De uma maneira geral, quem é empresário sabe a quantidade de desafios que precisam ser enfrentados todos os dias para que seu negócio seja frutífero e esteja sempre em constante competitividade no mercado.

Em tempos de crise econômica e alta concorrência no mercado, os desafios se tornam até maiores. Desta forma, toda boa dica é muito bem-vinda para agregar valor à empresa, atrair e reter clientes e bons negócios, certo?

Pensando nisso, o artigo de hoje traz 7 passos para colaborar com sua empresa a se diferenciar no mercado, valorizando a sua marca, seus produtos e serviços. Acompanhe, analise seu momento e fazendo sentido, aplique!

Agregar valor – 7 passos

1 – Comprometimento com a qualidade

Primeiramente, esqueça os atalhos e o jeito mais fácil, faça de tudo para sempre entregar o melhor produto e serviço possível.

Se o seu caixa não tem disponibilidade para investimentos de qualquer espécie, certamente você terá que compensar com suor.

Investir seu tempo e da sua equipe em desenvolverem métodos mais produtivos, vai proporcionar tarefas e produtos com alto nível de acabamento e a clientela vai enxergar isso.

Se a maré estiver ainda pior, ou seja, você precisar realizar cortes, pense bem no que deve cortar.

Alguns cortes como café, papelaria, manutenção das instalações, impostos, etc. Tem pesos e impactos completamente diferentes, além do seu nível de risco.

Identifique as despesas mais pesadas, aquelas que são responsáveis por cerca de 80% dos valores que saem do seu caixa. Pense nisso e atue sobre elas!

Respeite sempre a sua estória de vida. Nada de ir a favor da maré e sair cortando o café e material de limpeza. São cortes simbólicos e de uma tremenda mensagem de que a situação está ruim. Mas o impacto financeiro é ínfimo, se comparado a outras possibilidades, como regime tributário por exemplo.

Impostos são sagrados, mas podem ser analisados e ter regimes de tributação e créditos mais adequados para sua empresa.

2 – Fique de olho nos prazos

Coloque como uma das metas principais do seu negócio sempre cumprir os prazos determinados para a entrega do seu produto e serviço. E se possível, antes do que o acordado, pois isso gera um impacto direto na experiência positiva do seu cliente.

Encantar os clientes certamente é uma maneira de aumentar a retenção deles e de aumentar a quantidade de negócios.

Pode ter certeza: um cliente encantado traz outros para sua empresa, não precisamos nem de pesquisa para confirmar isso, não é mesmo?

3 – Agregar valor proporciona um atendimento diferenciado

Sempre se preocupe com o atendimento ao seu cliente, seja online ou presencial. Esse setor é o mais importante da sua empresa, afinal é a “cara” do seu negócio. Portanto, invista em profissionais qualificados e em treinamentos para que você chegue a um atendimento de alto nível – tanto online quanto presencial.

Se desejar ser ainda mais assertivo nesse quesito, recomendamos que você pesquise sobre “Sucesso do Cliente”. Nossa indicação é a leitura deste livro de Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Meth.

Certamente entenderá que estamos falando de um outro nível de atendimento e com ele sua empresa sairá na frente e encantará mesmos seus clientes.

É o momento de mudar a nossa mentalidade, isso custa pouco, cansa muito, mas traz dividendos futuros.

4 – Agregar valor proporciona pequenas experiências ao cliente

Saindo agora do sucesso ao cliente, mais uma vez, aquela história de que os mínimos detalhes fazem diferença é real. Por isso, invista em pequenas experiências positivas ao seu cliente. Como por exemplo: uma bonita decoração, ótima aparência do ambiente ou do site, aromatização do ambiente, uma boa música, água fresca, etc.

Veja nesse site algumas sugestões que talvez possam ser aplicadas ao seu negócio.

Como estamos na era da racionalização das despesas, pense em providencias de alto impacto, baixo custo e especialmente de aplicação imediata.

Nada de ficar planejando meses sem testar e nem aplicar as novidades em seu negócio.

O tempo de fazer é agora!

5 – Agregar valor a limpeza, manutenção e organização já!

Promova a limpeza, manutenção e organização da sua empresa agora mesmo! Nada que cause mais má impressão do que um local sujo, malcuidado e desorganizado. Dê atenção também aos locais que apenas os funcionários têm acesso.

Lembre-se que eles também falam da sua empresa dentro e fora dela e têm aquele poder de influência em sua rede de relacionamentos. Além disso, ambientes limpos e organizados afetam diretamente na produção e lucratividade da sua empresa, veja nesse site uma explanação mais ampla sobre os benefícios.

Em resumo, ambientes organizados e limpos tem produtividade maior, segurança mais ampla e maior agilidade nas tarefas do dia a dia.

Em conclusão: não custa quase nada e traz resultados melhores para seus processos e o melhor, acaba refletindo em seu atendimento e clientes!

6 – Invista em produtos de qualidade para a higiene pessoal de funcionários e clientes

O empresário que se preocupa em investir em produtos de higiene pessoal de qualidade para sua empresa mostra que se importa com seus clientes e funcionários, gerando uma experiência positiva em relação aos produtos e serviços da empresa.

(Leia mais sobre isso no artigo “Papel Toalha – Entenda porque a qualidade pode influenciar na imagem e experiência do seu negócio”).

Por isso, invista em produtos de qualidade. Escolha sempre as melhores opções para o seu negócio, lembrando também da qualidade do papel toalha, dispenser, papel higiênico e sabonete.

Lembre-se que quanto maior a qualidade, maior a sua economia ao final do mês, devido ao rendimento e diluições.

Certamente isso irá transmitir aos clientes a sua preocupação e cuidado com eles.

Se você ainda não sabe muito bem como escolher os produtos, confira outros artigos que já publicamos por aqui que pode ajuda-lo:

7 – Valorize quem trabalha com você

Depois de escolher muito bem a equipe que irá trabalhar junto com você, procure valorizá-los no dia a dia. Uma equipe valorizada e afinada, trabalha com muito mais disposição e alegria. E isso vai impactar positivamente em seu negócio. Além disso, ainda gera uma boa imagem frente aos seus clientes que irá reparar, avaliar e comentar sobre os profissionais que o atenderam.

Caso essa não seja sua atual preocupação, pode ser difícil fazê-la. Afinal de contas ninguém é robô que de uma hora para outra muda seu mindset. Porém tenha certeza que se trata de uma tarefa crucial.

Com certeza muitas pessoas buscam a sua valorização, a qualidade de vida e um ambiente de trabalho agradável. Dão até mesmo maior valor a esses componentes do que ao salário.

Concluindo

Em conclusão, para que uma empresa consiga se diferenciar em seu mercado e ter maior lucratividade frente a grande concorrência existente, é necessário investir em diferenciais que agreguem valor à marca, produtos e serviços.

Desta forma, a empresa se mantém presente na memória de seus clientes, garante o seu espaço no mercado, se diferencia da concorrência e aumenta a sua lucratividade. Para ajuda-lo nisso, trouxemos dicas bastante práticas a serem implantadas.

Gostou? Comece hoje mesmo a aplicar esses passos e veja uma grande mudança acontecer no seu negócio! ;)

 

Fontes: