Uma empresa bem-sucedida possui diversos pilares que sustentam o seu crescimento no longo prazo. E um dos aspectos mais importantes é o cuidado com os seus colaboradores. Mantê-los felizes, motivados e engajados é uma forma de não só melhorar a produtividade da sua equipe, mas de fidelizar aqueles profissionais que entregam bons resultados e evitar faltas no trabalho desnecessárias. Tudo isso afeta diretamente o lucro do seu negócio.

Um dos indicadores que mostram que há algo errado com o seu corpo de colaboradores ou com a gestão da sua empresa é o absenteísmo, ou índice de falta de funcionários no trabalho. Vamos entender um pouco mais sobre as principais causas e como você pode reduzir a falta de funcionários no trabalho?

Entendendo o Absenteísmo

Nós podemos definir o absenteísmo como faltas no trabalho não programadas pela empresa. E quando falamos sobre essas faltas, também incluímos as saídas antecipadas ou chegadas tardias, que acabam gerando custos extras para o empregador.

Para se ter uma ideia, de acordo com estudo da empresa Circadian, o absenteísmo em excesso custa para o empregador US$ 2.660 por cada colaborador por ano, nos Estados Unidos. Isso corresponde a US$ 266 mil por ano para uma empresa com 100 pessoas, por exemplo.

Existem diversos motivos que levam funcionários a faltarem no trabalho. Infelizmente, em alguns casos não há muito o que fazer. Porém, você como patrão pode se atentar a alguns pontos que contribuem para o aumento do absenteísmo na sua empresa.

Principais Causas de Absenteísmo

Ainda de acordo com a Circadian, as causas mais comuns do absenteísmo, são:

  1. Doenças dos colaboradores – 30%
  2. Questões pessoais – 27%;
  3. Assuntos familiares – 20%
  4. Estresse – 12%;
  5. Mentalidade de direito (pessoa se considera no direito de faltar) – 12%.

Agora que você já sabe quais as principais causas da falta no serviço, vamos ver como você pode atuar para reduzi-las?

Como Reduzir o Absenteísmo

Reduzir a falta de funcionários nem sempre é uma tarefa fácil, mas todo gestor pode começar mapeando quais os funcionários que mais se ausentam e quais são os principais motivos.

Com essas informações em mãos, você pode diagnosticar as principais causas, descobrir se há algum padrão na empresa e entender como você pode aplicar uma política efetiva de redução de faltas no trabalho para aumentar a efetividade dos seus funcionários.

Veja abaixo 5 dicas de como reduzir o absenteísmo: evitar doenças, faltas e atestados médicos em empresas!

  1. Incentive os colaboradores a cuidarem da higiene

Os cuidados tanto com a higiene pessoal quanto no ambiente de trabalho ajudam a manter um ambiente saudável e sem a proliferação de doenças. A falta da higiene e limpeza aumentam a proliferação de doenças e, por consequência, faltas e atestados.

Além disso, o bem-estar e a disposição para trabalhar também aumentam quando o ambiente é limpo e as pessoas que nele atuam sentem-se bem e seguras.

Aposte em kits de higiene simples para auxiliar a limpeza e organização do ambiente de trabalho. Dois itens fáceis de implantar na empresa são os kits com álcool em gel e as flanelas com produtos de limpeza.

  1. Invista em bons produtos de limpeza para a sua empresa

As mãos são os principais meios de transmissão de bactérias e germes. Por isso, invista em uma boa estrutura de limpeza com sabonetes (líquido ou espuma), toalhas de papel descartáveis e álcool em gel. Dessa forma você evita possíveis contaminações nos ambientes de trabalho.

Temos um artigo que citamos os 10 locais mais infectados do nosso dia-a-dia. Clique aqui para ler.

  1. Trabalhe a saúde física e mental dos funcionários

Problemas de saúde mental e física são dois dos principais motivos de ausência de funcionários em uma empresa. E promover campanhas internas de saúde ocupacional, bem como incentivar a prática de ginástica laboral e demais atividades físicas, ações de vacinação e conscientização de qualidade de vida são exemplos de ações que auxiliam na redução do absenteísmo.

  1. Faça a promoção de bons hábitos alimentares

A alimentação é assunto importantíssimo quando falamos na produtividade dos funcionários. É através dela que os seus funcionários têm acesso aos nutrientes que dão energia para uma jornada de trabalho e para se manter saudável.

E você pode incentivar a adoção de bons hábitos alimentares, seja oferecendo opções saudáveis na cantina da empresa ou parcerias com estabelecimentos e profissionais que ajudem os funcionários a conquistar uma melhor qualidade de vida. Menos dores e idas ao médico significa um menor índice de absenteísmo.

  1. Reconheça e valorize os funcionários

Valorizar e reconhecer os méritos dos funcionários é uma ótima forma de aumentar a autoestima e a motivação, já que todos gostamos de ter o trabalho reconhecido, não é mesmo?

Além disso, o reconhecimento pode ser por uma meta atingida, um bom projeto desenvolvido ou por manter o seu ambiente de trabalho limpo e organizado.

Um ambiente saudável está relacionado às formas de higiene nele aplicadas. Não basta apenas a empresa investir na limpeza e manutenção dos espaços, é necessário que os funcionários colaborem também para isso.

Ambientes sujos e bagunçados influenciam diretamente no desempenho profissional e pessoal. Por outro lado, quando mantemos a limpeza no ambiente de trabalho, conseguimos obter melhor aproveitamento de todos os espaços, além de reduzir o desperdício de recursos.

E você, como tem trabalhado para reduzir as ausências de funcionários? Conte pra gente em nossas redes sociais!