O que é cera auto brilho?

A cera auto brilho é um produto que tem como função auxiliar o processo de limpeza, este produto tem como objetivo proteger o piso, ele forma uma camada resistente e duradoura que deixa um brilho intenso na superfície.

Chegar em um ambiente e ter sob os pés um piso limpo, brilhante, seguro é um bem-vindo e tanto. Ter uma boa aparência nos pisos de empresas, clínicas, hospitais, instituições e indústrias pode ser conquistada e mantida através do uso de ceras auto brilho.

Para garantir que a cera auto brilho obtenha o resultado desejado e que o piso fique protegido, com brilho e seguro é preciso acertar no momento da escolha do produto de acabamento acrílico. Esta enganado se você pensa que pode usar qualquer cera auto brilho em qualquer piso.

Existem especificidades que precisam ser observadas na hora da compra. Tipos de pisos, efeitos desejados e componentes são alguns dos fatores que precisam ser considerados.

Conheça agora o artigo que preparamos sobre a cera auto brilho e faça a compra da lista de material de limpeza da sua empresa de maneira correta e económica. Se desejar você pode navegar entre os tópicos.

cera auto brilho

Quais fatores considerar na hora da escolha da cera?

Proteção, maior poder de brilho, fácil limpeza, resistência à água e ao esfarelamento são alguns dos itens que devem ser observados e considerados no momento da escolha da cera auto brilho para integrar a lista dos produtos de limpeza para sua empresa.

Confira abaixo como analisar uma cera auto brilho:

1. Auto brilho: um piso brilhante é um piso que chama atenção. Ambientes ganham mais elegância e sofisticação com um chão que brilha. Um espaço ganha em acolhimento e sensação de bem-estar com um revestimento que reflete cuidado.

Para se ter brilho, é indispensável que a superfície seja plana e a película, no caso a cera, tenha refletividade. Quando o piso não é perfeitamente plano – como o granito apicoado, por exemplo -, a luz acaba por refletir em diversas direções, causando a sensação de brilho embaçado e opaco.

Em relação à cera auto brilho, as melhores para garantir brilho são as incolores, constituídas de materiais transparentes, que não absorvem a luz, e assim têm maior capacidade de refletir e potencializar o efeito do brilho.

Assim, uma boa cera acrílica incolor para piso é aquela capaz de preencher os vales e as cavidades dos revestimentos resilientes e feita de material não absorvente, que possibilita que toda luz – ou quase toda – seja refletida em uma única direção, gerando brilho intenso, claro e nítido.

2. Fácil limpeza: a cera líquida acrílica que preenche as cavidades do piso impede que partículas de sujeira se acumulem nessas espacinhos, tornando mais fácil a limpeza do chão.

3. Proteção: uma das principais funções da cera auto brilho é proteger o piso. A circulação frequente de pessoas, o atrito dos calçados e dos resíduos que eles carregam nas solas causam desgaste, por mais resistente que seja o revestimento.

O uso da cera auto brilho, de forma adequada, pode ser visto como um ato de preservação do patrimônio, pois a troca do piso de uma grande área pode exigir um alto investimento, além da imagem negativa que um piso mal cuidado ou desgastado pode gerar.

Os níveis de proteção e resistência da cera auto brilho estão, diretamente, relacionados à dureza dos sólidos utilizados em sua fórmula. Assim, quanto mais dura a película sólida da qual o produto é feito, maior será a proteção oferecida por ele ao piso.

4. Cera antiderrapante: item de segurança fundamental para os usuários do ambiente, a escolha da cera auto brilho deve considerar seu poder antiderrapante. A cera auto brilho, ao reduzir a resiliência do piso, penetrando em suas cavidades, acaba por reduzir também o atrito entre as superfícies (piso e sola do sapato), deixando o chão mais escorregadio.

Por isso, para garantir um lugar seguro para circulação de pessoas, é imprescindível observar, cuidadosamente, a constituição dos sólidos que compõem a cera e certificar-se de as características antisleeping estão preservadas.

5. Resistente ao esfarelamento (powdering): ao pensar em cera, uma imagem comum que pode vir à cabeça é daqueles pedacinhos soltando e se espalhando pelo espaço todo diante do tráfego intenso. Este efeito de esfarelamento chama-se powdering.

Na hora de comprar uma cera, é importante checar a formulação para confirmar a presença de agentes coalescentes, que impedem o esfarelamento.

Outra questão que pode causar esse problema é a má preparação do revestimento para receber a cera acrílica para piso – resíduos de sujeira ou de detergentes comprometem a aderência e aplicação.

6. Removível: uma boa cera auto brilho deve ser resistente à água ao mesmo tempo em que deve ser de fácil remoção quando se utiliza os produtos apropriados.

De tempos em tempos, é preciso remover o acabamento acrílico para evitar acúmulo de películas e a perda das características específicas do piso. Assim, os removedores devem ser feitos à base de substâncias especiais, capazes de agir sobre a película da cera, dissolvendo-a.

7. Estável à luz e à oxidação: uma boa cera auto brilho ao ser aplicada não altera as características aparentes do piso, como cor e textura. A qualidade da cera está em ela não depositar um filme que pode amarelar ao longo do tempo.

A alteração de cor, geralmente, é causada por reações de oxidação, desencadeadas pela luz e calor, quando se tem um filme de baixa resistência.

8. Resistente ao Black Heel Marking: a abrasividade entre e película de cera e a sola dos sapatos pode causar marcas pretas no piso. Este efeito pode ser minimizado pela adição de aditivos lubrificantes na cera.

Uma cera auto brilho com formulação equilibrada possui aditivos lubrificantes em quantidades precisas, reduzindo o efeito de black heel, sem, no entanto, tornar o piso escorregadio ou comprometer sua ação antiderrapante.

9. Resistente à água e ao detergente: pisos de madeira não devem ser lavados, mas ainda assim, nos processos de limpeza, podem ser usados panos úmidos, por exemplo.

Para que as ceras sejam viáveis e econômicas, a aplicação delas deve gerar uma espécie de filme lavável, impedindo que a cada limpeza – úmida ou molhada – a sua película seja removida.

Sem essa boa capacidade de resistência à água e ao detergente, a cera exige reaplicações frequentes, o que inviabiliza e encarece seu uso.

10. Preço da cera auto brilho: encontrar o produto ideal para o enceramento da sua empresa é um investimento patrimonial. Uma cera de qualidade e de uso profissional vai garantir a proteção do piso, a durabilidade dele, sua beleza e elegância.

Nem sempre a cera mais cara será a melhor para seu negócio, nem a mais barata será uma boa ideia. Para decidir, é preciso saber da necessidade e dos objetivos desejados com o produto.

Tipos de piso em empresas e instituições

Antes de falar sobre a como escolher uma cera auto brilho, é preciso conhecer os principais tipos de pisos que fazem parte do revestimento da maioria das empresas e instituições atualmente. Vamos lá?

Para começar, há dois tipos: os quentes e os frios.

  • pisos quentes: são os de madeira ou carpete. Entre os mais comuns são os assoalhos ou tacos de Ipê e Jatobá. Depois de instalados, estes revestimentos podem receber acabamentos sintéticos ou naturais para torná-los impermeáveis. Já quanto os carpetes, há os de tecidos e fibras naturais e os sintéticos.
  • pisos frios: são fabricados ou extraídos de pedras e jazidas naturais – como mármores, granitos, pedras em geral, cerâmicas, etc. -, e podem também ter origem sintética.

Os pisos frios são ainda subdivididos em dois grupos: resilientes e os não resilientes.

  • pisos resilientes apresentam cavidades microscópicas na superfície e, assim, são capazes de conferir às ceras boa aderência.
  • pisos não resilientes, como cerâmicas esmaltadas, pedras polidas, etc., oferecem pouca ancoragem às ceras e exigem critérios específicos no momento de escolher o tipo de acabamento ideal.

Cera auto brilho – Tipos de ceras

cera auto brilho

Ceras podem ser à base de petróleo ou água, que se referem ao tipo de veículo utilizado em sua formulação. Os acabamentos para pisos podem ainda ser lustráveis, semi-lustráveis ou não-lustráveis, fazendo referência às substâncias sólidas presentes em sua formulação e ao tipo de película que depositam sobre o piso.

As ceras lustráveis são feitas à base de carnaúba e têm a finalidade de dar brilho e proteger pisos laváveis, em locais com baixo índice de tráfego.

As semi-lustráveis são feitas à base de mistura de acrílico e carnaúba. Indicadas para dar brilho e proteger qualquer piso lavável, eambientes de baixo a médio volume de tráfego. A cera auto brilho forma filmes como se fossem plásticos sobre a superfície.

Já as não lustráveis são ceras acrílicas que oferecem brilho logo após secagem; têm excelente resistência ao atrito do dia a dia e excelente resistência à água e ao detergente. Com seu uso, o piso pode ser lavado e esfregado sem que haja a remoção da película.

Ceras auto brilho, resistentes, antiderrapantes e acrílicas

Em sua missão de oferecer um atendimento personalizado e produtos de limpeza de uso profissional de qualidade, a Hygibras possui uma gama de ceras líquidas acrílicas que reúnem as características essenciais para se ter um bom produto na lista de materiais.

Os acabamentos para pisos da Hygibras atendem as necessidades de cada ambiente, são seguros, antiderrapantes, com alto nível de brilho, resistentes aos detergentes e são facilmente removidas quando aplicado removedor de cera adequado.

Em nosso catálogo, temos produtos que tornam os procedimentos de limpeza mais práticos, oferecem alta rentabilidade e são seguros para quem faz o manuseio e uso. Entre eles, indicamos a Cera Líquida para pisos Vorax, a Cera Antiderrapante Acrílica Simplex 2 em 1 e a Cera Líquida Incolor – Polish Top-Coat Auto Brilho.

Um ambiente com um piso limpo, bem cuidado e brilhante é um ótimo cartão de visitas. Para isso, conte com a gente!

Fonte: 

ALFa Saneantes – Divisão de Produtos para Higiene e Limpeza Profissionais da Oleak Ind. e Com. Ltda.