O que é um Desengordurante?

Desengordurante Industrial ou Desincrustante são definidos como produtos químicos de limpeza, com a capacidade de remover moléculas de gordura e sujidade de superfícies sem riscar ou causar danos ao objeto.

O dedo escorrega e o aspecto fosco não é nada atraente. A gordura que adere às superfícies em cozinhas industriais é inerente ao ambiente, mas há como eliminá-la com a limpeza diária, utilizando um desengordurante industrial.

Dessa forma, do chão ao teto, o desengordurante industrial é útil nesses espaços. Além de realizar a limpeza, o produto evita acidentes, já que a gordura pode deixar o piso liso e provocar escorregões. A segurança vale tanto para colaboradores como clientes.

Portanto, além de oferecer eficácia na eliminação de gordura e de outros resíduos oleosos em cozinhas industriais, o desengordurante industrial é um item fundamental da lista de produtos de limpeza para garantir boas condições de saúde, segurança e higiene de pessoas e lugares.

Mas para garantir a eficácia do desengordurante industrial ou desincrustante, é preciso saber escolher o produto certo. Para te ajudar nessa importante missão, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e, se desejar, navegue entre os tópicos!

O que é um desengordurante?

Procedimentos de limpeza: uma questão de saúde pública

E como comprar um bom desengordurante?

Veja a composição e pH do desengordurante

Saiba quais as opções de desengordurantes disponíveis

Compreenda a diferença de preços

Teste seu desengordurante

Saiba quem é o fornecedor do desengordurante e seu posicionamento no mercado

 

Aqui temos algumas recomendações de produtos, você também pode navegar entre os tópicos.

Desengordurantes para limpeza profissional

Synd 250

Desincrustante Kitch Care

Limoniaco

Prax 32

Conclusão

 

Procedimentos de limpeza e desengordurante: uma questão de saúde pública

Em primeiro lugar, ao fazer uso de desengordurantes profissionais na manutenção de coifas e exaustores em indústrias alimentícias, cozinhas de empresas e restaurantes, os responsáveis estão cumprindo não só os procedimentos de limpeza, como também as recomendações presentes nos manuais de higiene de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde.

Antes de apresentarmos aqui as dicas para escolha de um desengordurante industrial eficaz e seguro, vale destacar que a limpeza e a higiene correta de espaços que tratam, diretamente, com alimentos é, acima de tudo, uma questão de saúde pública.

Estudo realizado pela pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública, da USP, avaliou os procedimentos de higienização em restaurantes self-service da cidade de São Paulo.

Como definição, os processos de higienização têm o objetivo de reduzir a presença de microrganismos e minimizar os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).

Finalmente, na conclusão, a análise mostrou que apenas 23,8% dos locais estudados usavam produtos adequados e somente 23,8% tinham treinamento adequado para a finalidade.

Dessa forma, o estudo concluiu que, os estabelecimentos que contavam com responsáveis técnicos, capazes de identificar e corrigir as falhas de higienização, obtiveram os melhores resultados.

Portanto, o conhecimento específico e o uso de produtos profissionais certificados e recomendados são itens que asseguram mais saúde e bem-estar aos clientes desses estabelecimentos.

E como comprar um bom desengordurante industrial?

Vamos então às dicas para fazer uma boa escolha na hora da compra do desincrustante? Alguns critérios devem ser considerados na hora de investir em um desengordurante industrial potente para indústrias alimentícias, restaurantes e cozinhas industriais. Veja só:

  Desincrustante

1. Veja a composição e pH do desengordurante

Para conhecer a composição e o pH, leia o rótulo do desengordurante. Assim como no caso dos desengraxantes, essas informações são fundamentais na eficácia do produto e no resultado de sua aplicação.

Desse modo, verifique se há na composição água, álcool, fragrância e substâncias capazes de quebrar as moléculas de gordura. Estes agentes, quando em contato com a sujeira, têm a capacidade de puxar as moléculas de gordura e promover a limpeza das superfícies e objetos.

Sobre o pH do desengordurante, é mais importante saber que ele, em conjunto com a composição do produto de limpeza, é que determinará sua aplicação ou efetividade.

Logo, pode-se dizer que, de forma geral, em relação ao PH de produtos de limpeza, variam entre alcalino, neutro e ácido. Os produtos ácidos limpam, principalmente, sujidades minerais, como o cimento; os alcalinos limpam sujidades orgânicas, como óleos, gorduras e graxas; já os considerados neutros estão ligados à remoção de sujeira leve em superfícies laváveis.

 

2. Saiba quais as opções de desengordurantes disponíveis

Antes de mais nada, em cozinhas industriais é indispensável ter bons desengordurantes. Assim, é fato que um produto de baixa qualidade exigirá seu uso quase puro para obter o resultado desejado e isso acarretará maior consumo e maior gasto com o produto.

Além da qualidade, para a limpeza diária é preciso dispor de um produto prático, dinâmico, com capacidade para ser diluído e utilizado na limpeza de pisos laváveis, azulejos, mesas, balcões, chapas, coifas, fogões e demais superfícies.

Dessa forma, é preciso conhecer e saber quais são as opções disponíveis no mercado, além de ter referências sobre cada tipo. Então, lembre-se de avaliar se o desengordurante: é eficaz na limpeza? é um produto biodegradável? qual a toxicidade? é prejudicial à saúde? qual sua taxa de diluição ?

Mas, veja bem, ao identificar um produto biodegradável, confirme se ele está registrado nos órgão competentes e se é regulamentado pela Anvisa. É uma segurança para quem vende, compra e usa.

3. Compreenda a diferença de preços

A princípio, um valor que parece convidativo e um bom negócio pode se revelar, no entanto, uma armadilha. O contrário também pode acontecer.

Assim, tanto escolher o produto mais barato pensando na economia ou escolher o mais caro achando que será o melhor pode gerar gastos desnecessários e investimentos inúteis.

Portanto, em outras palavras, um produto mais barato pode não ser eficaz para a finalidade do uso profissional e um produto muito caro pode também não apresentar o resultado esperado.

Dessa forma, comparar os preços dos desengordurantes para limpeza pesada, compreender o que cada um carrega e qual atende, de fato, às necessidades da sua empresa é uma tarefa fundamental para fazer a melhor escolha.

Certamente a taxa de diluição do desincrostante é um grande componente em relação ao seu preço. Geralmente quanto maior o teor de ativos do produto, maior o seu preço e consequentemente maior a quantidade de água que pode ser adicionada ao litro do produto.

Finalmente com isso em questão, o preço alto de 1 litro do produto, pode significar um preço muito baixo do produto diluído.

4. Teste seu desengordurante

É na prática que o resultado aparece. Por isso, teste e avalie a eficácia do desengordurante industrial no seu uso. Faça experiência com as opções disponíveis e comprove qual atende melhor a necessidade da sua empresa.

Ao testar, perceba: Qual exige menos esforços mecânicos? Tem atuação mais rápida? Entre eles qual elimina melhor a gordura? Qual agride menos o objeto ou a superfície? Depois de testar e comprovar, faça a escolha.

5. Saiba quem é o fornecedor do desengordurante e seu posicionamento no mercado

Para ter bons produtos de limpeza de uso profissional, é preciso ter bons fornecedores. Portanto, busque referências sobre quem oferece o desengordurante no mercado. Veja se a loja oferece, além dos produtos, assistências, informações e treinamentos para as equipes de limpeza.

Considere também se o fornecedor faz uso de boas práticas ambientais e sociais e se é responsável, autorizado e certificado.

Dessa maneira, ao optar por uma empresa especializada, você opta por mais segurança, eficácia e economia.

Enfim, para a escolha certa do melhor desengordurante para seu negócio, conheça os produtos disponíveis no mercado, conheça as composições, entenda os preços, avalie a qualidade do desengordurante na prática e conheça o distribuidor de produto de limpeza.

Desengordurantes para limpeza profissional

Logo, conscientes da importância fundamental de um ambiente limpo, higienizado e seguro para preparação e manipulação de alimentos, sabemos da responsabilidade de oferecer um produto de limpeza de uso profissional seguro, prático, eficaz e econômico para a indústria e comércio alimentício.

Por isso, recomendamos dois desengordurantes concentrados e potentes para remoção de óleos e gorduras em áreas, equipamentos e acessórios como, paredes, bancadas, pisos e cortadores de frios, balcões, fogões e coifas. São eles: os produtos Synd 250, Kitch Care, Limoníaco e Prax N32.

Synd 250

O Synd 250 é indispensável na indústria alimentícia, o Synd 250 pode ser utilizado, por exemplo, em frigoríficos, açougues e supermercados. O detergente e desincrustante também pode ser usado na lavagem de enxovais de restaurantes e churrascarias.

Desengordurante industrial

Este produto deve ser utilizado em áreas, equipamentos e acessórios sujos com materiais gordurosos e oleosos. Exemplo: paredes, bancadas, pisos e cortadores de frios, lixeiras, etc. Além de promover a remoção de gorduras em balcões, fogões e coifas de cozinhas profissionais.

Desincrustante Kitch Care

O Desincrustante Kitch Care é um produto com forte ação de limpeza contra gorduras animais e vegetais. Por isso, ele foi desenvolvido para ambientes industriais e garante a remoção total de crostas de gordura, inclusive carbonizadas, de fornos, grelhas e chapas em cozinhas profissionais.

desincrustante

Portanto, para conseguir a melhor performance do desincrustante é indicado que a peça seja aquecida entre 50ºC a 70ºC e desligar. Depois aplica-se o produto diluído na proporção de 1:20, ou seja, 1 parte do produto para 20 partes de água. Deixar agir entre 15 minutos à 1 hora e depois enxaguar com água e enxugar.

Limoníaco

O Limoníaco é um detergente amoniacal, isto é, um detergente desengordurante a base de amoníaco. Ele foi desenvolvido especificamente para remover de maneira efetiva óleos, gorduras animais e vegetais. Este produto tem a capacidade de remover outros tipos de sujidade de diferentes naturezas químicas.

Desincrustante

Produto indicado para todas as superfícies laváveis. Como por exemplo pisos (exceto os de madeira), azulejos, mesas, balcões, coifas, etc. Por isso, o Limoníaco é especialmente indicado para a limpeza de cozinhas industriais e refeitórios.

Prax 32

O Prax 32 é um detergente desengordurante super concentrado. Por ter em sua composição alta concentração de ingredientes ativos, é ideal para a remoção total de óleos, graxas e gorduras, de origem animal, vegetal e mineral, em superfícies sensíveis ao pH alcalino.

Desengordurante industrial

Por isso, indicamos o produto para ser utilizado em áreas, equipamentos e acessórios sujos com graxa e oleosos, como chassis e motores, peças usinadas, ferramentas, máquinas operatrizes, pisos, bancadas, paredes, vidros, etc.

Além disso, Prax 32 pode ser aplicado na limpeza de pisos laváveis, azulejos, mesas, balcões, chapas, coifas, fogões e demais superfícies de cozinhas profissionais e refeitórios.

Conclusão

Finalmente, é muito importante que você siga as dicas que compartilhamos aqui antes de escolher o seu produto desengordurante ou desincrustante. Desse modo, você faz boas e conscientes escolhas, para oferecer as melhores condições de limpeza, saúde e segurança para todos.

Portanto, estamos à disposição para te ajudar! Gostou das informações que dividimos aqui? Então, compartilhe com mais pessoas, veja mais dicas e conheça nossos produtos.

Fontes:

USP – Faculdade de Saúde Pública

Ministério da Saúde