O que significa sistema de cores de limpeza?

Ao realizar uma limpeza profissional, é importante atentar-se aos materiais e produtos utilizados em cada ambiente, com intuito de evitar a contaminação cruzada, que é o termo usado no ato de transferir germes e bactérias do banheiro para a cozinha, por exemplo. Utilizar materiais destinados para cada local, principalmente quando segmentados por cores de limpeza, é uma maneira inteligente de impedir esse cenário. Este método é conhecido como “limpeza por cores” ou “Limpeza codificada por cores”.

A partir dessa padronização pode-se fazer uso de materiais de trabalho com cores diferentes para cada área ou atividade exercida. O principal objetivo é organizar, padronizar e tornar mais segura a higienização de cada ambiente. Com isso, ao longo deste artigo, vamos falar sobre a relevância e a necessidade de manter ambientes diversos adequadamente limpos e higienizados, com o propósito de fornecer um local seguro e saudável para todos.

Além disso, vamos tratar do método de atribuir cores de limpeza distintas aos equipamentos e ferramentas de limpeza, como panos, rodos, pulverizadores, esponjas, pás e baldes, para cada ambiente específico, tornando a limpeza profissional ainda mais eficiente. Acompanhe a leitura ou se preferir, ouça esse conteúdo em formato de podcast.

Qual a importância da higiene e das cores de limpeza em ambientes profissionais e públicos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a limpeza ajuda a remover patógenos ou reduzir significativamente a carga desses agentes em superfícies contaminadas, e é a primeira etapa para  qualquer processo de desinfecção. A limpeza com água, sabão (ou detergente neutro) e algum tipo de ação mecânica (escovação ou fricção) remove e reduz a sujeira, detritos e outras matérias orgânicas, como sangue, secreções e excretas.”

Com essa definição, é possível notar quanto a higiene e a limpeza são mecanismos que desempenham um papel vital na manutenção de um ambiente saudável e seguro. Quando falamos de locais profissionais e públicos, a limpeza profissional se torna ainda mais essencial e crucial.

Isso porque esses locais são movimentados por várias pessoas ao longo de um mesmo dia com diferentes níveis de imunidade. Quando a limpeza é inadequada, o espaço se torna mais propício para a propagação de germes e bactérias, aumentando o risco de infecções e doenças.

+SAIBA MAIS: Biossegurança – 5 dicas para implementar em sua empresa

Dessa forma, em ambientes públicos e profissionais, nos quais há maior movimentação constante de pessoas, contato com superfícies variadas e contato com maior quantidade e variedade de microrganismos, a prática de dividir cores de limpeza profissional é uma aliada fundamental para se oferecer um espaço mais seguro e saudável, colaborando também para outros aspectos como nas questões mencionadas a seguir:

Quais as ferramentas e acessórios para limpeza com sistema de cores?

Para alcançar os objetivos da limpeza e padrões exigidos, em ambientes técnicos como da saúde e do setor alimentício, é importante ter em mãos ferramentas divididas por cores de limpeza.

Com isso, essas ferramentas, como panos, rodos, pulverizadores, esponjas e fibras de limpeza, tem sua função e seu papel específico a desempenhar. Sem eles, os processos de limpeza não podem se realizar de forma completa e adequada.

Diante da especificidade de cada artigo, temos, por exemplo, os panos que são usados para limpar e desinfetar superfícies, especialmente grandes superfícies como pisos e paredes.

limpeza por cores

Agilize sua higienização, facilite o treinamento e elimine a contaminação cruzada adotando o sistema de limpeza por cores.

Agilize sua higienização, facilite o treinamento e elimine a contaminação cruzada adotando o sistema de limpeza por cores.

Já os recipientes pulverizadores têm como objetivo oferecer uma distribuição uniforme de produtos de limpeza, enquanto os baldes servem para facilitar o transporte de água ou misturar e transportar as soluções de limpeza de um lugar para outro, lembrando sempre de dividir pelas cores de limpeza.

Entretanto os acessórios de limpeza entram em contato direto com a sujidade, seja numa janela ou dentro do vaso sanitário. Sendo assim elas têm potencial para contaminar superfícies, se usadas de modo errôneo e sem profissionalismo.

Ainda em relação aos equipamentos de limpeza profissional, temos as luvas e sua função de proteger as mãos dos profissionais que vão manipular os produtos e realizar os procedimentos de higienização. O uso correto das luvas passa pela iniciativa de se utilizar várias delas, setorizadas por cores de limpeza, sendo importante para evitar a contaminação cruzada de ambientes como veremos a seguir.

Como aplicar a regra das cores de limpeza e como ela colabora para um ambiente mais seguro?

Seguindo nossa missão de entendimento sobre a importância da limpeza em ambientes públicos e profissionais e sobre os utensílios utilizados, chegamos agora ao ponto principal do nosso artigo: A regra das cores de limpeza ou a limpeza codificada por cores.

Vamos começar esclarecendo que a regra das cores de limpeza profissional define um método que indica o uso de cores diferentes de ferramentas para cada ambiente.

Desse modo, podemos encontrar no manual “Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies”, elaborado pela ANIVSA, algumas indicações referentes ao uso utensílio de cores diferentes. Vejam só:

  1. Recomenda-se o uso de baldes de cores diferentes. Devem ser utilizados, preferencialmente, os confeccionados por materiais que não corroam no decorrer do tempo ou que provoquem ruídos;
  2. Colocar os EPI apropriados para a realização da limpeza. Preferencialmente, as luvas de quarto e banheiro devem ter cores distintas;
  3. Recomenda-se a utilização de um pano para mobília e outro, para o piso (tamanhos de panos diferentes e baldes de cores diferentes);
  4. Recomendam-se a utilização de cores diferentes de luvas de borracha (ASSAD & COSTA, 2010), como luvas de cor clara e de cor escura (um ou dois tons acima da cor clara). Luvas de cor escura: usadas na limpeza e desinfecção de superfícies onde a sujidade é maior (Exemplos: pisos; banheiro; rodízios de mobiliários; lixeiras; janelas; tubulações na parte alta). Luvas de cor clara: usadas na limpeza e desinfecção de mobiliários (Exemplos: camas, mesas, cadeiras, paredes, portas e portais, lavatórios/pias).

Sendo assim, as chamadas cores de limpeza tem sua importância evidente, pois é capaz de evitar ou causar casos de contaminações cruzadas, melhorando ou piorando a eficiência da limpeza e deixando o espaço mais ou menos seguro para todos.

Modelos de cores de limpeza ou limpeza por cores:

Como vimos até aqui, a estratégia de limpeza codificada por cores é uma maneira inteligente e eficiente de prevenir a propagação de germes e bactérias de uma área para outra.

A regra das cores na limpeza pode ser compreendida como um conceito simples, mas impactante, já que a simples troca de ferramentas entre ambientes pode impedir uma contaminação indesejada.

Com isso, a cor passa a ter uma função essencial, pois age como um código visual rápido e simples de entender, garantindo que cada ferramenta seja utilizada no seu determinado ambiente, aumentando o poder da limpeza e preservando a saúde e segurança de todos.

A limpeza por cores ajuda a organizar o espaço de trabalho.

Embora não haja regras legais para cores de limpeza para cozinhas, escritórios, industrias e outros locais, existem sugestões de cores para alguns setores que ajudam os funcionários a navegar efetivamente na limpeza por cores.

+SAIBA MAIS: Cursos de Limpeza Profissional.

Mas como podemos fazer o uso da diferenciação das cores na limpeza? Veja a seguir um exemplo prático:

Pensando em uma empresa com 4 grandes espaços ou áreas:

  1. Copa e refeitório;
  2. Escritórios e salas de reuniões;
  3. Banheiros com suas áreas menos críticas;
  4. Banheiros com suas áreas mais críticas em relação a contaminação.

Para limpeza desses espaços, poderíamos usar ferramentas de limpeza da seguinte maneira:

  1. Utensílios de cor verde para a copa e refeitório.
  2. Utensílios amarelos para o escritório.
  3. Utensílios vermelhos para o banheiro, na superfície crítica.
  4. Utensílios azuis para os sanitários em suas áreas menos críticas.

Desse modo, com as cores de limpeza pré definidas para cada área, mesmo em um rápido olhar, a pessoa responsável pela equipe de limpeza e especialmente seus funcionários, que serão capazes de identificar qual artigo deverá ser usado em determinado local.

Quais são as vantagens do sistema de cores para limpeza?

A principio vale destacar que o uso de diferentes cores nos processos de limpeza gera impactos positivos nas instituições. Sem dúvidas, o mais importante deles é a prevenção da propagação de germes e bactérias. Quando não há uso de cores para especificar o uso de um artigo de limpeza, ele passa a funcionar como um meio de transporte que leva os microrganismos de um lado para o outro e dissemina os perigos ao invés de eliminá-los.

Portanto, quando se usa a regra das cores, é possível evitar que um artigo seja vetor de doenças.

Além disso, a prática da diferenciação de cores de limpeza facilita o treinamento de novos profissionais da equipe de limpeza, já que eles podem identificar facilmente qual utensílio usar em cada ambiente. Os treinamentos e cursos de limpeza profissional são muito importantes nesse momento.

LEIA +: Treinamento para limpeza profissional, como realizar?

Outro benefício da limpeza por cores é a otimização do tempo e dos recursos. Com a identificação visual clara de cada equipamento ou produto, os colaboradores podem encontrar rapidamente o que precisam, evitando perda de tempo e aumentando a eficiência das tarefas de limpeza. Além disso, essa abordagem também contribui para uma melhor organização dos materiais de limpeza, evitando desperdícios e reduzindo os custos operacionais.

Exemplo de cartaz com a limpeza codificada por cores.

A limpeza codificada por cores contribui para a prevenção de acidentes. Ao estabelecer um sistema claro e visualmente identificável, os funcionários conseguem identificar facilmente quais produtos e equipamentos são adequados para cada tarefa. Isso reduz o risco de erros e garante que os colaboradores estejam protegidos ao lidar com substâncias perigosas. Por exemplo, um funcionário não utilizará acidentalmente um produto corrosivo em uma superfície sensível, pois saberá que a cor do produto é destinada a uma área específica.

Outra contribuição está na eficiência. A limpeza por cores também contribui para a organização e a padronização dos processos de limpeza. Com a atribuição de uma cor específica para cada tipo de tarefa, fica mais fácil identificar os produtos e equipamentos adequados para cada situação, evitando erros e garantindo a eficiência da limpeza.

Resumindo, as vantagens da implementação de cores de limpeza são:

  1. Evitar a contaminação cruzada;
  2. Facilitar o treinamento da equipe de limpeza;
  3. Otimizar tempo das atividades de limpeza;
  4. Colaborar para reduzir acidentes de trabalho;
  5. Ampliar a eficiência da limpeza.

Em suma, a regra das cores de limpeza também contribuem positivamente para melhoria da imagem do setor da limpeza e da organização como um todo. Os colaboradores, clientes e visitantes da instalação notam a implementação do sistema de limpeza por cores e elogiam os resultados e a visão da organização.

+LEIA MAIS: Contaminação cruzada : Quais riscos e contaminações?

Como inserir o sistema de limpeza codificada por cores na sua empresa?

Como sabemos, os benefícios do uso das cores na limpeza profissional são muitos, e para se ter acesso a eles você pode seguir os seguintes passos:

  • Determinar os ambientes e atividades que precisam ser limpas, atribuindo uma cor a cada uma delas. Por exemplo: Vermelho para banheiros nas superfícies críticas; verde para cozinhas e áreas de manuseio de alimentos; azul para áreas menos críticas dos sanitários e amarelo para as áreas administrativas.
  • Obter ferramentas e produtos de limpeza nas cores definidas. É importante se certificar que cada carrinho de limpeza esteja equipado com os materiais e produtos químicos necessários e que sejam usados apenas dentro do ambiente para o qual foram designados.
  • Orientar sua equipe de limpeza para usar o sistema cores de limpeza corretamente. Dessa maneira, explique a importância de evitar a contaminação cruzada e como o sistema de cores vai ajudar a alcançar esse objetivo.
  • Realizar monitoramento de forma regular no uso do sistema de cores para garantir que ele esteja sendo seguido corretamente.

Dentre uma lista de insumos que podem ser implementados como parte do procedimento de cores de limpeza os equipamentos e acessórios são a base da lista. Sem eles a implementação não ocorre.

É importante atribuir cores de limpeza distintas aos equipamentos e ferramentas de limpeza.

Confira quais são os materiais comercializados pela nossa empresa para embasar a limpeza por cores:

Lembre-se que o sistema de cores de limpeza é uma técnica estratégica dentro da limpeza da sua empresa, mas para que funcione de fato, é preciso garantir as práticas de higiene e segurança em todas as etapas do processo. Em resumo, o sistema de cores de limpeza é uma estratégia importante, adotada por empresas para otimizar a limpeza e evitar a contaminação cruzada nos ambientes públicos e coletivos.

limpeza codificada por cores vermelho

Exemplo de cartaz com a limpeza codificada por cores.

Desse modo, um dos maiores benefícios do sistema de cores na limpeza é a diminuição do risco de contaminação cruzada (situação na qual há transferência de agentes nocivos de um ambiente para outro por meio do compartilhamento de materiais e produtos químicos). Além de ser mais seguro, o sistema de cores também contribui para agilizar a rotina de limpeza, facilitar a identificação das áreas que precisam ser limpas e facilitar o treinamento e compreensão da equipe de trabalho.

Somente empresas responsáveis e envolvidas com o sucesso do cliente tem autoridade para conduzir, em conjunto, um processo que certamente tem enorme potencial para colocar o seu departamento de limpeza em grande distinção no mercado.

Esclarecer dúvidas, orientar e oferecer sempre o melhor em técnicas e produtos de limpeza profissional é a nossa missão na Hygibras. Conte sempre com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades de sua empresa.

Se você gostou das informações sobre o sistema de cores de limpeza presentes nesse artigo, compartilhe com mais pessoas, nos acompanhe nas redes sociais sobre limpezanos siga nas plataformas de áudio de limpeza profissional e acompanhe nosso site para não perder dicas de limpeza profissional e conhecer nossas soluções de limpeza profissional.

Até o próximo artigo sobre produtos de limpeza profissional!

Referências: