Assim como no planejamento financeiro de uma família, a economia de dinheiro nas finanças de uma empresa é um dos pilares mais importantes para a construção de um empreendimento de sucesso.

Primeiramente quando se tem um caixa adicional, a empresa está protegida em momentos de crise, tem capital de giro para novos projetos, pode investir em melhorias na estrutura, em consultorias e em treinamentos e muitos outros possíveis investimentos.

 Mas como economizar e aumentar o lucro em tempos de tantos custos?

Com a economia de dinheiro, a sua empresa só tem a ganhar. E uma das maneiras de fazer isso é reduzir os custos operacionais e/ou de produção da sua empresa e aumentar o lucro.

Se colocar na ponta do lápis, é comum perceber que a empresa tem um excesso de custos nos processos cotidianos que, se forem feitos de forma impensada, resultam em números exorbitantes que poderiam (e deveriam) ser economizados para se transformarem numa reserva financeira!

Você pode pensar que esse conceito na teoria é muito maravilhoso, mas muito difícil de colocar em prática. Mas, no artigo de hoje, trouxemos para você 6 passos rápidos para seguir e aumentar o lucro da sua empresa, ao mesmo tempo em que reduz os custos de maneira fácil e inteligente. Confira!

1 – Calcule todos os gastos

Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo segue esse tópico à risca. É muito importante que você tenha pleno domínio de quanto a sua empresa custa para funcionar. É preciso saber na ponta da língua quais são os gastos totais, em todos os setores, como: insumos, matéria-prima, produtos de limpeza, folha de pagamento, funcionários terceirizados, embalagens, papelaria, alimentos, produtos de higiene pessoal, etc.

Quando você sabe quanto gasta, vai saber também como gasta. Assim, é possível eliminar os custos desnecessários, repensar alguns itens até chegar no orçamento ideal, sem deixar a qualidade de lado jamais.

E o mais importante nessa dica é: converse com seu pessoal sobre seu interesse, você se surpreenderá com o volume de sugestões que será feito e tenha frequência nessa analise, nada adianta fazer uma única vez e depois perder esse viés.

custos

2 – Para aumentar o lucro tenha controle do estoque

O estoque da sua empresa merece atenção. Tenha total controle do estoque para evitar produtos e materiais em excesso e com perigo de vencimento. Isso vai te ajudar a reduzir seus custos, além do desperdício!

A dica aqui é: tenha um sistema de gestão em que possa confiar e que caiba no seu bolso. Mas não vale deixar para depois, esse pequeno custo tem que fazer parte de sua estrutura se de fato quiser crescer. Até mesmo se você é um gestor de departamentos e a empresa não controla os seus insumos, faça você mesmo !!

3 – Invista em produtos profissionais e de qualidade

Em relação aos produtos de limpeza e higiene pessoal, sempre dê preferência aos de uso profissional e de qualidade. A princípio, pode parecer mais caro que produtos domésticos de limpeza e totalmente contrário à política de redução de custos. Porém, no dia a dia vai valer a pena, pois ele resulta em uma maior eficiência na limpeza, além de uma maior economia e qualidade para seus clientes e funcionários.

Pense também em materiais de papelaria e manutenção da sua instalação, nada disso vai te deixar rico, mas o desperdício ou mesmo as más escolhas podem te atrapalhar.

Geralmente, os de qualidade inferior acabam sendo uma péssima escolha, pois não garantem qualidade, é necessário utilizar uma quantidade maior para serem eficientes e caem naquela estatística de que “o barato sai caro”. Tem dúvidas quanto a isso? É só colocar na ponta do lápis e comprovar por si só.

A dica aqui é: tenha empresas em que se possa confiar para lhe ajudar nesse trabalho. Escolha muito bem os produtos e lembre-se que os serviços de apoio que eles poderão lhe trazer vão lhe ajudar a economizar ainda mais. Esse apoio pode vir de entregas rápidas, gestão dos seus estoques, comodato de impressoras e de dispensers de papel toalha e saboneteiras, etc.

4 – Reduza as contas e economize para aumentar o lucro

Sempre existem itens que podem ser cortados ou reduzidos. Desta forma, repense os custos de descartáveis, negocie os serviços de telefone e internet, estude a possibilidade de cortes e elimine custos desnecessários.

Além disso, incentive também a economia dentro da sua empresa. Por exemplo: de água, papel, telefone, energia elétrica, guardanapo, papel toalha, etc.

A dica aqui é: Cuidado, o alto consumo dos produtos é mais pesado que o baixo valor unitário! Sem dúvida nada adianta economizar em itens que depois serão gastos e desperdiçados aos montes! Pense nisso e conte com sua equipe!

5 – Invista em um software de gestão

Essa medida vai te ajudar a automatizar processos operacionais e a reduzir seu custo mensal e anual. Te possibilitando ter mais tempo para outras questões que exigem mais a sua atenção e que não são possíveis de serem resolvidas por um sistema ou programação.

A dica aqui é: já foi embora o tempo em que os softwares custavam o olho da cara. Use sim um ERP para gerir seu negócio, seu estoque, suas finanças, seu fluxo de caixa e assim por diante. Não adianta evitar esse custo e nem saber quais seus pontos fortes e necessidades.

6 – Invista nos diferenciais

Certamente já falamos por aqui anteriormente, em um outro artigo, da importância de implementar pequenos diferenciais para agregar valor à sua empresa, seus produtos e serviços. Se tiver interesse em ler sobre esse assunto, é só clicar aqui.

Inegavelmente com medidas simples como: bom atendimento, decoração bonita, aromatização do ambiente, limpeza e organização, você consegue alcançar ótimos resultados que são convertidos em lucratividade.

Por fim, a dica aqui é: Reflita e defina qual é o tipo de produto ou serviço em que você é realmente diferente dos concorrentes? Aquele em que somente sua empresa tem. Este deve ser o seu principal item a trabalhar. E o mais importante, não adianta possuir um item que seja único. Porém que não entregue um valor distinto ao seu publico alvo. Pense nisto!

Viu só como são simples os passos que propusemos aqui? Invista tempo e atenção em cada um deles e veja seus custos diminuírem e seus lucros aumentarem. Boa sorte com sua empresa! ;)

Fontes: