Nosso Dia a Dia

Alvejante com cloro ou Alvejante sem cloro ? Talvez cloro para limpeza e desinfecção e água sanitária para deixar o ambiente livre de vírus e bactérias?

Soluções práticas, baratas e rápidas. Mas, cuidado. O senso comum sobre uso de produtos para higienização empresarial e até mesmo doméstica pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente conheça nesse artigo diferenças entre o alvejante sem cloro e o alvejante com cloro.

Para mudar essa prática tão enraizada quando o assunto é limpeza, é preciso conhecer alternativas eficazes e seguras. Um exemplo é o alvejante sem cloro, à base de Peróxido de Hidrogênio, que limpa e desinfeta superfícies grandes e ambientes como banheiros, sanitários, vestiários, áreas de banho, banheiras, chuveiros sem gerar prejuízos.

A escolha do material de limpeza de sua empresa, indústria ou serviço de saúde deve ser feita com consciência e responsabilidade. Essa postura reflete em um melhor posicionamento da marca perante o público e um melhor relacionamento com usuários, clientes e colaboradores.

Para te ajudar a conhecer as vantagens do uso dos alvejantes sem cloro e suas ampliações como detergentes e desinfetantes, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e faça melhores escolhas. Se desejar você pode navegar entre os tópicos.

alvejante sem cloro

 

Por que abandonar a água sanitária?

Um artigo de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, publicado no ResearchGate, destaca o malefício do uso dos alvejantes à base de cloro em ambientes internos.

De acordo com a pesquisa, o principal componente, Hipoclorito de Sódio, NaOCl, em ambientes fechados, leva à emissão de Ácido Hipocloroso gasoso (HOCl) e Cloro (Cl2), dois oxidantes fortes.

O estudo observou o comportamento dos reagentes com a exposição subsequente a luzes fluorescentes internas ou luz solar difusa.

O experimento tratou da oxidação do Limoneno – presente em alguns limpadores e purificadores de ar – com Ácido Hipocloroso (HOCl) e gás Cloro (Cl2) e o potencial de formação de partículas de massa substancial.

Essas substâncias, resultantes das reações e misturas, poluem o ar e podem causar sérios problemas respiratórios em humanos e animais.

Outros estudos mostram ainda que o gás liberado pelo cloro pode causar danos aos olhos, dores de cabeça, coceiras, intoxicações, envelhecimento da pele e queimaduras.

Água sanitária e clandestinidade

O Inmetro, que tem o papel de avaliar a conformidade de um produto para checar se foi produzido com os requisitos necessários de segurança, alerta para a venda de produtos de limpeza clandestinos e, entre eles, se destaca a venda ilegal de água sanitária.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2001, a estimativa do mercado informal de água sanitária era de 37,4 %, no município de São Paulo, e 23,1 % no mercado nacional.

As empresas que comercializam produtos, de forma clandestina, não seguem nenhuma norma ou regulamento técnico para a fabricação do produto. Tratam-se, portanto, de substâncias ainda mais tóxicas e danosas à saúde.

A Anvisa, em publicação sobre produtos saneantes categorizados como água sanitária, orienta que “a água sanitária não é um produto fabricado com os mesmos rigores de outros produtos voltados ao consumo humano. São vários os casos de falsificação e adulteração e por isso este produto não deve ser usado para desinfecção de alimentos ou água que poderá ser consumida por crianças”. Para desinfecção de alimentos, em nossa linha de produtos,  recomendamos o Desinfetante Clorado Kitch Care.

alvejante com cloro

Alvejantes sem cloro: legais, viáveis e seguros

Para mudar um hábito tão enraizado em nossa cultura, é preciso conhecimento acerca das alternativas e compreensão de sua eficácia e vantagem.

Os alvejantes sem cloro e feitos à base de Peróxido de Hidrogênio para uso profissional e até caseiro, são soluções mais seguras tanto para quem faz uso do produto, como para quem frequenta o ambiente e também para o planeta Terra.

O Peróxido de Hidrogênio tem ganhado status e trata-se de um potente agente que aumenta a capacidade de limpeza dos detergentes e desinfetantes.

A substância pode ser utilizada em todas as superfícies laváveis como pisos, revestimentos, metais, espelhos, vidros, tecidos, carpetes, estofados, plásticos, acrílicos, etc.

Dessa forma, os alvejantes sem cloro são altamente eficazes nos procedimentos de limpeza e higienização de empresas.

Veja algumas das vantagens:

  • têm poder alvejante, de limpeza e desinfecção em uma única operação;
  • requerem pouco enxágue, gerando economia de água;
  • não amarelam superfícies brancas;
  • têm secagem rápida, sem deixar residual;
  • não são tóxicos para pessoas, plantas, animais e meio ambiente;
  • com peróxido ativado, exigem menos limpeza mecânica;
  • econômicos e eficazes na limpeza, mesmo em altas taxas de diluição.
alvejante

Produtos de qualidade são mais econômicos e eficazes na limpeza.

Material de limpeza consciente e eficaz

Temos o cuidado e decisões seguras, como uma prática constante. Assim, ao oferecer produtos de limpeza e higienização para empresas, indústrias e serviços de saúde, apoiamos e oferecemos itens que asseguram bem-estar e segurança para todos.

Como alternativas eficazes, práticas e viáveis ao cloro, temos o Garra Oxiativo um poderoso desinfetante e limpador geral multiuso, desenvolvido para a  limpeza e desinfecção de superfícies gerais.

À base de Peróxido de Hidrogênio, possui um alto poder de limpeza e desinfecção e age rapidamente na eliminação de diversas bactérias prejudiciais à saúde.

Garra Oxiativo está disponível em diferentes versões de embalagens para atender às necessidades de cada cliente: de 490 ml, como pulverizador para uso imediato; também em embalagem de 5 litros, para diluição, de acordo com nossa orientação; e na versão chamada 4G, que possui embalagem com dosador na tampa.

Já o ambiente hospitalar, que exige especificidades nos procedimentos de limpeza e higienização, também conta com um produto à base Peróxido de Hidrogênio, o Perox Desinfetante Hospitalar – Oxikill.

Sua ação de desinfecção é bem segura, pode ser usado em pisos, paredes, divisórias, móveis, bancadas, louças sanitárias, cortinas e demais superfícies fixas e artigos não críticos. Também possui em sua formulação outros agentes que potencializam o seu resultado, combatendo até mesmo bactérias multirresistentes.

Estamos à disposição para te ajudar a encontrar soluções de limpeza profissional. Para conhecer nossos produtos de limpeza profissional acesse o nosso site e confira outras dicas.

Fontes:

ResearchGate

Inmetro

Anvisa