sabe com qual produto certo na hora da limpeza de sofá da sua casa ou empresa. Entre em contato com a Hygibras que é especialista em limpeza profissional  e tenha um atendimento especializado em limpeza profissional para te orientar.

Leia também o artigo sobre Desinfecção, Limpeza ou Esterilização e Cronograma de limpeza.