Jaleco descartável: O avental descartável/avental cirúrgico ou como também pode ser encontrado avental hospitalar TNT é uma das principais barreiras na proteção individual de profissionais da saúde e pacientes contra microrganismos, como vírus e bactérias, e no impedimento da disseminação de doenças em ambientes clínicos e hospitalares.  

Os aventais descartáveis, também chamados de avental hospitalar em TNT, podem ser encontrados em gramaturas que variam de 20 a 60 g/m². Sendo assim, quanto maior a gramatura, maior será a proteção.  

Sua fabricação, bem como, todos os tipos de aventais descartáveis para uso profissional, são regulamentadas pela ANVISA e devem seguir alguns padrões como: serem confeccionados em Tecido Não Tecido (TNT) para uso médico-hospitalar, além de serem resistentes à penetração de fluidos transportados pelo ar.  

Como escolher a o modelo de avental descartável/avental cirúrgico adequado para seu ambiente de saúde e garantir um bom investimento em Equipamentos de Proteção (EPIs)?  

Acompanhe a leitura e se desejar, navegue pelos ícones que mais interessar.  

Avental descartável

Profissional utilizando EPI descartável.

  

Diferenças entre avental de tecido e avental descartável 

Antes de iniciar as dicas para escolha do avental descartável / avental cirúrgico para sua instituição, vale citar que há também itens que são feitos de algodão e são reutilizáveis dentro de ambientes clínicos e hospitalares. Mas você sabe as diferenças entre eles, além da matéria-prima?  

Veja só: 

Tecido de algodão:

pode ser reutilizável; 

produto confeccionado com 100% algodão e textura de aproximadamente 40 a 56 fios por cm²; 

há risco do avental cirúrgico encolher ou desbotar; 

não é impermeável; 

necessita de lavanderia e esterilização; 

a durabilidade do tecido é de, aproximadamente, três meses (uma média de 65 usos, entre lavagens e autoclavagens); 

no Brasil, não há norma que regularize fabricação ou prazo de validade do tecido; 

a ANVISA não exige o registro; 

no ambiente hospitalar, é proibido uso de avental cirúrgico remendado, com furos ou rasgos. 

Material Descartável: 

feito apenas com Tecido Não Tecido (TNT); 

avental hospitalar TNT é descartável, usou, descartou; 

sua fabricação é regulamentada por norma; 

possui Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ); 

precisa de registro na ANVISA; 

é impermeável 

Custo-benefício entre avental descartável e reutilizável  

Pesquisadores da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Fema), de Rondônia, realizaram um estudo, onde se analisou, a relação custo-benefício entre os aventais cirúrgicos descartáveis e os reutilizáveis. Inicialmente, a análise apresenta alguns pontos negativos em relação aos aventais reutilizáveis, como os gastos de sua confecção e a própria reutilização.

Após certo tempo, os tecidos de algodão apresentam desgastes nas fibras do tecido, os desgastes ocorrem por conta das frequentes lavagens, secagens e processos de esterilização. As ações de limpeza, repetidas múltiplas vezes, reduzem também a capacidade das barreiras contra os microrganismos.  

No entanto, o estudo aponta que o maior risco, no caso dos aventais reutilizáveis ou reprocessados, está no fato de que não há qualquer garantia dada pelo fabricante quanto à qualidade e eficácia dos mesmos, diferente do descartável, no qual o fabricante deve seguir normas da ANVISA e ABNT e atestar a eficácia e qualidade do produto por meio de testes e procedimentos normativos.   

Em outro aspecto observado pela pesquisa trata do tempo de uso dos aventais em cirurgias longas. Os itens de algodão não são indicados, pois podem umedecer e, por não serem impermeáveis, favorecer a proliferação de bactérias e outros agentes infecciosos. Sendo assim, nos aventais descartáveis, a barreira de proteção é mantida, mesmo exposta de forma excessiva a líquidos, já que o TNT é um material hidrofóbico, ou seja, que não absorve água.   

O estudo conclui que os descartáveis se destacam no critério benefícios em relação aos reprocessados. No entanto, destaca que, para uma escolha consciente, é preciso que gestores tenham conhecimento do custo X benefício e que atenda às questões  financeiras em conformidade com padrões satisfatórios de qualidade e segurança.   

Avental TNT Manga Longa

Profissional utilizando um Avental TNT Manga Longa

Como escolher de forma adequada o avental descartável? 

Com as colocações acima, é hora de destacar as principais recomendações na hora de investir na compra de aventais descartáveis: 

Normas da ANVISA 

É imprescindível que a fabricação dos aventais descartáveis esteja de acordo com as especificações da ANVISA. Entre as normas da Agência, destacam-se: 

para maior proteção do profissional, a altura do avental deve ser de, no mínimo, 1,5 mt (considerando da parte posterior da peça do decote até a barra inferior). 

o avental deve garantir que nenhuma parte dos membros superiores fique descoberta por movimentos esperados do usuário.  

Há também a Norma da ABNT, a NBR 16064, que especifica “os requisitos de desempenho de campos cirúrgicos, aventais cirúrgicos e de uso único ou reutilizáveis, utilizados como produtos para saúde por pacientes e profissionais de saúde e para equipamentos, destinados a prevenir a transmissão de agentes infecciosos entre pacientes e a equipe cirúrgica durante cirurgias ou outros procedimentos invasivos.” 

Gramatura  

Saiba sempre qual é a gramatura ideal para sua instituição. Os aventais descartáveis podem ter gramaturas de tecido que variam de 20 a 60g/m2. De acordo com a demanda e com as características de uso e de ambiente, há necessidade de maior ou menor gramatura.

Os aventais, assim como as máscaras descartáveis, devem possuir um determinado índice de eficiência de filtração bacteriológica.  

Conforto 

O conforto é um item citado pela ANVISA em suas especificações sobre a vestimenta descartável. Ela define que o avental deve “oferecer ao usuário um nível de conforto adequado com o nível requerido de proteção contra o perigo que pode estar presente, as condições ambientais, o nível das atividades dos usuários e a duração prevista de utilização da vestimenta de proteção.”  

Dessa forma, no momento da escolha, veja se, de fato, o avental proporciona esse bem-estar, mobilidade e conforto durante o uso. Faça o teste.  

Em suma, o avental hospitalar TNT, ou jaleco descartável é usado para evitar a transferência, por contato direto, de agentes infecciosos entre profissionais da saúde e pacientes e, dessa forma, para sua compra, é preciso ter consciência da sua importância e eficácia.  

Jaleco descartável em diferentes gramaturas  

Para garantir todo suporte em produtos e acessórios de limpeza profissional e higienização, existe o jaleco descartável / aventais de TNT, em diversas gramaturas, de 20 a 50g/m2, e em modelos com manga longa, elástico, e fechamento traseiro com com tiras, botão de pressão ou velcro. Os itens são indicados para uso em hospitais e clínicas de modo geral, têm excelente acabamento e registro na ANVISA. Conte com a gente para a melhor compra e escolha para sua instituição.  

  

Referências:

Portal PEBMED 

Faema  

Firjan